O povo de Deus faz parte da sua missão no mundo. Ele tem uma vocação, um chamado. Ele se torna luz do mundo, sal da terra e fermento na massa. Neste sentido ele tem uma missão transformadora. Para dar conta deste chamado o povo de Deus, nos seus diversos segmentos, carece de uma capacitação e uma formação continuada.
Desde as suas origens no Brasil, e em consonância com a tradição da reforma, as comunidades evangélicas luteranas primaram pelo valor e a importância da educação. O binômio igreja-escola (ou pastor-professor) exerceu um papel central. O estabelecimento de escolas caminhou lado a lado com a organização de comunidades. Essa foi uma forma contextualizada e concreta, na história da Igreja no Brasil, de traduzir a percepção teológica e as propostas educacionais de Martinho Lutero.
Em termos educacionais a qualificação do povo de Deus para o testemunho e vivência da fé obedece a princípios norteadores. Em meio à pluralidade religiosa contemporânea tornam-se importantes a busca pela compreensão da fé cristã e o seu desenvolvimento no relacionamento mútuo entre as pessoas para evitar um tipo de fé meramente sentimental, entusiasta ou de aceitação acrítica de verdades doutrinais.
As pessoas, conscientes de sua própria identidade pessoal e em sua inter-relação com os seus semelhantes, encontram uma missão - serem colaboradoras de Deus. A promoção das pessoas pela descoberta da sua dignidade de criatura de Deus faz com elas se tornem agentes de uma sociedade em permanente transformação.
O serviço ao mundo é resultado da fé que se traduz em amor e solidariedade a homens, mulheres, jovens e crianças em seus âmbitos específicos de vida e de organização social, na sensibilidade de suas necessidades concretas com vistas ao estabelecimento de relações e sistemas que promovem a paz com justiça.
A concretização dos princípios expressos acima se dá pela criação de instituições de ensino, de centros de formação teológica, no desenvolvimento de programas de habilitação aos ministérios, de formação de lideranças e de educação cristã contínua para todo o povo de Deus.
Educação em Escola e Educação e Diaconia
O exercício da cidadania na sociedade pressupõe a educação das pessoas para viverem segundo valores e princípios éticos que defendem a dignidade da vida, da justiça e do direito. Neste sentido pessoas e comunidades dedicam-se, de forma profissional ou voluntária, no fomento de estabelecimentos de ensino formal e de centros comunitários e sociais em que crianças, jovens e adultos encontram espaço para o desenvolvimento pessoal. Nestes espaços há o afloramento de dons, o aprimoramento de habilidades e a capacitação profissional das pessoas. Elas encontram empoderamento para dar conta dos desafios da vida social, econômica, política e cultural.
A partir do batismo todas as pessoas fazem parte do ministério geral de todos os crentes. Todas as pessoas participam com os seus dons na missão de Deus. No entanto, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil instituiu quatro ministérios ordenados, quais sejam, os ministérios pastoral, catequético, diaconal e missionário. Estes ministérios requerem uma formação acadêmica qualificada. Neste sentido existem no âmbito da Igreja várias instituições de formação que conferem o título de bacharel em teologia.
A formação acadêmica é seguida por uma formação teórico-prática que confere a habilitação definitiva para os ministérios com ordenação na Igreja.
Os ministros ordenados que atuam nos mais diversos campos ministeriais se defrontam a cada dia com situações novas e questões inusitadas. A dinamicidade da vida e as constantes mudanças da sociedade contemporânea no terreno comportamental e ético exigem atualização na reflexão teológica. Neste sentido realizam-se periodicamente seminários e conferências em nível local, regional e nacional. Nestes eventos os ministros ordenados e ministras ordenadas podem partilhar suas experiências e, ao mesmo tempo, aprofundar, com o apoio de assessorias competentes, temas que afloram no cotidiano do exercício ministerial.
A estrutura de funcionamento da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem um caráter participativo nos mais diversos níveis (comunitário, paroquial, sinodal e nacional). Milhares de pessoas são eleitas em assembléias comunitárias, paroquiais e sinodais. Elas compõem conselhos e diretorias nos diversos níveis. Para poderem desempenhar da melhor forma possível as suas funções são organizados seminários de presbíteros/as ou cursos de lideranças. Nestes eventos são aprofundados os aspectos bíblico-teológicos que embasam as funções e são repassadas informações importantes sobre a dinâmica de funcionamento da Igreja. As pessoas são inteiradas dos trâmites de processos e recebem informações sobre a legislação civil e tributária.
Todas as pessoas que abraçam a fé cristã são chamadas a dar razão de sua esperança. Isso significa ter informações, conhecimentos e argumentos para falar daquilo que as move na vida. Para articular esta fala torna-se importante um processo contínuo de formação e qualificação. Isso pode acontecer por meio de estudos bíblicos, cursos sobre os fundamentos da fé, fóruns de discussão, seminários, palestras e conferências.
A qualificação por parte dos sínodos de educadores/as que assumem a tarefa formadora nas comunidades e paróquias tem um efeito multiplicador. Orientadores do culto com crianças, orientadoras dos grupos de mulheres, coordenadores/as de grupos de jovens e adolescentes, coordenadores de estudos bíblicos, de grupos de homens e de mulheres desempenham um papel importante na dinâmica da educação cristã comunitária.