Culto e Liturgia



ID: 2653

Ser o primeiro - Culto 19/09 Paróquia Bom Samaritano, Ipanema Rio de Janeiro, RJ

Culto presencial com transmissão on-line Marcos 9.30-37

18/09/2021


Acolhida
Acolhemos a vocês que estão aqui presentes. Acolhemos vocês que através da tecnologia participam deste culto de forma virtual. Seja que estivermos perto ou longe, Deus nos acompanha e a partir deste momento nutre a nossa alma com a sua Palavra e com o seu amor. Que como corpo de Cristo possamos louvar a Deus neste culto!

Prelúdio

Saudação Apostólica
É com gratidão a Deus e alegria que aqui nos reunimos em seu nome. Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Oração de Confissão de Pecados
P: Amados, amadas no Senhor! Abramos os nossos corações; confessemos os nossos pecados a Deus e peçamos perdão em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
C: Senhor Deus, Pai Celeste, que a cada novo dia nos presenteias com o teu amor, confessamos diante de ti a nossa culpa por negligenciarmos o teu amor, achando-nos donos de nós mesmos, apostando na nossa própria força.
Senhor, confessamos perante ti nossas falhas pelas vezes em que não vemos o teu amor, nem que a ajuda vem de ti.
Pedimos perdão também por todas as vezes que deixamos de lado nossas tarefas como cristãos ao teu serviço, contribuindo, assim, com as injustiças. Por isso, te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

Absolvição
O onipotente e misericordioso Deus teve compaixão de nós. Ele entregou, por nós, seu Filho unigênito à morte e, por amor dele, nos perdoou todos os pecados; deu, também, a todos os que creem no nome dele, poder de tornarem-se filhos e filhas de Deus, e prometeu-lhes o seu Espírito Santo. Alegrem-se, pois os pecados de vocês estão perdoados: em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Hino Bem de manhã, embora o céu sereno
LCI 625

1. Bem de manhã,
embora o céu sereno
pareça um dia calmo anunciar,
vigia e ora: o coração pequeno
um temporal pode abrigar.

Bem de manhã,
e sem cessar: Vigiar e orar!

2. Ao meio-dia,
enquanto os sons da terra
abafam mais de Deus
a voz de amor,
recorre a Cristo,
o coração descerra
e goza paz com o Senhor!

Estr.: Bem de manhã,
e sem cessar: Vigiar e orar!

3. Do dia ao fim,
após os teus lidares,
relembra as bênçãos
do celeste amor,
contando a Deus
prazeres e pesares,
a tua mágoa, a tua dor.

Estr.: Bem de manhã,
e sem cessar: Vigiar e orar!

4. E sem cessar,
vigia a todo instante,
pois o inimigo ataca sem parar;
só com Jesus
em comunhão constante
podemos sempre triunfar.

Estr.: Bem de manhã,
e sem cessar: Vigiar e orar!

Oração do dia
Todo-Poderoso e Misericordioso Pai, teu Filho Jesus Cristo nos ensinou que o que fazemos para as pessoas em necessidade também o estamos fazendo a ele. Assim como ele se tornou servo de todos, ajuda-nos a que nós sejamos servos e servas a serviço das outras pessoas. Oramos através dele quem vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus hoje e eternamente. Amém.

Hino Pela palavra de Deus
LCI 152

Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

1. Cristo me chama ele é pastor;
Sabe meu nome: fala Senhor!

2. Sei que a resposta vem do meu ser:
“Quero seguir-te para viver.”

3. Mãos estendidas pedem o pão,
devo parti-lo com meu irmão.


Tiago 3.13-4,3,7-8a
Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

Hino Aleluia Caribenho
LCI 188

Ale, ale, aleluia.
Ale, ale, aleluia.
Ale, ale, aleluia.
Aleluia, aleluia.

Evangelho Marcos 9.30-37
E, tendo saído dali, passavam pela Galileia, e Jesus não queria que ninguém o soubesse, porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia:
— O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e estes o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará.
Eles, porém, não compreendiam isto e tinham medo de perguntar.

