Culto e Liturgia



ID: 2653

Funeral Cristão

Apresentação
Um dos momentos mais delicados da existência humana é o confronto com a morte. Por mais que queiramos bem as pessoas que amamos, um dia teremos que nos despedir delas ou elas de nós. Por mais que tenhamos fé no Deus da vida e na ressurreição conquistada por Jesus Cristo e prometida a quem o segue, quando a morte chega, nós nos confrontamos com a dor, o sofrimento, o sentimento de vazio e a saudade. Trata-se de um dos momentos mais importantes para a ação pastoral. É nesse momento que cabe à igreja, através das pessoas por ela designadas, transmitir o conforto e o consolo que provêm de Deus e motivar para a solidariedade ativa.

Como igreja que procura ser o mais responsável e séria possível, a IECLB não negligencia o cuidado espiritual diante da morte e a importância do funeral cristão. Sabemos que a seriedade e o cuidado com os quais o funeral é conduzido podem abrir ou fechar portas. Por isso, o rito fúnebre deve estar ancorado em sólida teologia, baseada na esperança sustentada pela fé na ressurreição.

Com o intuito de proporcionar aos ministros e ministras um material simples e prático, mas profundo em sua fundamentação, a Presidência da IECLB entrega em suas mãos este livro Funeral cristão: fundamentos e liturgias. Há nele uma introdução sobre morte e morrer, sobre a ressurreição e sobre o funeral em si. Apresenta aspectos bíblico-teológicos, históricos, antropológicos, pastorais, jurídicos e litúrgicos. Propõe, ainda, liturgias para o funeral cristão.

Com o apóstolo Paulo confessamos: “Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14.8).

Que este livro possa ser amplamente utilizado, para que o conforto da Palavra de Deus, feito ser humano em Jesus Cristo, habite o coração de todas as pessoas que sofrem com a perda de entes queridos.

Walter Altmann
Pastor Presidente (2002 a 2010)
Pentecostes de 2010

 

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br