Serviço: Deus nos compromete
CULTO DE ENCERRAMENTO – “vAI e vEM” – SETEMBRO de 2021
Proposta litúrgica para culto presencial, virtual e híbrido
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
Esta é a terceira proposta litúrgica que sugere desdobramentos do Tema e Lema da IECLB previstos para este ano.
Cada uma das três celebrações trouxe e traz uma temática específica. A primeira – “Batismo: Deus nos vocaciona”. A segunda – “Dons: Deus nos presenteia” (proposta para Pentecostes e Lançamento da Vai e Vem). Esta terceira – “Serviço: Deus nos compromete” (Encerramento da Vai e Vem). E ainda virá uma quarta proposta neste ano, prevista para finados.
Pelos desdobramentos propostos em torno da “grande temática do ano”, é possível perceber linhas de intersecção e pontos de encontro entre os conteúdos: BATISMO/DONS/ SERVIÇO.
No BATISMO somos reconhecidos publicamente como filhos e filhas de Deus. E esse Deus que nos batiza, também nos conhece e nos chama pelo nome e, através do Espírito Santo, nos presenteia com DONS (que não devem servir apenas a nós mesmos e à promoção pessoal, MAS) capacitam ao SERVIÇO/DIACONIA. Assim vamos realizando a nossa vocação neste mundo, participando da Missão de Deus. Ou seja, dons são meios, através dos quais, podemos servir a Deus e ao próximo, transformando o mundo num lugar melhor. É para isso que somos chamados e capacitados.
BATISMO, DONS E SERVIÇO estão intrinsicamente ligados. Viver o batismo, entre outras coisas, é viver a fé e colocar os dons a serviço do Reino de Deus, da promoção da vida e da edificação da igreja.
Como os três cultos e temáticas estão ligados entre si (“Batismo: Deus nos vocaciona”; “Dons: Deus nos presenteia”; “Serviço: Deus nos compromete), proponho seguirmos do que nos antecede até aqui.
PALAVRAS-CHAVE: Batismo/ Dons/ Presente/ Vocação/ Serviço/ Compromisso
Proposta de preparo da igreja e do ambiente virtual
- Envelopes da Vai e Vem podem ser distribuídos nos bancos do templo para as pessoas que ainda não tiveram acesso a eles.
- Embrulhar a base da pia batismal com papel de presente rasgado (como um presente já aberto), e/ou colocar nela um laço, uma fita bonita (mas que ainda lembre um presente já aberto). Use a criatividade.
- Colocar a pia batismal na porta de entrada da igreja e pedir para cada pessoa tirar dela (ou da caixa de presente/baú sobre ela) uma tira de papel, previamente preparada.
- Dentro da Pia (caixa/baú), colocar tiras de papel com alguns DONS da comunidade escritos em um dos lados das tiras. Algumas tiras podem estar em branco, para que a comunidade pense o que quer colocar ali como dom. Pode ser um dom/serviço presente na comunidade; ou um dom/serviço desejado pela comunidade. Do outro lado das tiras, escrever: “Batismo é presente, através dele Deus nos presenteia com Dons para presentear o próximo, a comunidade e o mundo. Tenho colocado os meus dons a serviço do próximo, da comunidade e da natureza? Como? Se ainda não o faço, como e onde poderia colocar os meus dons a serviço do próximo, da comunidade e da natureza?”
- Ideias de dons: música, cozinhar, plantar, cuidar, ouvir, visitar, conversar, orar, animar desanimados e desanimadas, consolar, costurar, pacificar, mediar conflitos, cuidar de flores, pregar, ensinar....
- Uma das propostas é que depois da prédica, as pessoas possam deixar as tiras de papel com as perguntas respondidas de volta da Pia/caixa/baú. Caso julgue oportuno, durante a celebração a Pia poderá ser levada de volta para o seu lugar para o desenvolvimento da dinâmica. Ou, se preferir, a dinâmica pode ser feita na saída na celebração e a Pia poderá permanecer na porta do templo. Impulsos para a dinâmica seguem descritos nesta proposta litúrgica, logo após os impulsos para a prédica.
