A vestimenta é uma característica antropológica; está entre os elementos de comunicação não verbal do ser humano. Assim também o é nas diferentes religiões e, entre elas, na igreja cristã. A veste litúrgica faz parte da linguagem simbólica das celebrações cristãs e está igualmente presente nos cultos das igrejas luteranas e da IECLB.
A veste litúrgica identifica Ministros e Ministras que receberam a ordenação a um dos quatro Ministérios com ordenação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil/IECLB. Seu uso está previsto para as ocasiões em que os Ministros e as Ministras presidem cultos e ofícios e ministram sacramentos (Estatuto do Ministério com Ordenação, art. 26).
Além da veste litúrgica é facultada a todos os ministérios o uso de uma camisa ou blusa ministerial com clésima (tira branca em material emborrachado).
A veste litúrgica do diaconato é a alba branca ou bege (cor optativa), acrescida de estola, que é usada na forma diagonal, apoiada no ombro esquerdo.
A estola segue as cores litúrgicas e apresenta três desenhos: o símbolo da diaconia (na altura do peito), o lava-pés (na parte frontal da estola, embaixo) e a partilha do pão (na parte de trás, embaixo).