Acenda uma vela
e respire fundo 5 vezes
Introito:
Glória seja ao Pai, o Criador; Glória ao Filho, Salvador; Glória ao Espírito Santo, Consolador. Amém.
Oração de Confissão:
Senhor, Deus onipotente, Pai misericordioso. Grato sou por eu receber da tua graça mesmo sem merecimento algum. Tu te ofereces a nós através da refeição do pão e do fruto da videira para nos dares o sinal visível do teu amor e da tua misericórdia. Por isso, venho a ti pedir o perdão pelos meus pecados. Ajuda-me que, ao ir aos cultos desta semana tão importante, eu seja renovado/a na fé em ti e no amor ao próximo.
Kyrie (tem, Senhor, piedade):
Além do mais, lembramos que há muitas pessoas sofrendo em muitos lugares: guerra, doenças, acidentes, desastres naturais, violência nas ruas e dentro das casas... Pedimos que teu amor se estenda também a estes. Se algo estiver ao nosso alcance para ajudá-los, ajuda-nos a fazermos sem pensarmos duas vezes.
Oração do Dia:
Em tudo isso, lembramos da tua Santa Palavra. Pedimos que ela seja a nossa instrução e alimento nesta quinta-feira da Paixão. Que tua Palavra nos dê a certeza do teu amor por nós e do nosso amor às outras pessoas. Amém.
Leituras Bíblicas do Dia:
14/04 | Quinta-feira | 1 Coríntios 11.23-26 / João 13.1-7, 31b-35
(Obs.: você pode substituir as leituras diárias previstas pela leitura do devocionário que você já usa).
Refrão:
“Ele não pergunta de onde viemos. Ele convida para pão e vinho, dispõe a todos nós à sua mesa e faz com que lá sejamos um. Se piedoso ou pecador; não importa aqui, se mulher ou homem; Deus iguala escravizados aos livres e os assume como herdeiros.” – (Johann Oxenham / Laurence H. Stookey / Hartmut Handt / Jörg Hermann).
Reflexão pessoal:
Reflita sobre o texto bíblico ou do devocionário lido, saboreando da Palavra e meditando nela.
Oração:
Querido Deus, nós comemos e vivemos em fartura com o verdadeiro bolo pascal. Ajuda-nos a não misturarmos o velho fermento à tua Palavra de Graça. Dá que da fartura da tua graça outras pessoas sejam alimentas com fé, esperança e amor. Amém.
Bênção:
E que assim, a tua bênção nos acompanhe. Amém.
respire fundo 5 vezes
e apague a vela.
Como usar a Liturgia Diária? A LITURGIA DIÁRIA é uma liturgia que você pode adaptar ao seu momento devocional, sendo usada de Domingo a Sábado. Em cada edição, um grupo fixo de orações e reflexões teológicas é selecionado para acompanhar diferentes textos bíblicos. A repetição das partes permite que a Palavra se desdobre e fale dia após dia mais fundo em nossos corações. Você pode usar a LITURGIA DIÁRIA em três ou mais modalidades:
1) No centro da LITURGIA DIÁRIA está a Bíblia. Nós sempre indicaremos os trechos na postagem de acordo com o antigo devocional pietista “Senhas Diárias” (“Die Losungen”, no original alemão), pois seguem uma sequência lógica de textos bíblicos, relacionados entre si;
2) Caso já possua um devocionário que você curte, é possível usar a LITURGIA DIÁRIA como “moldura” para esse material. Para isso, basta substituir o texto bíblico indicado das Senhas pela leitura do texto bíblico e reflexão do seu devocionário;
3) Você pode adaptar a liturgia de diferentes maneiras. Exemplo: você pode usar a LITURGIA DIÁRIA de manhã com a leitura bíblica indicada pelo devocionário e à noite repetir a LITURGIA DIÁRIA lendo o texto bíblico indicado na imagem. Ou pode incluir músicas entre as partes da liturgia. Seja criativo(a)!
Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas redes sociais ou pelo email teoligado@gmail.com.
Texto: P. William Felipe Zacarias – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS
Diagramação: Teoligado – Blog e Podcast – 10 anos no ar!
Página na web: www.teoligado.com.br
facebook.com/teoligado
instagram.com/teoligado