“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente.” - Sören Kierkegaard
Nos últimos anos tem crescido o número das pessoas que se interessam pela história de seus antepassados. A pesquisa genealógica tem mobilizado todas as gerações. Algumas pessoas vão atrás de suas raízes familiares porque desejam obter dupla cidadania. Outras, querem conhecer as suas origens históricas, o processo migratório dos antepassados, as suas atividades profissionais, as ramificações dos descendentes e assim por diante. Trata-se de um processo saudável que pode fortalecer a auto-estima das pessoas e despertar nelas um sentimento de humildade e de gratidão.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB não tem em sua sede nacional ou em seu arquivo histórico uma relação das pessoas que fizeram ou fazem parte de suas comunidades. O centro das atividades religiosas gira em torno das comunidades e das paróquias. Toda a documentação relativa aos registros de batismos, confirmações, bênçãos matrimoniais e sepultamentos pode ser encontrada junto a elas.
Às pessoas, que estão interessadas na pesquisa de seus antepassados, recomenda-se o seguinte:
1) Informem-se sobre o nome da localidade em que viveram os seus antepassados. Caso tenham sido membros participantes de uma comunidade que hoje está vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB é bastante plausível que se encontre alguma informação sobre eles. Entrem em contato diretamente com esta comunidade ou paróquia desta localidade.
2) Procurem instituições de pesquisa histórica que mantêm arquivos com listagens e relações de imigrantes e seus descendentes. Neste caso pode ser procurado o Instituto Martius Staden com sede em São Paulo. Sua página na internet pode ser uma fonte de pesquisa importante.