Em caso de celebração virtual:
Fazer fotos da pia batismal ornamentada (conforme proposta anterior) e publicar nas redes sociais (dias antes da celebração), com a seguinte frase e perguntas: “Batismo é presente, através dele Deus nos presenteia com Dons para presentear o próximo, a comunidade e o mundo. Como tenho colocado os meus dons a serviço do próximo, da comunidade e da natureza? Se ainda não o faço, como e onde poderia colocar os meus dons a serviço do próximo, da comunidade e da natureza?” Mais de uma postagem e provocação pode ser feita, isso pode ser bom. Importante é motivar e instigar para que as pessoas escrevam e respondam nos comentários da publicação. Depois esses comentários podem ser partilhados na mensagem ou dinâmica da celebração.
- Seria bacana se a Pia ornamentada estivesse também na celebração virtual.
Em caso de culto híbrido:
Os comentários das redes sociais podem ser compartilhados no culto presencial; e os do culto presencial podem ser partilhados na celebração virtual.
LITURGIA DE ENTRADA
Sino
Prelúdio
Acolhida
“Viver o batismo: dons a serviço”. No BATISMO somos reconhecidos publicamente como filhos e filhas de Deus. No batismo e desde o batismo Deus nos presenteia com DONS (que não devem servir apenas a nós mesmos e à promoção pessoal). No batismo e desde o batismo, Deus nos chama a viver a fé batismal e (através de nossos dons, tempo e recursos) Deus nos capacita e nos chama ao SERVIÇO em amor, à DIACONIA. É nesse sentido que dizemos que: Viver o batismo é viver a fé e colocar os dons a serviço do Reino de Deus, da promoção da vida e da edificação da igreja.
Lembro e cito aqui, Lutero:
- Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá; a fé leva a pessoa a Deus, o amor a aproxima das demais. Através da fé ela aceita os benefícios de Deus, através do amor ela beneficia seus semelhantes.
Saudação Trinitária
Que em fé e amor que servem, realizemos este culto em nome e na presença do Trino Deus:
- Pai criador (que, além do serviço de tudo criar, continua seu serviço sustentando toda a sua criação);
- Em nome de Jesus Cristo (que, além de servir, se fez alimento, se serviu e se serve constantemente a todos nós para nos salvar);
- E em nome do ES que nos anima, nos dá dons e, assim, nos capacita e nos impulsiona a bem-servir.
- É em teu nome, Trino Deus, Pai (do serviço de criar e sustentar), Deus Filho (do serviço de salvar e ensinar); e do Deus ES (do serviço de inspirar e capacitar), que celebramos este culto. Amém.
HINO
LCI 316 Banhados em Cristo ou canto “Eu fui batizada” (Louis Marcelo e Cecília Vargas Illenseer – lançada na Live: “Viver o batismo: dons a serviço1)
MOTIVAÇÃO PARA A DINÂMICA
“Dons a serviço” e “Serviço: Deus nos compromete” são tema e subtema desta celebração. Cada pessoa pegou/recebeu uma tira de papel com um desafio para refletir e completar durante a celebração.
Algumas tiras estão com um dos lados em branco. Ali você tem o desafio de pensar e escrever um dom presente na comunidade ou um dom desejado (que se quer) para a comunidade.
De um dos lados das tiras está escrito: (ler em voz alta) “Batismo é presente, através dele Deus nos presenteia com Dons para presentear o próximo, a comunidade e o mundo. Tenho colocado os meus dons a serviço do próximo, da comunidade e da natureza? Como? Se ainda não o faço, como e onde poderia colocar os meus dons a serviço do próximo, da comunidade e da natureza?”
Busque responder estas perguntas. Assim que chegar a uma ou mais respostas e propostas, escreva ali, sem pressa e sem pressão. Quando vier a inspiração simplesmente a escreva e depois partilharemos em comum-unidade.
HINO
LCI 564 Abre nossos olhos
Confissão de pecados
Senhor Deus, estamos diante de Ti para confessar-te que somos pecadores, pecadoras. Sabemos que desde o batismo nos vocacionaste e nos chamaste pelo nome para o serviço em tua seara e para andar em novidade de vida. No entanto, em muitas ocasiões, nós temos resistências e dificuldades em andar em novidade de vida, em servir e em colocar os nossos dons, tempo e recursos a serviço da tua Missão e do nosso próximo. Perdão, Senhor, pelas vezes em que assim agimos e também pelas vezes que confiamos demais em nós mesmos/as e de menos em Ti. Perdão pelas vezes que não buscamos a tua orientação, ajuda e socorro; pelas vezes que não as ofertamos ao próximo e também pelas vezes que não tivemos a humildade de buscá-las nas pessoas, na família, na comunidade e lugares que poderiam nos auxiliar em nossas dificuldades.
