A vestimenta é uma característica antropológica; está entre os elementos de comunicação não verbal do ser humano. Assim também o é nas diferentes religiões e, entre elas, na igreja cristã. A veste litúrgica faz parte da linguagem simbólica das celebrações cristãs e está igualmente presente nos cultos das igrejas luteranas e da IECLB.
A veste litúrgica identifica Ministros e Ministras que receberam a ordenação a um dos quatro Ministérios com ordenação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil/IECLB. Seu uso está previsto para as ocasiões em que os Ministros e as Ministras presidem cultos e ofícios e ministram sacramentos (Estatuto do Ministério com Ordenação, art. 26).
Além da veste litúrgica é facultada a todos os ministérios o uso de uma camisa ou blusa ministerial com clésima (tira branca em material emborrachado).
A veste litúrgica para o ministério missionário, de acordo com a decisão do 28º Concílio Geral da IECLB, ocorrido em Chapecó, SC, é a camisa (para os homens) e camisete (para as mulheres) com gola clerical, manga curta ou longa e sem definição de cor.
Além da camisa/camisete ministerial, permanece mantida a autorização do uso da Alba sem estola, conforme decisão do Conselho da Igreja;
Observe-se que, segundo a decisão conciliar, esta proposta de veste litúrgica para o ministério missionário vale como uma experiência de 4 anos, com avaliação intermediária no Concílio de 2014. Uma possível liberação do uso da veste deverá ser solicitada à Presidência, com parecer prévio do respectivo Conselho Sinodal.