Todas as pessoas passam ao longo de sua existência por diversas fases de desenvolvimento. Pode-se dizer que elas estão em constante mudança nos aspectos físicos, emocionais e espirituais. Todos estes aspectos estão interligados. Mudanças em uma área têm reflexos nas outras dimensões da existência.
A pessoa se apresenta como um ser indivisível em todas as fases da vida. Valores e princípios sempre estão presentes no processo de educação e orientação quanto a posturas éticas e comportamentais. A fé e a espiritualidade, presentes nestes processos, passam por diversos estágios. As pessoas estão em uma permanente peregrinação em busca de um sentido para a sua vida.
Os cristãos confessam que o amor e a graça de Deus são permanentes. Agora, a fé que aceita este amor e esta graça pode se expressar de formas diferentes. O conteúdo, os valores e os compromissos passam por mudanças. A Igreja procura ser sensível a essa realidade e, por isso, desenvolve atividades, levando em consideração as peculiaridades da infância, da adolescência, da juventude, da vida adulta e da terceira idade. A elaboração de recursos didático-pedagógicos e a capacitação das pessoas para trabalhar nas mais diversas faixas etárias procura levar em consideração esta perspectiva do ser humano.