Culto e Liturgia



ID: 2653

Subsídios litúrgicos para o culto de lançamento do Tema do Ano 2010

01/12/2009

 

Subsídios litúrgicos para o culto de lançamento do Tema do Ano 2010

PREPARAÇÃO

É importante preparar o ambiente do culto de tal forma que ajude a comunicar o Tema e o Lema, particularmente, o aspecto que será enfatizado. O cartaz é muito sugestivo (vasos com água, verduras, flores, luz ... ). Na medida do possível, fazer a arrumação do ambiente com os elementos ali retratados ('concretizar o cartaz'). Em celebrações noturnas, a vela é um excelente recurso. A recepção das pessoas (a acolhida começa ali) pode ser feita (pela equipe de liturgia, presbitério, etc ... ) com algum alimento (frutas) típico da região, no sentido de simbolizar pão, tudo que necessitamos para a vida.

No momento da Ceia do Senhor, sugere-se utilizar pão caseiro, pois permitirá valorizar o gesto da partilha, e suco (sem teor alcoólico). Sempre é bom lembrar que as crianças fazem parte da comunidade. Onde for possível, recepcionar as pessoas em outro ambiente que o do culto (pátio da igreja, centro comunitário) e convidá-las para uma caminhada em direção ao local da celebração. Durante a caminhada, a comunidade pode cantar, como Resistência (HPD 11, nº 443), acompanhada pelos músicos. 

LITURGIA DE ABERTURA

Sino Silêncio Prelúdio

Acolhida

Apresentação
Apresenta-se a equipe responsável pela coordenação do culto

Saudação apostólica

L.: (Líder): Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus Pai e a comunhão do Santo Espírito sejam com todos nós.

C.: (Comunidade): Amém.
(Opção cantada: HPD lI, n. 350)

Confissão de pecados

L.: Por estarmos reunidos na presença de Deus para ouvir sua Palavra e, neste culto, celebrar o lançamento de mais uma Campanha Tema do Ano da IECLB, enfocando o assunto partilha, reconheçamos humildemente que estamos aqui na condição de pessoas pecadoras. Por participarmos, por ação ou omissão, de uma realidade onde há injusta distribuição do pão, onde falta partilha, roguemos pela compaixão de Deus, dizendo juntos:

T.: (Todos): Ó Deus, tem misericórdia e perdoa-nos!

L.: Retira de nós a nossa culpa, Senhor, para podermos participar da tua glória. Por Jesus Cristo, Eu Filho, nosso Senhor.

C.: Amém.  

Kyrie eleison

L: A humanidade tem a possibilidade de conhecer o que Deus dela espera. Apesar disso, inúmeras pessoas andam sem rumo, sem perspectiva, vítimas de uma sociedade organizada que resiste à partilha do pão, que é dádiva de Deus. Muitas pessoas clamam, gemem, sucumbem porque a competição humana as exclui. Deus, porém, espera de nós a solidariedade com quem está clamando. Com elas, clamemos:

Deus da história!
Ao aqui chegar, fomos lembrados que continuamos caminhando contigo, assim como teu povo na história caminhou e pode contar com tua companhia.
Somos relembrados de que não caminhamos sós.
Peregrinamos ao lado de irmãos e irmãs, por vezes mais abraçados, por vezes procurando espaços próprios, desatando os nós da teia da vida.
Este local onde agora nos reunimos, lembra cada pessoa que, em gratidão, doou, repartiu. Somos um povo diverso, com dons inúmeros. Cada pessoa recebeu incontáveis dádivas de tuas generosas mãos.
Porque caminhas conosco, não podemos pensar somente em nós mesmos.
Somos um povo solidário que caminha com os pés firmes neste chão, enquanto falta tanto pão ... ; e não podemos nos acovardar.
Por isso, ó Deus, desperta-nos; concede que nos reencontremos em ti e aprendamos a repartir com gratidão o que de ti recebemos.
É por isto que clamamos por aquelas pessoas que sofrem opressão, que são excluídas, cuja sina parece ser ficar na fila da espera da dignidade que sempre lhes é furtada.
Faze, Senhor, com que nessa fila anunciemos a tua presença, que andar nos faz nos caminhos da paz.
E faz anunciar o Evangelho e acontecer, no mundo, a comunhão.
Por Jesus Cristo, nosso Senhor, tem piedade!