Chegaram, então, a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou aos discípulos:
— Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?
Mas eles se calaram, porque, no caminho, tinham discutido entre si sobre quem era o maior. E Jesus, assentando-se, chamou os doze e lhes disse:
— Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.
Trazendo uma criança, colocou-a no meio deles e, tomando-a nos braços, disse-lhes:
— Quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, recebe a mim; e quem receber a mim, não é a mim que recebe, mas aquele que me enviou.

Pregação baseada em Marcos 9.30-37
Prezados irmãos, prezadas irmãs em Cristo,
Vivemos numa sociedade onde as pessoas com o melhor desempenho são premiadas. Isso soa totalmente lógico e assim vemos como existem os prêmios Oscar, os Nobel, as medalhas olímpicas e tantos outros reconhecimentos. Prêmio somente para os melhores e os mais destacados. As pessoas têm que demostrar que são melhores que todas as outras. Se não o são, no máximo ganhem uma medalha de participação. Mas, essa quase ninguém guarda. Seja no trabalho ou até nas escolas todas as pessoas são catalogadas.
Em verdade, faz parte da nossa natureza humana sermos competitivos, fazer por merecer. Estufamos o peito quando sentimos o olhar das outras pessoas ao receber um reconhecimento, principalmente se foi um pelo qual nos esforçamos muito. Sim, competir pode ser divertido e saudável. Mas, também pode ser destrutivo, pois a natureza humana é orgulhosa e egoísta, até o ponto de que o desejo de ser mais provoca brigas entre amigos e familiares, faz com que boas relações sejam quebradas.
Na leitura do evangelho de hoje, os discípulos discutiam quem era o maior, quer dizer quem merecia ser considerado o mais importante. Talvez você de criança ou jovem discutiu com seus irmãos ou primos e ao ser questionado pelo pai ou pela mãe ficou em silêncio. Às vezes, o que se discute termina sendo algo bem simples quando se pede explicação. O muito importante termina sendo uma simples besteira. E assim, como os discípulos, preferimos não falar. Você já se sentiu assim?
Se olhamos para trás, a história nos mostra que sempre existiu o desejo de ser a pessoa mais importante, o império mais poderoso, mas isso terminou incluindo assassinatos e guerras. Isso tem acontecido já faz bastante tempo, lembremos de quando Caim mata Abel porque a oferenda de Abel foi melhor acolhida por Deus do que a de Caim. O desejo de ser maior cresceu ao ponto de que Caim não suportou a existência do irmão.
Com Deus é diferente, em Jesus, o Todo-poderoso se humilha e é obediente até morte, e morte de cruz. Deus se fez gente em Jesus Cristo para ser servo e dessa forma ninguém ficar fora do seu reino. Nosso Senhor tinha dito novamente aos discípulos que ia sofrer e morrer. Mas, os discípulos desejavam ser o maior. Talvez já imaginavam quem poderia seguir na liderança depois da morte de Jesus. Aqui, vemos como não compreendiam o Messias, ele que os guiava, ensinava, que não procurava grandeza, nem fazia por merecer, esse que veio para servir, sofrer e morrer para que todos pudessem alcançar a salvação.
Jesus conhecia a mente e os desejos mais profundos do coração humano. Por isso, Jesus fala do servo. Aquele que não opina, que não decide, mas que simplesmente executa o que é ordenado. Não é no “sirva-me!” que Jesus se identifica, é no “como posso servir?”. Cristo vira de cabeça o mundo como era e é pensado.
Sendo ainda mais extremo, Jesus pega uma criança e a usa como exemplo, ou pior ainda, na cabeça dos discípulos, Jesus coloca a criança como a sua embaixadora, como aquela que o representa. Mas, por que uma criança? Porque as crianças não eram consideradas gente, não importavam e até eram ignoradas. Ao indicar que quem recebe uma criança recebe o próprio Jesus, o merecimento cai por terra. Jesus ensina que não existem alguém que deva ser considerado menos digno de ser acolhido e recebido na segurança dos braços de Deus.
Para Jesus, a grandeza não é a procura pelo poder, nem usar os demais como degraus para subir mais alto. Para Jesus, a grandeza é colocar-se ao lado dos enfraquecidos, dos que sofrem, dos que têm o coração quebrantado, aquelas pessoas que precisam de um olhar de compaixão e ações de amor.
Quero lembrar um fato que aconteceu na Olimpíada de Tóquio: Na semifinal masculina de 800 metros, dois corredores, Isaiah Jewett e Nijel Amos, caíram ao chão depois de se tocarem. Podiam ter ficado bravos, até brigado, pois, com essa caída ficariam excluídos da final, da medalha de oro. Mas, sabem o que fizeram? Se ajudaram a levantar, passaram o braço um no outro e terminaram a competição juntos, quase um minuto depois do vencedor. Mas nesse caso, o tempo não importava. Eles realmente viveram o espírito olímpico.
Têm existido e no futuro continuarão a existir grandes inventos, grandes músicos, grandes talentos, façanhas esportivas. Mas, à medida que passam os anos, aquilo que uma vez foram grandes atletas, artistas ou poderosos serão esquecidos ou ficarão cada vez menores pelos novos inventos, recordes ou talentos. Jesus nos ensina que a verdadeira grandeza supera inclusive a mais impressionante e significativa proeza humana.
Como os discípulos de Jesus, por graça e com a ajuda do Espírito Santo, nos tornamos servidores dos outros. Seguimos o exemplo de Jesus, ele que se fez pequeno, assumiu a forma de servo para que todos nós fôssemos livres. Graças a Deus por isso! Amém.


