Culto e Liturgia



ID: 2653

Domingo de Pentecostes - Romanos 8.14-17

Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia

05/06/2022

05/06/2022- Domingo de Pentecostes
Pregação: Romanos 8.14-17;
Leituras: Salmo 104.24-34,35b; Genesis 11.1-9; João 14.8-17.
Pastora Carina Inês Schmidt – Paróquia no Vale do Juruena-Juruena – MT
     

LITURGIA DE ABERTURA


ACOLHIDA
    Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. (Atos 1.8) Pela força deste Espírito, o Espírito Santo, congregamos e celebramos Pentecostes, o aniversário da Igreja Cristã. Sejam todos e todas bem-vindos/as e este culto.
    Acolher os visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº LCI – Vento que anima e faz viver
Ou: Nº_________________________

SAUDAÇÃO
    Nos reunimos Em nome de Deus que nos ama; em nome de Jesus Cristo que veio para nos salvar, e em nome do Espírito Santo que nos chama para vivermos em comunhão. + Amém

CANTO DE INVOCAÇÃO
Nº 164 LCI – Seu nome é maravilhoso
Ou: Nº__________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
    Por estarmos reunidos/as na presença do Senhor, reconhecemos e confessamos humildemente nossas fraquezas, limitações, imperfeições, nossos pecados. Inicialmente nós queremos ficar em silêncio e cada qual poderá fazer a sua confissão pessoal: (silêncio)
    Senhor, obrigado porque cumpriste tua promessa de enviar-nos o teu Espírito. Ele nos encoraja a chegarmos diante de ti com inteira confiança para confessar-te que não somos dignos de sermos chamados/as de filhos e filhas. Nossa fé muitas vezes é fraca. Nosso amor é falho, nosso testemunho não tem vigor e nossa vida pouco reflete do infinito amor que Tu tens demonstrado para conosco. A comunhão entre nós deixa muito a desejar. Damos atenção a tantas palavras, menos à tua Palavra. Por todos estes pecados e também os que ficam no silêncio de nossos corações nós te pedimos perdão. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
    Antes de tudo e de todos está o amor de Deus, pois Ele nos amou primeiro. Assim como ministra da Igreja, anuncio a todos os que com sinceridade fizeram a sua confissão o perdão de seus pecados. Em nome de Deus Pai...

KYRIE
    Clamamos a Deus pelas dores do mundo humano e pelas dores da natureza: Clamamos pelos países onde falta a dignidade de vida, onde as pessoas são oprimidas por guerras, conflitos e destruições. Clamamos por toda a criação de Deus, por lugares dominados pela seca, outros dominados pelas enchentes, pelo desmatamento, poluição e queimadas. Suplicamos pelas pessoas que vivem na escuridão, são escravizadas pelo medo, pela escuridão da ignorância, pelo poder que escraviza, por ameaças, pela fome, pelo desemprego, pelos diversos tipos de drogas, por seus problemas não resolvidos e pelas doenças, pelos seus remorsos e rancores. Clamemos pelas famílias que vivem em confrontos, pelas famílias que tem pessoas doentes em casa ou no hospital, pelas famílias enlutadas.
Nº 56 LCI – Pelas dores deste mundo, ó Senhor.
Ou: Nº__________________________

GLÓRIA
    Reconhecer, agradecer, dar glória e louvor ao Senhor pelas maravilhas do cumprimento de sua promessa de vida e salvação, com as palavras de gratidão e alegria, cantando todos juntos:
N° 72 LCI - Glória...
Ou: Nº___________________________

ORAÇÃO DO DIA
    Amado Deus, tu que enviaste o Espírito Santo aos discípulos dando-lhes coragem de levar a mensagem de Cristo a todos os lugares, iluminando vidas, criando a primeira comunidade Cristã, nós te pedimos: concede constantemente o vigor e o poder deste espírito, para que possamos ser luz e anunciar a tua vontade. Ilumina nossos corações e nossas mentes para conhecermos a tua Palavra orientadora em meio a tantas vozes e espíritos que nos iludem. Amém

 

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 104.24-34,35b
2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.14-17