Senhor da seara e do servir, ajuda-nos a te servir, na unidade e na diversidade. Impulsiona-nos à tua Missão, confiada à Tua Igreja, a cada pessoa batizada e perdoa-nos pelas vezes em que dela nos esquivamos ou fomos omissos. Transforma-nos, Senhor, por meio do teu amor e do teu perdão, por Cristo Jesus. Amém.
(pode ser cantado um hino, a exemplo de LCI 33 – Vaso novo)
Anúncio da graça
“Eis que faço novas todas as coisas”, diz o Senhor. O perdão de Deus nos renova. Renova a nossa vida, o nosso ser, o nosso pensar, falar, agir e servir. Que assim seja com cada um e cada uma de nós. Amém.
GLÓRIA
Desde o ventre materno, passando pelo batismo e em todos os dias da nossa vida, Deus nos presenteia para que possamos servir e ser presentes a outras pessoas e à criação de Deus. Felizes e alegres por recebermos e nos tornarmos um presente, por estarmos livres para amar e servir, louvemos e glorifiquemos a Deus, cantando: Glória
Anúncio da graça
LCI 70 Glória, glória
Oração do dia
Deus de amor e misericórdia, agradecemos porque, desde o Batismo, Tu nos vocacionas, nos presenteias com dons e porque contas conosco para o servir em tua seara. Podemos servir porque tu nos serviste primeiro. Que a diaconia faça parte de nossa vida cotidiana. Que sejamos despertados, despertadas a colocarmos nossos dons a serviço e que aprendamos a valorizar e a buscar os dons e serviços das outras pessoas, independente de nossos preconceitos, medos e resistências. Que esse seja um dos nossos compromissos de fé. Senhor, se tu nos chamas (e tu nos chamas), que possamos te ouvir, te seguir e te servir, atendendo o teu chamado, permitindo, animando e contribuindo para que outras pessoas também possam te ouvir, te seguir e te servir. Que a Tua Palavra abra nossos ouvidos, mente e coração para que sejamos, de fato, presentes que servem à promoção de teu Reino e à ação missionária que nos confiaste. É o que te pedimos, por Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, hoje e sempre. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
- Primeira Leitura: Salmo 100 – Servir com alegria
Cântico intermediário: 148 – Felizes os que ouvem a Palavra do Senhor.
- Sugestões para a segunda Leitura: 1Pe 4.8-11; ou Rm 12.1-21
Aclamação do Evangelho: ♪ Aleluia!
L. Palavra do Senhor!
C. Louvado sejas, Cristo
IMPULSOS PARA A PRÉDICA
(Rodolfo Gaede Neto)
SERVIÇO – DEUS NOS COMPROMETE
O tema do culto de encerramento da campanha “Vai e Vem” nos coloca diante do desafio de servir como compromisso diante de Deus.
Servir como compromisso diante de Deus é algo próprio das pessoas e comunidades que seguem a Jesus. Pois, foi o próprio Jesus quem afirmou que ele “não veio para ser servido, mas, para servir”.
Podemos imaginar que Jesus, como o Messias enviado de Deus, em algum momento fosse apresentar o programa de atuação do seu ministério. E ele apresenta: “Eu não vim para ser servido, mas, para servir”.
Esse servir referido por Jesus é a identidade da comunidade que o segue. O DNA da comunidade cristã é o serviço. O serviço ao Reino de Deus.
No evangelho, a mensagem é esta que o apóstolo Pedro conseguiu traduzir com toda a simplicidade e clareza: “Servi uns aos outros cada um conforme o dom que recebeu” (1Pe 4.10).
Portanto, estamos falando do serviço na igreja (diaconia) como algo que caracteriza os membros da igreja, ou seja, a comunidade cristã. A diaconia pertence à comunidade cristã e não a “especialistas” na área da diaconia. Esses e essas “especialistas” apenas coordenam as atividades de serviço da comunidade.
Se esta é a compreensão dos evangelistas em relação à diaconia, nas epístolas, principalmente nas de Paulo, temos uma aterrisagem desta compreensão. É como se alguém propusesse: vamos colocar esta mensagem evangélica no chão da vida.
