Culto e Liturgia



ID: 2653

Diversidade nos espaços e ambientes celebrativos

 

Segundo a tradição evangélica, comunidade cristã acontece onde (espaço) e quando (tempo) dois ou três estão reunidos no nome de Jesus Cristo (Mateus 18.20) e adoram o Pai em espírito e em verdade (João 4.23-24)

Segundo a tradição confessional da Reforma, a Igreja de Cristo se faz presente e acontece onde (espaço) e quando (tempo) o “evangelho é pregado puramente e os sacramentos são administrados de acordo com o evangelho”. (CA VII)

Esta compreensão básica de igreja acompanha a vida do povo de Deus que caminha nas comunidades vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A base do trabalho da IECLB acontece por meio de suas comunidades e paróquias e sob a coordenação das direções sinodais e direção nacional ( Nossa Fé – Nossa Vida).

O Tema do Ano de 2013 teve como foco a comunidade. Para dar visibilidade e dignidade a todas as comunidades vinculadas à IECLB, o Portal Luteranos deu início à publicação de uma série de galerias de fotos que retratam os seus espaços e ambientes celebrativos.

A afirmação da cidadania eclesial passa pela associação do nome da comunidade a uma fotografia bem como da sua localização geográfica (endereço). Por isso solicitamos a todas as comunidades, que ainda não aparecem nas galerias já publicadas, que enviem fotos de espaços e ambientes celebrativos. Desejável e interessante seria igualmente a inclusão da data de nascimento (data de fundação).

Aquelas comunidades, áreas missionárias ou pontos de pregação que não tem um espaço específico (edificações próprias) podem encaminhar fotos de ambientes celebrativos em que acontecem a proclamação da palavra de Deus e a administração dos sacramentos.

Um passeio pelas galerias de fotos desperta profunda alegria e gratidão. Elas mostram a diversidade , a beleza e a amplitude do testemunho evangélico luterano em todo o país.

Um passeio convida para elevar a Deus uma oração de agradecimento pela dedicação e entrega à missão de Deus por parte de milhares de pessoas ao longo de quase dois séculos.

Um passeio convida para uma oração de intercessão pelas pessoas que se encontram em cada um destes espaços e ambientes de celebração.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” (Atos 2.42)

Galerias de fotos de espaços celebrativos - por Estados

Galerias de fotos de espaços celebrativos - por Sínodos

Galeria de fotos de ambientes celebrativos - por Sínodos

Galerias de fotos de vitrais - por Sínodos

Galeria de fotos de espaços celebrativos em forma de tenda

Galeria de fotos de espaços celebrativos com relógio na torre

Galeria de fotos de espaços celebrativos à noite

Galeria de fotos de espaços celebrativos com logomarca da IECLB( vazado, concreto armado, etc.)

Galeria de fotos de espaços celebrativos ecumênicos

 


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br