A sensibilização, a mobilização, o envolvimento e o comprometimento de pessoas com causas comuns e com desafios emergenciais tem um significado e uma importância muito grande para a atuação da Igreja. O colocar-se na situação de outra pessoa que carece de algum tipo de apoio faz com que brote uma disposição para ajudar e um movimento de solidariedade. As carências podem ser de diversas naturezas. Elas podem ir de necessidades materiais até buscas de caráter espiritual.
Comunidades, paróquias, sínodos e a Igreja a partir de suas instâncias nacionais organizam campanhas de solidariedade e de apoio em situações de emergência motivadas por catástrofes (enchentes, tempestades, terremotos, furacões, etc.). Arrecadam alimentos, roupas e dinheiro para ajudar as vítimas desabrigadas e desalojadas. A Igreja através da Fundação Luterana de Diaconia integra a ACT (Action by Churches Together) – Brasil e, assim, também se soma a ações de outras denominações cristãs e entidades da sociedade civil.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realiza anualmente uma Campanha Nacional de Ofertas para a Missão denominada “Vai e Vem”. Ela mobiliza recursos para ação missionária e fomenta a ajuda mútua entre comunidades e sínodos.
Há mais de três décadas acontece a Campanha IECLB - Selos. Trata-se de uma campanha permanente que atualmente conta com a parceria da Obra Gustavo Adolfo – OGA. Os recursos auferidos pela campanha revertem para o apoio de entidades que atendem crianças de famílias empobrecidas. Mais recentemente a campanha também inclui cartões telefônicos.
Além disso, a Obra Gustavo Adolfo - OGA tem desenvolvido uma ação importante junto aos confirmandos das comunidades em todo o país. Anualmente ela realiza a Campanha dos Confirmandos e por meio dela ajuda projetos específicos. Por sua vez, a Obra Gustavo Adolfo tem apoiado projetos de comunidades necessitadas e novas em diversas regiões do país. Ela também tem socorrido comunidades para a reconstrução e restauração de templos e centros comunitários destruídos em virtude catástrofes climáticas.