Daí surge a ideia de que a diaconia deve ser definida como mediação. (O autor que representa esta ideia se chama Dierk Starnitzke).
Mediação entre a comunidade constituída e a periferia, ou seja, mediação entre a comunidade de fé e aquelas pessoas ou grupos que não estão em condições de participar das atividades “normais” da igreja/comunidade.
Poderíamos pensar nos desafios colocados por Jesus no texto de Mt 25.31-46: das atividades da comunidade constituída, não estão em condições de participar as pessoas que têm fome, sede, estão nuas, forasteiras, doentes e presas.
A comunidade é que terá de criar as condições para ir ao encontro dessas pessoas fora do ambiente tradicional.
Não podemos esperar que todas as pessoas se enquadrem no nosso esquema de ser igreja. É necessário se desinstalar para ir ao encontro das pessoas que estão do lado de fora do nosso esquema.
A campanha “Vai e Vem” tem exatamente este propósito de ir ao encontro das pessoas, grupos e comunidades que não conseguem carregar sozinhos o peso do pertencimento a uma estrutura constituída.
Cabe à estrutura da Igreja criar mecanismos de acolhimento, inclusão e solidariedade das pessoas, dos grupos e das comunidades em situação de vulnerabilidade eclesiástica e social.
Ilustração: Em uma ordem da vida eclesiástica da Síria do séc. V consta: “Se o diácono atua numa cidade localizada junto ao mar, ele deve investigar cuidadosamente a praia para ver se as ondas do mar não trouxeram o corpo de um marinheiro naufragado.
Ele deve vesti-lo e sepultá-lo. Na hospedagem para estrangeiros, ele deve verificar se lá não se encontram pessoas doentes, pobres ou mortas. Ele comunicará à comunidade para que ela se ocupe com o que é necessário para cada um”.
“Um dos sentidos fundamentais da diaconia consiste, desde o início até os dias atuais, em estabelecer para a igreja relações externas junto àquelas pessoas que não se encontram na igreja” (Starnitzke).
PROJEÇÃO DE VÍDEOS: Vídeos (nacional, sinodal e local) de projetos que serão apoiados pela “Vai e Vem” poderiam ser partilhados aqui.
IMPULSOS PARA A DINÂMICA
- Qual o dom presente ou o dom desejado pela comunidade (pessoas podem ler em voz alta o que está ou o que escreveram nas tiras de papel)?
- Tenho colocado os meus dons, tempo e recursos a serviço do próximo, da comunidade e da natureza? Como e onde? Se ainda não o faço, como e onde poderia colocar os meus dons a serviço do próximo, da comunidade e da natureza?”
Em caso de culto virtual ou híbrido, aqui os comentários podem ser partilhados.
Depois que algumas pessoas falaram (isso já pode ser combinado anteriormente com algumas pessoas, para inspirar e encorajar outras pessoas da comunidade a falarem também), convidar para cantar o hino e, enquanto ele é cantado, as pessoas levam e deixam as suas tiras de papel à Pia batismal.
Em caso de celebração virtual, a pessoa celebrante pode colocar tiras de papel com alguns dos comentários das redes sociais. Também pode preparar e colocar alguns dons e serviços que foram prévia e intencionalmente preparados, com o objetivo de valorizar dons e serviços já existentes e despertar, pro-vocar novos dons e serviços comunitários.
Também seria bom combinar com os membros da comunidade para deixarem (com certa antecedência) os envelopes com ofertas para a Vai e Vem na secretaria, na casa pastoral ou em outro ponto comum. E esses envelopes também poderiam ser depositados na Pia, caixa ou baú que está sendo usada na dinâmica.
Em caso de culto presencial, se o contexto julgar interessante, durante a celebração, podem ser colocadas tiras com um desafio da semana para cada pessoa. Se preferir, os desafios podem ser fixados numa muda de árvore nativa da região, num chocolate, num saquinho de sementes, num cartão com o tema do culto, etc., obviamente tudo devidamente higienizado, seguindo os protocolos de tempos de pandemia.
(Conforme descrito nas considerações iniciais, a dinâmica pode ser feita na saída da celebração).
DINÂMICA DE ENTREGA E HINO
LCI 565 – Diaconia e dinâmica
AVISOS
Aqui podem ser partilhados vídeos inspiradores de projetos que já são apoiados pela “Vai e Vem” e seus resultados.
