Culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2016
28 de Agosto de 2016
Pela graça de Deus, livres para cuidar da família.
Recursos Litúrgicos
Observações quanto ao preparo desta liturgia:
- Tendo em vista que será necessário um preparo prévio do culto e da liturgia, pensamos em oferecer o “esqueleto da liturgia” e deixar o resto em aberto para que cada ministro, ministra e equipe litúrgica possa elaborar suas próprias orações e costuras, bem como escolher os hinos. Lembramos que a escolha de hinos deve sempre levar em conta a tradição local e também o tema do dia.
- Pense num ambiente e numa liturgia informais, não tão rígidos em termos de estrutura. É importante que haja flexibilidade para rever alguns passos durante a celebração. Lembre-se, os gestos de amor são muito mais significativos do que o muito falar.
- Sugerimos, dentro do possível, adequar o ambiente litúrgico (bancos ou cadeiras) de maneira que as pessoas possam ver umas às outras durante a celebração. Uma boa forma é em “V”. Deixe espaço já preparado para as pessoas com deficiência que usam cadeira de rodas. Verifique se existem rampas e banheiros adaptados.
- Imprima a liturgia toda para distribuir às pessoas que não entendem LIBRAS, não escutam ou têm baixa audição.
- Inclua pessoas com deficiência nas leituras, na distribuição da Santa Ceia, nas orações, testemunhos, distribuição de hinários, bíblias, etc. Importante é que elas se sintam parte desse culto.
- O local da celebração é acessível para todas as pessoas? Caso não seja, existe a possibilidade de pensar em realizar o culto em outro ambiente acessível?
LITURGIA DE ABERTURA
Entrada
Acolhida: Lema da semana: “Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e felicidade” (Jr 15.16). Pela graça de Deus somos livres para cuidar: cuidar do mundo, a criação de Deus, a fauna, a flora, as pessoas, nossos filhos e filhas, nossa família. Somos livres para cuidar uns dos outros, umas das outras. Este culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um convite para refletirmos sobre como estamos cuidando da nossa família, nosso pai, nossa mãe e nossos filhos e filhas.
(Acolher visitantes e lembrar quantos dias faltam para a comemoração dos 500 anos da Reforma.)
Saudação Trinitária
Hino
Confissão de pecados
Alguns motivos para lembrar durante a confissão:
- Quando não capacitamos pessoas para exercitar o cuidado e a monitoria de pessoas com deficiência em nossos grupos, cultos e atividades;
- Quando não adequamos nossos espaços de convívio para que todas as pessoas possam ir e vir com facilidade.
- Quando, como comunidade, não vivemos o compromisso assumido no Batismo para com as pessoas com deficiência e suas famílias.
- Quando, como pessoas com deficiência, não exercemos nossa missão e nos acomodamos frente aos desafios.
- Quando esperamos passivamente pela ação das outras pessoas.
Anúncio da graça
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Esta é a palavra de Deus que nos liberta de todo pecado e nos deixa livres para cuidar.
Kyrie
Apresentar alguns relatos e testemunhos de pessoas ou famílias que se sentiram injustiçadas por causa da indiferença e exclusão. Podem ser de pessoas da própria comunidade. Alguém que não consegue andar pelas calçadas porque elas não existem ou estão em péssimo estado. Alguém que não se sentiu incluído em alguma situação.
Hino: Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
Gloria in excelsis
Lembrar que o Filho de Deus enviado a este mundo perguntou, certa vez, aos intérpretes da lei se era permitido curar no sábado. Eles ignoravam, pois sabiam que a lei dizia que não podia. Mas Jesus curava em dia de sábado, pois as pessoas eram mais importantes que a lei. Demos Glória a Deus pelo seu Filho, aquele que nos mostra que as pessoas estão acima de qualquer preconceito, religião, lei, cultura, limitação. As pessoas não estão à venda! Glória a Jesus, o filho de Deus encarnado.
Canto Glória
Oração do dia
LITURGIA DA PALAVRA
Hino
Primeira leitura Salmo 112
Aclamação do Evangelho
Leitura do Evangelho Lucas 14.1-14
Pregação
Confissão de fé
LITURGIA DA CEIA
(Se for realizada a Ceia, sugerimos seguir o costume local, lembrando-se de inserir aspectos relacionados ao tema deste culto.)
Recolhimento das Ofertas (ler a motivação da oferta conforme caderno Ofertas. Proporcionar que todas as pessoas tenham acesso ao local da oferta.) [Sugestão: recolher nos bancos.]
Destino: Trabalho junto a pessoas com deficiência
Hino
Oração Geral da Igreja
Alguns motivos sugeridos:
Ação de graças:
- Pela família que cuida, protege, ampara e inclui a pessoa com deficiência no mundo;
- Comunidades onde a inclusão já é uma realidade;
- Pela graça de Deus que nos liberta para cuidar da pessoa próxima;
Intercessões:
- Igreja;
- Ministros/as;
- País e autoridades; por políticas públicas que garantam às pessoas com deficiência acesso e garantia dos seus direitos;
- Pessoas que não têm seu direito de ir e vir garantidos por questões arquitetônicas ou atitudinais nas cidades, comunidades e locais públicos ou privados;
(motivos locais de intercessão...)
Pai-Nosso
LITURGIA DE DESPEDIDA
Avisos
Bênção
O Senhor esteja diante de ti, para indicar-te o caminho correto.
O Senhor esteja ao teu lado, para cingir-te em seus braços e proteger-te.
O Senhor esteja atrás de ti, para proteger-te dos ataques traiçoeiros dos maus.
O Senhor esteja debaixo de ti, para segurar-te quando caíres e para tirar-te da armadilha.
O Senhor esteja dentro de ti, para consolar-te quando estiveres triste.
O Senhor esteja ao redor de ti, para defender-te quando outros te assaltarem.
O Senhor esteja sobre ti, para abençoar-te.
Assim abençoe-te o bondoso Deus! Amém. (Bênção do Século IV)
Envio
Vão! Sirvam ao Senhor cuidando da família com amor e alegria.
Hino final
Recursos litúrgicos elaborados por: P. Vilson Hining e Diác. Sônia Hining