No último sábado, 21 de maio, 24 mulheres e 2 homens, de comunidades dos Sínodos Nordeste Gaúcho e Rio dos Sinos, se encontraram na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS, para trocar suas experiências na arte de fazer paramentos. O encontro foi assessorado pela coordenadora de liturgia da IECLB, Cat. Erli Mansk.
Inspiradas e inspirados por Pentecostes, o grupo meditou sobre o significado desta festa para a igreja e em conjunto elaborou um projeto de paramento.
Como proposta de trabalho para este dia, algumas mulheres, individualmente ou em grupos, trouxeram um paramento para esta oficina, compartilhando o projeto com os e as demais.
Para o próximo encontro, que deverá sair ainda este ano, o grupo quer fazer um paramento para cada época do ano litúrgico, mas desta vez, a ideia é criar o projeto em conjunto, a partir de uma reflexão, no próprio grupo, sobre o significado teológico de cada festa e sobre os símbolos que podem ser utilizados em cada uma delas.
Os paramentos são instrumentos a serviço do culto na comunicação do evangelho. Eles fazem parte da linguagem mais ampla e sensível do culto. Eles podem nos tocar de uma forma diferente daquela da linguagem apenas falada. Deus faz uso de todas as formas de comunicação para nos alcançar com a sua mensagem de amor! Fazer paramentos é dom de Deus!
Erli Mansk, 27 de maio de 2016.