C.: Kyrie eleison ! (ver exemplos a partir de HPD 11, 339)

L.: Por Graça, socorre-nos, Senhor!

C:Amém.

Oração do dia

L.: Senhor, tuas dádivas sustentam teu povo e, por isso, agradecemos. Vem, Santo Espírito, concede-nos tua orientação e permite que experimentemos a comunhão, na Palavra compartilhada e na Ceia repartida.
Encoraja-nos na profética denúncia da injusta distribuição do pão e no consolador anúncio da nova vida que já iniciaste. Abre nossos corações e mentes para a nova forma de viver na solidária comunidade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

C.: Amém.  

LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura: Êxodo 16.15-18 Salmo 107.1-8
2ª leitura: Atos 2.42-47

Aclamação do Evangelho

L.: Cantemos: Buscai primeiro o Reino de Deus (HPD 1, nº 197)

Leitura do Evangelho

L.: O Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, conforme Lucas 9. 10-17 (leitura)

L.: Palavra do Senhor!

C.: Louvado sejas, Cristo!

Prédica

É fundamental que a prédica enfoque o Tema e o Lema da IECLB para 2010. Como subsídio para preparar essa reflexão, pode ser consultado o texto-base do Tema e Lema, escrito pela Presidência da IECLB, disponível no portal da igreja.
Tema e Lema contêm pano para muita manga. Daí a motivação para que os cadernos de estudo enviados a todas as Paróquias , bem como cartazes, adesivos, marcadores de página, camisetas, velas, banner sejam amplamente distribuídos e estudados.
A proposta é que no culto de lançamento da Campanha seja enfocado o aspecto da partilha. É recomendável que antes ou depois da prédica seja entoado o hino
O pão nosso, HPD lI, 424

Confissão de fé

Oração Geral da Igreja

Sugere-se a participação da comunidade, trazendo situações concretas para a intercessão, incluindo a comunidade local e a Igreja em todo mundo, problemas do mundo, autoridades, enfermos, enlutados, etc. Cada prece pode ser concluída com oremos ao senhor e a comunidade toda participa, dizendo: Senhor, ouve nossa oração.

 LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

Ofertório

Canto de Ofertório
(HPD 1, 242, HPD lI, 425)

Recolhimento das ofertas

Além das ofertas recolhidas, o pão e fruto da videira (suco) podem ser levados ao altar, juntamente com o cartaz 'concretizado', conforme sugestão no começo na preparação do ambiente com elementos que simbolizam nossa gratidão pela possibilidade que Deus oferece de nos engajarmos em modelos de convivência humana que distribui do pão.

L: Oremos. Bendito sejas, Deus Criador, pelo pão e pelo fruto da videira e a variedade da tua criação, frutos da terra e do trabalho que aqui te trazemos.

C: Bendito sejas para sempre.

L: Assim como as dádivas da tua criação aqui colocadas expressam teu cuidado conosco; assim como as espigas, que estavam dispersas pelos campos, e as videiras, que estavam dispersas pelas colinas, reuniram-se no pão e no vinho, assim também nós, com toda a diversidade que caracteriza povos e nações, sejamos reunidos, Senhor, e aprendamos a repartir.

C:Amém.

Oração Eucarística

L.: Agradecemos-te, Senhor, que vieste a nós em Jesus Cristo e nos trouxeste a redenção.

C: Ele veio nos salvar.

L.: É por isto que também lembramos que Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, rendeu graças, o partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: Tomai e comei: isto é o meu corpo que é dado em favor de vós. Fazei isto em memória de mim.
Após cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu a seus discípulos, dizendo: Bebei dele todos, porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós, para a remissão dos pecados. Fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
Portanto, todas as vezes que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor, por nós, até que Ele venha.

