A IECLB tem como Fundamento o Evangelho de Jesus Cristo e, como Missão, propagar esse Evangelho, estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.
Aonde se quer chegar com esse Fundamento e essa Missão? O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) responde esta questão. A IECLB quer ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação.
Para fazer cumprir esse Mandato, a Presidência da IECLB, desde 2011, vem promovendo, em consulta aos Pastores e às Pastoras Sinodais e, do mesmo modo, ao Conselho da Igreja, a reflexão em torno da definição de Prioridades para a Gestão Nacional, uma vez que a IECLB segue um modelo de gestão integrado, que promove a união e a cooperação entre as instâncias local, sinodal e nacional.
É importante registrar que as Prioridades são parte de um todo maior da Ação Missionária da IECLB, composto também pelos Planejamentos Missionários, pelos Planos de Ação, além das iniciativas sinodais, paroquiais, comunitárias e das Organizações Identificadas Confessionalmente.
Como uma forma de efetivar as Prioridades de Gestão, principais frentes que mobilizam a nossa ação como Igreja, foram desenvolvidos Programas de Gestão.
Cada Programa promove ações estratégicas em sua respectiva área de atuação em âmbito nacional, agregando-se as ações sinodais correspondentes.
- Acompanhamento a Estudantes de Teologia
- Acompanhamento a Ministros e Ministras
- Fortalecimento da Ação Comunitária
- Habilitação ao Ministério
- Qualificação da Ação Missionária
- Qualificação da Comunicação
- Qualificação Funcional