HINO DE ACLAMAÇÃO
Nº 190 LCI - Nova luz
Ou: Nº___________________________

3ª Leitura Bíblica: João 14.8-17 (25-27)
Texto da Pregação Romanos 8.14-17

PREGAÇÃO
    Que a Graça do Senhor Jesus o amor de Deus o Pai e comunhão do Espírito Santo seja com cada um e cada uma de nós. Amém!
    Querida comunidade, amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus.
    Hoje é domingo de Pentecostes! Pentecostes é o dia em que nós celebramos o aniversário da Igreja Critã. Foi em Pentecostes que tudo começou, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias após o domingo de Páscoa. No dia de hoje inicia-se um período muito especial que vai até o início do advento. Neste período temos a oportunidade de refletirmos sobre a ação do Espírito Santo em nossa Igreja, em nossas paróquias, em nossa vida de fé e em nossa vida pessoal.
    O texto bíblico indicado para pregação do dia de hoje traz cinco vezes a palavra espírito, entretanto, o que é, e o que faz o Espírito Santo?
Talvez seja importante lembrar que no 3º artigo do Credo Apostólico nós confessamos que cremos no Espírito Santo, na Santa Igreja cristã, a comunhão dos Santos, ou seja, nós cremos que: A Igreja existe por causa do Espírito Santo! A Igreja é Santa por ação do Espírito Santo! Nós cremos que, se existe comunhão aqui, se estamos reunidos/as em culto, isto só é possível por causa do Espírito Santo! Essa é a diferença entre IGREJA e um CLUBE: Se nos reunimos não é por causa de futebol, de cartas, não por causa de dinheiro ou fins lucrativos, nem mesmo para uma terapia ou por qualquer outro interesse. Se nos reunimos é por causa da ação do Espírito de Deus; e isso é motivo de ALEGRIA e GRATIDÃO ao nosso Criador.
    Mas, ao mesmo tempo que nos alegramos com esta data, nós nos perguntamos: em meio ao mundo tão conturbado, o que é que o Espírito Santo faz por nós? Se olhamos a nossa volta vemos que bem a verdade estamos cercados pela mentira, doenças, maldades, entre tantos outros problemas enfrentados dia após dia. E no meio deste mundo estamos NÓS, a Igreja, a comunidade. Porém, é sábio lembrar que ao longo da história da Igreja Cristã, ela sempre foi alvo da maldade, no entanto, apesar de tanta mentira e maldade no mundo, apesar de tantas incertezas, a igreja de Jesus Cristo continua VIVA e ATUANTE.
    Esta é a nossa alegria e nossa fortaleza, pois, o Espírito Santo é Deus e nós pessoas que cremos, percebemos a sua ação. Ele é o Criador e mantenedor da vida. Ele é Jesus Cristo que nos salvou. Ele é o Espírito Santo que no congrega, nos motiva para a comunhão e para a ação do amor em meio as fragilidades e maldades deste mundo.
    O Espirito Santo é a grande força misteriosa de Deus que se movimenta entre nós e também nos movimenta. Que possamos sempre viver como filhos e filhas de Deus, motivados e motivadas pelo Espírito Santo de Deus, levando e transmitindo sempre alegria e vida, em Jesus Cristo, a todas as pessoas que encontrarmos pelo caminho. Ele está nos conduzinho. Amém

CONFISSÃO DE FÉ

Queremos, unindo nossas vozes, confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai,...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder a motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 84 LCI – Te agradeço
Ou: Nº__________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

    Deus de amor, oramos por todos aqueles que sofrem, lembramos das pessoas enfermas, esteja com elas para que se sintam sustentadas por ti enquanto a cura não acontecer e para que tenham o apoio dos familiares e amigos. Esteja guiando esta comunidade, seus presbíteros e membros em geral. Nos fortaleça na tua fé para que sejamos uma comunidade que serve e que mostra exemplos concretos do teu evangelho. Esteja com todos os ministros e comunidades a fim que da boa proclamação e interpretação da tua palavra. Oramos e intercedemos pelo nosso país e seus dirigentes, que estes, possam sempre governar para o bem comum...
    Motivos de Oração:
1.Aniversariantes;
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Louvor e gratidão por cada motivo de alegria compartilhado.

PAI NOSSO

    Colocamos tudo em tua presença através da oração que teu Filho Jesus nos ensinou, dizendo:
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
    Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para...
________________________________________________________ 
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
    Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
    Ide e servi ao Senhor com alegria vigiando pela volta do nosso Salvador. Amém!

CANTO FINAL
Nº364 - LCI- Como hei de receber-te
Ou: Nº__________________________
 


Autor(a): Pastora Carina Inês Schmidt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: Domingo de Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66062

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br