A gestão nacional acontece a partir dos consensos construídos no Concílio, através dos representantes sinodais e de setores de ação, além da Presidência da IECLB.
As demandas administrativas chegam ao Concílio via Conselho da Igreja e as ministeriais através da Presidência da IECLB. A Secretaria Geral processa administrativamente todas as demandas nacionais, atende o que lhe compete e encaminha à Diretoria ou ao Conselho da Igreja os demais assuntos administrativos. O Conselho da Igreja encaminha ao Concílio o que é da competência deste, geralmente após prévia consulta aos Sínodos.
Encaminhamentos do Concílio são válidos eclesiasticamente para todas comunidades, paróquias, sínodos, setores, ministros e ministras da IECLB.
Concílio, Presidência, Conselho da Igreja e sua Diretoria formam a Direção Nacional da IECLB. A Secretaria Geral é a instância executiva nacional da IECLB.
As gestões ministerial e administrativa nacional têm competências específicas e complementares. Por isso atuam em sincronia.
***Aqui tem mais:
Guia para o Presbitério, Manual de Estudos, Série Educação Cristã Contínua, Editora Sinodal