A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem foi uma proposta do Fórum de Missão em Florianópolis/SC, no ano de 2006, com o objetivo de fomentar a autossustentabilidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A proposta foi aprovada pelo XXV Concílio da Igreja, ocorrido em Panambi/RS, no ano de 2006. A sua implementação foi efetivada no ano de 2008.
A Vai e Vem fortalece a ação missionária da IECLB por meio do apoio financeiro a Projetos Missionários articulados pelas Comunidades e pela Paróquias e acompanhados pelos respectivos Sínodos. Desta forma, a Campanha reforça a unidade da IECLB e ajuda a desenvolver a consciência missionária dos seus membros.
A escolha do nome “Vai e Vem” para a Campanha é porque a IECLB VAI ao encontro das pessoas e também convida a participar: VEM, pois a IECLB busca ser uma Igreja aberta, acolhedora e inclusiva e, ao mesmo tempo, com inserção propositiva na sociedade, junto às pessoas que sofrem.
A Campanha de Missão da IECLB é desenvolvida, anualmente, entre os meses de maio a setembro, mais especificamente, do Domingo de Pentecostes ao último domingo de setembro. A escolha da Festa de Pentecostes como ponto de partida da Campanha se deu pelo seu significado. Neste dia, celebramos o nascimento da Igreja Cristã, com o desafio missionário de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.
Efetivamente, a Vai e Vem acontece no âmbito das Comunidades e das Paróquias, sob orientação e acompanhamento dos Sínodos. Cada Sínodo define as estratégias a serem adotadas para o desenvolvimento da Campanha. Do montante arrecadado, a metade - descontados os investimentos feitos na Campanha - é revertida para Projetos em âmbito nacional. A outra metade volta para os Sínodos, para uso em Projetos de Missão no seu respectivo âmbito de atuação.
Confira: Campanha Vai e Vem - página especial