Oração Geral da Igreja e Pai Nosso
L. Bondoso Deus, nós te agradecemos porque nos chamaste e nos reconheceste como teus filhos e tuas filhas desde o dia do nosso batismo e porque nos presenteias com dons, convidando-nos e capacitando-nos a sermos pessoas comprometidas com o serviço a Ti, ao próximo e a toda a tua criação.
L: Agradecemos-te, Senhor, pelas ofertas destinadas à Vai e Vem que agora se encerra, neste ano de 2021, e pelos importantes trabalhos e projetos por ela apoiados. Que as ofertas arrecadadas possam fortalecer o trabalho missionário nas localidades que necessitam. Graças também, pelos dons comprometidos e presentes entre nós e por aqueles que ainda queremos incluir e colocar a serviço do teu Reino. Ajuda-nos diariamente a vivermos a fé ativa no amor, a edificarmos comunidade, a nos comprometermos com os teus projetos e a colocarmos nossos dons, talentos, tempo e recursos... a teu serviço. Tu contas conosco, por isso, com gratidão, cantamos:
C: Graças, Senhor (LCI 202)
L. Senhor, nós te pedimos, mostra-nos o papel que nos cabe na comunidade e na localidade onde vivemos. Ajuda-nos para que continuemos sendo pessoas comprometidas e engajadas no serviço para o qual tu nos chamaste e capacitaste.
Intercedemos por tua Igreja, que lideranças e membros, sirvam com seus dons – tempo, talentos e recursos – de forma comprometida com o projeto do teu Reino. Pelas lideranças, presidência, sínodos, ministros/as, presbíteros/as, lideranças de paróquias e comunidades, que possam continuar engajados/as com a Tua missão.
Intercedemos pelas autoridades, Senhor, capacita e orienta as lideranças locais, estaduais, nacionais e internacionais no compromisso de governar para o bem-estar do povo.
Intercedemos, pelas pessoas doentes ou em recuperação, seja por causa do vírus da COVID 19 ou por tantas outras doenças físicas e emocionais. Pelas pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, solidão, injustiça, desrespeito, desigualdade, opressão, violência, preconceito e tantos outros males que afetam, adoecem e tiram a paz.
Oramos pelas pessoas e famílias enlutadas. Que a esperança na ressurreição e no reencontro em Teu Reino console cada coração. Confiantes que nos ouves, cantamos:
C. Inclina, Senhor teu ouvido (LCI 198)
L. Que através do teu Espírito Santo, faças novas todas as coisas. Tudo o que carregamos em nosso coração, confiamos a ti, quando em comunidade, oramos: Pai nosso…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AO LADO DA PIA BATISMAL
No BATISMO e desde o batismo somos reconhecidos publicamente como filhos e filhas de Deus. E esse Deus que nos batiza e nos inclui em seu corpo, em sua comunidade, também nos conhece e nos chama pelo nome e, através do Espírito Santo, nos presenteia com DONS (que não devem servir apenas a nós mesmos e à promoção pessoal, MAS) que capacitam ao SERVIÇO em fé e amor, à DIACONIA. Assim (com os nossos dons, tempo, recursos... e com a fé que nos coloca em movimento) vamos exercitando a nossa vocação neste mundo e participando da Missão de Deus.
Que saiamos daqui animados e animadas a Viver o batismo e a colocar os dons a serviço, comprometidos com os projetos do Reino e do Reinado de Deus.
BÊNÇÃO
Que a bênção do Trino Deus venha sobre ti, permaneça contigo e te anime a viver o batismo, colocando os dons a serviço. Assim te abençoe o Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo (+). Amém.
ENVIO
Presenteados e presenteadas com dons do Espírito Santo (desde o nosso batismo), presenteemos próximo, a comunidade e o mundo, comprometidos com os projetos divinos.
Com este desafio, vamos em paz e sirvamos ao Senhor, colocando os nossos dons a serviço, com gratidão e alegria.
C. Demos graças a Deus!
Poslúdio
sino
Sugestão:
Assistam a [LIVE] “Viver o batismo: dons a serviço” como inspiração – Na midiateca abaixo.
Proposta elaborada por Stéfani Niewöhner, Fernando José Matias, Rodolfo Gaede Neto
1 Veja na midiateca logo abaixo.
Leia a versão digital logo abaixo. Veja também as versões para descarregar.