C.: Anunciamos, Senhor, a tua morte, e proclamamos a tua ressurreição. Vem, Senhor, Jesus! L.: Envia, Deus generoso, o teu Santo Espírito para que, partilhando o pão da vida e o cálice da salvação, nos tornemos, em Cristo, um só corpo, que não desiste de buscar a partilha do pão nosso de cada dia que tu dás. Guia-nos, Senhor Deus, para a festa da alegria preparada para teu povo, em tua presença, com todos os que viveram e vivem na tua amizade e paz, a fim de proclamarmos o teu louvor e anunciarmos a felicidade do Teu Reino, para o qual, em Cristo, nos convidaste.  

C.: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a Ti, Pai Todo-Poderoso,
Na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e sempre. Amém.

L.: Na fraternidade que nos faz povo de Deus, povo que reparte o que do Senhor recebeu, oremos como Jesus nos ensinou:

C.: Pai Nosso

Gesto da Paz

L.: Cristo ofereceu a sua paz a todas as pessoas. Essa paz desmancha o acúmulo e move em busca de vida plena; vida com partilha. A paz de Deus, por meio de Jesus Cristo, promove perdão, reconciliação e nos liberta para partilhar. Manifestemos nossa liberdade para a promoção da paz através de um gesto de reconciliação mútua.
Desejemos a paz, estendendo a mão, dando um abraço.
Enquanto isso, canta-se A paz, conforme HPD lI, nº 369.

Fração

L.: O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo.
O pão que partilhamos é a comunhão do corpo de Cristo.

C.: Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Comunhão

L.: Vinde, pois tudo já está preparado! Quem convida é o próprio Senhor Jesus Cristo.
Hino: ó Jesus Cordeiro, HPD nº 49.
Se possível, comungar em pequenos grupos, a exemplo da organização sugerida no Evangelho.

Oração pós-comunhão

L: Oremos: Bondoso Deus, agradecemos-te porque nos restauraste através da comunhão do corpo e sangue de Teu Filho. Concede, em tua bondade, que esta Ceia nos liberta da ânsia de querer acumular e nos comova e mova no amor ao nosso próximo, especialmente para ações de partilha do pão, em nossa comunidade e lá onde convivemos diariamente. Isto te pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor.

C.: Amém.

 LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos comunitários

Canto de despedida
Como Tu queres (HPD 194)

Bênção

Para a bênção, motivar as pessoas a colocarem a mão sobre quem está ao seu lado, num gesto simbólico de ser uma bênção para seu próximo.  

- Que o Senhor esteja diante de ti para te mostrar o caminho certo;
- Que o Senhor esteja atrás de ti para te amparar quando caíres;
- Que o Senhor esteja abaixo de ti para te dar chão firme para pisar;
- Que o Senhor esteja ao teu lado para te acompanhar por onde quer que andares;
- Que o Senhor esteja dentro de ti para te consolar quando estiveres triste;
- Que o Senhor esteja acima de ti para te dar a sua bênção;
Que assim te envolva, ampare e abençoe o trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. C.: Amém.

Envio

L.: Ide em paz e buscai sempre a comunhão no pão nosso que do Senhor recebemos!

C.: Demos graças a Deus.

Poslúdio

Sino

Havendo casos conhecidos de pessoas que não conseguiram participar da Ceia por doença ou outro motivo, convidar participantes do culto para levar dos elementos da Ceia a essas pessoas, fazendo que se saibam incluídas na comunhão de mesa e do que isso significa. Em situações onde essa prática não é costumeira, pode-se motivar para uma visita, servir ao Senhor. É importante, na medida do possível, dar um destino a todos os elementos simbólicos trazidos no ofertório.
P. ex.: levar uma flor a alguém doente, no sentido da inclusão comunitária.
São algumas ideias para estimular a criatividade. 


Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 65297

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br