Hino Cantai e folgai!
LCI 440

1. Cantai e folgai! O Messias chegou!
Dissiparam-se as trevas, a aurora raiou.

Dai louvores, celebrai-o: Foi morto na cruz.
Dai louvores, publicai-o: Já vive Jesus!

2. Cantai e folgai! Pelos ímpios sofreu.
Satisfez a justiça, seu sangue verteu.

3. Cantai e folgai! Temos livre perdão,
pois Jesus nos oferta real salvação.

4. Cantai e folgai! Hoje à destra de Deus,
intercede por nós nas alturas dos céus.

5. Cantai e folgai! O Senhor voltará.
Cristo, o Rei glorioso das nuvens virá.

Credo Apostólico
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Oração Geral da Igreja e Pai-Nosso

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Avisos
Domingo passado contamos com 11 pessoas de forma presencial e com pelo menos 53 pessoas de forma virtual. A oferta do domingo passado destinada para o Fundo da IECLB para Trabalho com Jovens apoio à Formação no Sínodo foi de R$ 190,00

A oferta deste domingo é destinada pela paróquia para a Creche Bom Samaritano

Campanha Vai e Vem
Ainda temos duas semanas para contribuir com a campanha Vai e Vem. Até o 26 de setembro pode ser doado aqui no culto, através da conta bancária da paróquia ou diretamente no Portal Luteranos.
Campanha Vai e Vem até sexta-feira: R$ 2.410,01
A Campanha Vai Vem 2020 foi de R$ 2.800,00

Amanhã às 19h30, acontecerá reunião do Conselho Paroquial onde serão vistos os currículos das pessoas candidatas para o pastorado aqui em Ipanema.
As reuniões presenciais da OASE continuam as terças-feiras às 14 horas.
Lembramos da existência do armário da OASE que está aqui na sala que une ao prédio. No armário está o material que as senhoras vendem e está tudo explicado.
Próximo domingo, acontecerá culto com minha despedida, virá o Pastor Sinodal para a ocasião. Também para este culto, a inscrição é necessária.
Avisamos que os telefones fixos da secretaria paroquial e da casa pastoral estão no processo de portabilidade e por isso não conseguimos atender as ligações. Pedimos que liguem para os celulares.

Está programada a bênção matrimonial de Luciane e Celso para o dia 25 de setembro. Que Deus abençoe o casal com os preparativos e documentação para o casamento.

Benção online
Novamente no culto com Santa Ceia, chegamos perto do final da transmissão on-line. Como na IECLB não existe a possiblidade de realizar o Sacramento de forma virtual, depois da bênção e do hino encerraremos a transmissão. Muito obrigado a vocês que nos acompanharam por aqui.

Recebam a bênção de Deus aquelas pessoas que nos acompanham de forma on-line:
O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti;
o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Assim abençoe Deus Pai, e Filho e Espírito Santo a cada um e cada uma de vocês. Amém.

Hino Na casa de Deus há paz
HPD 144

1. Na casa de Deus há paz, há festivas canções de louvor.
Ó vem, sem olhar para trás, vem à mesa do Salvador.

2. Entrando no templo de Deus pela porta, que é Cristo, o Senhor,
sentirás o poder dos céus a cingir-te com graça e vigor.

