Explicação: Sejam bem vindos ao Culto Tenebrae. Esta palavra que vem do latim significa escuridão. Neste culto, somos convidados/as entramos nas cenas da traição, condenação e crucificação de Jesus. Se quiser, escureça também o ambiente da sua casa durante o culto online para ter uma melhor experiência.
No final, não teremos a bênção ou os sinos porque este culto continua no próximo Domingo.
Tenhamos um abençoado culto.
Prelúdio:
Toccata in D Minor – Johann Sebastian Bach
Sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=bG-Ml_EN-wU
Saudação:
Quando se aproximaram de Jerusalém, (...) junto ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois de seus discípulos (...). Então, foram e encontraram o jumentinho preso (...) e o desprenderam. Levaram o jumentinho. Sobre o qual puseram suas vestes, e Jesus o montou. E muitos estendiam suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos. Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamaram: Hosana – Marcos 11.1, 4, 7-10.
Oração:
Deus, nosso Senhor, misericordioso e todo-poderoso Pai! Tanto amaste este mundo deplorável, que, juntamente com o teu próprio e amado Filho, decidiste seguir um caminho tão espantoso para a salvação deste mundo, para a salvação de todos nós! Assim quiseste que fosse, e de nenhuma outra forma; então, também para nós, assim e de nenhuma outra forma será. E se for assim mesmo - que somente encontramos liberdade por meio dele e da comunhão com ele; somente através das profundezas chegamos às alturas; somente pelo sofrimento alcançamos a alegria; somente pela morte, a vida -, então podemos e também queremos aceitar isso como tua benéfica salvação.
Ajuda, Senhor, para que sempre de novo alguns reconheçam o teu caminho com Jesus e conosco e encontrem sua paz na tua ordem: nesta casa, em todos os lugares ao redor do mundo onde hoje a morte de nosso Senhor é lembrada, mas também onde ela não é lembrada ou é mal lembrada. Tu tens acesso a pessoas que não vemos nem conhecemos, mas que para ti são acessos amplos e irrestritos.
Nessa certeza, queremos agora lembrar-nos dos enfermos de corpo e de alma, dos pobres e dos aflitos, dos errantes e desorientados de todos os tipos. Nessa certeza, rogamos que concedas o espírito de sabedoria a todos aqueles que na igreja ou no estado têm a responsabilidade de deliberar, assessorar, tomar decisões, pronunciar sentenças, dar ordens. Aos trabalhadores e seus empregadores, aos professores e seus alunos, aos que escrevem livros e jornais e a seus leitores. Todos nós precisamos que alguém ore para nós a partir da cruz de nosso Senhor, assim como nós também precisamos orar uns pelos outros! Graça e louvor te damos, pois podemos confiar que cada oração sincera será ouvida por ti.
Queremos agradecer-te pelo fato de que Jesus vive e que por meio dele também nós podemos viver. Amém.
[ Karl BARTH. Senhor! Ouve nossa oração. São Leopoldo: Sinodal, 2013. p. 35-36 ].
A Escuridão da Traição: João 18.1-11
Apagar a 1ª vela
1ª Estrofe: LCI 425 - Ó fronte ensanguentada
A Escuridão da Negação: João 18.12-18, 25-27
Apagar a 2ª vela
2ª Estrofe: LCI 425 - Ó fronte ensanguentada
A Escuridão da Humilhação: João 18.19-24
Apagar a 3ª vela
3ª Estrofe: LCI 425 - Ó fronte ensanguentada
A Escuridão da Injustiça: João 18.28-38
Apagar a 4ª vela
4ª Estrofe: LCI 425 - Ó fronte ensanguentada
A Escuridão da Condenação: João 18.38-19.16
Apagar a 5ª vela
5ª Estrofe: LCI 425 - Ó fronte ensanguentada
A Escuridão da Cruz: João 19.17-27
Apagar a 6ª vela
Hino: A 7ª Palavra – Áudio da música A 7ª Palavra do Coral da IECLB de Brusque/SC.
A Escuridão da Morte: João 19.28-42
Apagar a 7ª vela
Bater da Bíblia! (A Bíblia é aberta no Salmo 22 e fechada rapidamente e com força, produzindo um estalo. Após isso, diz-se Está consumado!).
Desligar as luzes da igreja.
Despedida na saída.
P. William Felipe Zacarias