Culto e Liturgia



ID: 2653

Domingo

Festa semanal do Senhor ressurreto

O livro de Atos dos Apóstolos fala sobre acontecimentos muito importantes que marcam o surgimento e a vida das primeiras comunidades cristãs. Ele conta, por exemplo, que havia um grupo que se reunia para orar, ler as Escrituras e partir o pão (At 1.14; 2.42); ele fala do envio do Espírito Santo sobre as pessoas que estavam reunidas (At 2). Segundo Atos 20.7-12, os cristãos se reuniam para celebrar a Ceia e o faziam semanalmente, num dia específico. Era no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo. Justino, um mártir do cristianismo que viveu de 100-165 d. C., escreveu que os cristãos se reuniam no domingo para celebrar a fé na ressurreição de Jesus Cristo. O domingo, portanto, foi o primeiro marco na observância do tempo litúrgico na vida das primeiras comunidades cristãs. Esse dia era comemorado, na comunidade cristã, como o aniversário semanal da ressurreição de Jesus . Esse era o acontecimento mais importante para a fé da comunidade cristã. Através da reunião semanal, a cada domingo, celebrando a Ceia do Senhor, as primeiras comunidades cristãs davam testemunho da ressurreição de Jesus. Cada domingo é uma pequena Páscoa . O domingo, portanto, como Dia do Senhor, é a primeira festa dos cristãos cujo centro é a ressurreição de Cristo.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br