Culto e Liturgia



ID: 2653

Tenho que ir ao culto? À Igreja?

01/02/2017

 

Se alguém disser a você que não vai ao culto porque faz suas orações, lê a Bíblia, Devocionários em casa, e, agindo desta forma, ela entende e decide que não precisa ir ao culto, à igreja. Você concorda? Está certa esta atitude?

O que fazer? O que falar? Como encarar este tipo de situação?

Qual é nossa tarefa como cristãos, que regularmente vamos à igreja, participamos das celebrações perante esta situação?

Há alguma diferença em ir ou não à igreja, comparecer ao culto? Esta pessoa pode ter mais fé do que eu?

Em primeiro lugar acredito e tenho certeza que não cabe a mim ou a você julgar qualquer pessoa por suas atitudes. Esta é uma prerrogativa de Deus. Cabe a Deus entender e compreender todas as atitudes, e nós estamos incluídos.

Outro ponto que devemos levar em consideração, é que, não é o fato de irmos com regularidade ao culto que estamos salvos, ou que somos mais cristãos, ou nossa fé é maior de quem não vai. Mesmo porque não há como medir a fé. Cada um de nós deve procurar cada vez mais aumentar a sua fé, mas é uma condição pessoal. Entre Deus e eu.

Ouvi certa vez, e concordo plenamente, de que não só a pregação será o momento em que você e eu teremos a palavra que irá fazer a diferença na celebração. Qualquer palavra que o celebrante falar poderá fazer toda a diferença para mim e para você. Pode ser na oração, no canto, no louvor, no Pai

Nosso e até na conversa com as demais pessoas que estão lá naquele momento.

O que faz então com que você vá regularmente ao culto e à igreja?

O Pastor(a) é bom pregador(a), faz uma celebração em que você se sente bem?

O que as pessoas estão de certa forma “perdendo” em não comparecer ao culto é justamente o fato de que é lá nas celebrações da comunidade que nós vivemos o evangelho em primeiro lugar. Depois devemos vivenciá-lo no dia a dia. Fora dos muros da igreja.

É dentro da igreja, do templo, que nós partilhamos alegrias: aniversários, bodas, batismos, casamentos, bem como, as tristezas: doença, separação e morte.

Mas tem algo de que como cristãos não podemos deixar de levar em consideração. É no culto que nós nos abastecemos, recarregamos as baterias da fé, com a palavra de Deus. É neste momento que podemos com os demais irmãos na fé trocar experiências, dar apoio, motivar a continuar nesta seara que é tão grande e com poucos trabalhadores.

Então, ficar em casa só lendo a Bíblia, devocionários é suficiente?

Você pode avaliar e dar a sua resposta. Você é quem decide o que fazer, pois eu e você somos livres.

Convido você que está nesta situação. Pense e repense no que você está perdendo.

Orar, ler a Bíblia e devocionários em casa é muito importante.

Mas, VENHA ao culto, participe da vida comunitária. Por menor que seja a sua participação, ela é importante, fará a diferença na vida da igreja, bem como, na sua vida e de sua família.

E o convite está no Salmo 122, versículo 1. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”

Então, VENHA! O Senhor e a sua comunidade te esperam de braços abertos. 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br