3. Escravo de medo e paixão será quem ao mundo servir.
Só vence esta solidão quem a Cristo Jesus seguir.

4. Na mesa da comunhão ao faminto Deus há de saciar.
Através do vinho e do pão, Cristo mesmo se quer entregar.

(Aqui termina a transmissão on-line)

Oração de Ofertório
Todos: Deus bondoso, agradecemos-te pelo pão, pela vida, pelos dons, por podermos conviver em comunidade, por podermos celebrar tua presença em nosso meio. Agradecemos também por estas dádivas. Com elas, oferecemos a nós mesmos para, em liberdade, servirmos a ti e ao nosso próximo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração Eucarística
P: O Senhor esteja com vocês.
C: E contigo também.
P: Elevem os corações.
C: Ao Senhor os elevamos.
P: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
C: Isso é digno e justo!
P: Deus Criador, nossa vida, nossos dons, o mundo com seu colorido, a possibilidade de crermos em Ti, tudo é obra das tuas mãos. Este é o grande motivo que nos faz cantar a tua santidade, com os coros celestiais, unidos a todas as pessoas cristãs da Terra:

Hino Santo, meu coração te adora
Santo, Santo, Santo!
Meu coração te adora.
Meu coração quer hoje dizer:
Santo és Tu, Senhor!

P: Jesus, Filho de Deus, por meio do teu testemunho, teu sacrifício na cruz, tua ressurreição e tua ascensão, nos livraste das amarras da lei, e hoje podemos crer de forma livre, por opção, por amor.
Deus de amor, celebramos esta Ceia porque Jesus ordenou. Pois, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem, comam; isto é o meu corpo que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.
A seguir, depois de cear, tomou também o cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos dizendo: Bebam dele todos; porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês para remissão dos pecados; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.
Espírito Santo, consolador dos tristes, força dos que se colocam a serviço na seara do Senhor, derrama em nossos corações a fé do Pentecostes. Que a tua presença em nossa vida faça com que nosso pensar e agir sejam sinais da luz de Deus neste mundo. Dá que este pão e este vinho sejam para nós, nesta Ceia, corpo e sangue de Jesus.
A ti, trino Deus, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Todos: Amém.

Distribuição do Sacramento
Explicação de como será realizado: As pessoas que desejem comungar permanecerão de pé em seus lugares. Uma pessoa passará com álcool para desinfetar as mãos. Após, virá o Pastor com outra pessoa para entregar em mãos a hóstia intingida com o vinho. A pessoa que comungará esperará até que as pessoas estejam afastadas, para daí proceder a retirar a máscara e comungar. A pessoa procederá a colocar a máscara imediatamente após comungar.

Oração pós-comunhão
Todos: Senhor Jesus Cristo, nosso refúgio, tu nos convidaste para tua mesa, e nós experimentamos teu amor por nós. Tu estás próximo de nós. Agradecemos e pedimos: ensina-nos, de tal forma que amemos uns aos outros, que partilhemos e estejamos prontos para a solidariedade. A ti seja a glória para sempre. Amém.

Hino Na casa de Deus há paz
HPD 144

5. Libertos de culpa e temor viverá quem a graça aceitar:
O sangue de Cristo, o Senhor, tem poder de remir e sarar.

6. No povo de Cristo Jesus há lugar para amar e servir.
Ao brilho de sua luz, confiante haverás de agir.

7. Com júbilo celebrai ao nosso benigno Senhor!
Com gratidão exultai, abrigados em seu amor!

Bênção
Que Deus,
Toque os seus olhos para que possa enxergar;
Toque os seus ouvidos para que possa ouvir;
Toque a sua boca para que possa levar adiante a sua mensagem;
Toque as suas mãos para que possa servir com disposição;
Toque a sua vida para que o Espírito Santo possa lhe envolver;
Toque o seu coração e lhe permita sentir o seu amor.
Assim lhe abençoe Deus Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém.

Envio
P: Vão na paz do Senhor, na esperança de sua volta e na certeza de sua presença entre nós!
C: Demos graças a Deus.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 30 / Versículo Final: 37
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 64354
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br