Subsídio Litúrgico para o Lançamento do Tema do Ano 2014
Em um lugar do altar, o cartaz do Tema do Ano 2014 está pendurado, coberto com um pano azul ou roxo (cor litúrgica da época do ADVENTO).
O Ato de lançamento do Tema do Ano com apresentação do cartaz está previsto para depois da pregação, antes da oração geral, pois a oração geral deveria incluir uma intercessão pelo novo Tema. Contudo, se alguém fizer a pregação sobre o Tema de 2014, transferir este Ato para antes da pregação.
Um jovem ou uma jovem entra com um guarda-chuva aberto e fica de pé de frente para a comunidade.
Crianças vão à frente e estão com fitas brancas enroladas na mão de modo que estas fitas não sejam vistas.
L diz: estamos no primeiro Domingo de Advento e com ele iniciamos um novo ano da Igreja. A IECLB inicia o ano novo da Igreja com um NOVO TEMA. Durante o ano de 2013, o Tema foi Ser, Participar, Testemunhar - eu vivo comunidade. O símbolo deste Tema foi o guarda-chuva, representando a comunidade que abriga as pessoas.
Não vamos deixar este Tema de lado, pois quem é batizado e batizada nunca deixa de viver comunidade. Portanto, em vez de encerrar o Tema de 2013, vamos aprofundar o sentido de viver comunidade! Como sinal disto, hoje vamos deixar o guarda-chuva aberto aqui no altar (jovem põe o guarda-chuva em um lugar no altar).
L Como vamos aprofundar o Tema de 2013 Eu vivo comunidade?
Com o novo Tema da Igreja, que começa agora e se estenderá ao longo de 2014, o convite é que meditemos sobre a CIDADE. De que maneira a CIDADE afeta a nossa vida? De que maneira a cidade influencia o nosso jeito de ser? Como a cidade influencia a vida na roça? De que maneira podemos viver comunidade na cidade e a partir da cidade?
O Tema do Ano que agora vamos receber é um indicador de como podemos viver comunidade na cidade e a partir da cidade.
Descerrar o cartaz... (L convida pessoas da comunidade para remover o pano que está sobre o cartaz)
L viDas em comunhão! Este é o novo Tema da Igreja.
L Há vários detalhes neste cartaz que vamos descobrir ao longo do ano. Desde logo, chamamos a atenção para uma coisa muito importante: no cartaz anterior tínhamos como símbolo o guarda-chuva, que cobria as pessoas. No caso da cidade, o guarda-chuva não consegue cobri-la. Em lugar do guarda-chuva, temos algo maior, algo que alcança tudo e todos (neste momento, as crianças agitam as fitas brancas...).
As fitas brancas, quase invisíveis, estão sobre a cidade. Elas representam o agir de Deus pelo Espírito Santo, o sinal da presença de Deus na cidade!
Todos e todas nós, sejamos ou não da cidade, estejamos ou não nela, somos influenciados e influenciadas pela cidade e somos envolvidos e envolvidas por ela. A cidade possui coisas boas e ruins. Nela, há brilho, luz, mas também há escuridão. Uma característica forte da vida na cidade é o individualismo, mas na cidade também há comunhão e sede por mais comunhão. Como Igreja, somos chamados e chamadas a viver de modo mais intenso viDas em comunhão. Para isso, contamos com a presença e a ação do Espírito Santo. O grande segredo do Espírito Santo é que ele não fragmenta, não separa, não individualiza. O Espírito Santo congrega e cria comunidades.
Que o santo Espírito abençoe a nós, nos anime e nos dê forças para vivenciarmos de forma intensa este Tema tão importante para a vida da Igreja: viDas em Comunhão!
Canto: Paz
Incluir a intercessão a seguir na Oração Geral da Igreja:
Que o Espírito de Deus nos ajude a oferecer/proporcionar uma multiplicidade de espaços para momentos de viDas em comunhão em cada comunidade da IECLB