Culto e Liturgia



ID: 2653

Celebração de Confirmação

Afirmação da fé diante de Deus e da comunidade

10/10/2011

A Igreja se faz presente em todas as fases da vida das pessoas. Chegada a adolescência ou juventude as comunidades oferecem um curso denominado Ensino Confirmatório. Concluído o período de Ensino Confirmatório o/a jovem está pronto para a confirmação. A comunidade reúne-se com pais, padrinhos e madrinhas em culto próprio, o culto de confirmação, e o/a jovem professa publicamente a sua fé, diante de Deus e da comunidade.

Antes de mais nada, é preciso que se diga que a confirmação da fé não é uma 'confirmação do batismo', como se poderia supor. O batismo tem validade em si, pois não é uma promessa transitória nem carece de qualquer ato adicional. Dentro da pedagogia da fé, a confirmação representa uma continuidade com o batismo.

Em um outro momento de sua vida, a/o jovem dá seguimento à sua vida de fé numa etapa de maturidade. Nessa nova etapa a/o jovem passa a assumir maiores responsabilidades no testemunho do Povo de Deus, no qual ingressou pelo batismo. Através da preparação, ela/e tem a oportunidade de se preparar para isso e se aprofundar nos ensinamentos que vem recebendo desde o batismo. É o tempo de assegurar-se das verdades a ele/a confiado/a, examinando criticamente as bases de sua fé.

Ainda que não se trate de sacramento, o ofício da confirmação é uma grande festa da comunidade cristã e está impregnado de profunda densidade espiritual. No ato de confirmação a/o jovem reitera a sua disposição de seguir firme na comunhão dos santos, na vivência autêntica de uma fé que se sabe fundada na graça, no exercício da liberdade baseada no amor ao outro e na disposição para o serviço (diaconia).

A confirmação é dom e compromisso! Pela oração da comunida e pela imposição de mãos pelo celebrante, a/o jovem é agraciada/o com a bênção e o Espírito Santo que dá certeza do amor de Deus, traz proteção e amparo diante das ameaças e tentações do mal e conduz os passos por caminhos iluminados. A confirmação é memória e celebração da vida como grande presente, como grande dom. Ao mesmo, bênção compromete e o Espírito desafia. A comunhão na Ceia do Senhor envia para o mundo, onde a vida da/o cristã/o deve ser sal e luz. Nesse sentido, a confirmação, como chamado à uma oferta de vida plena de sentido, é também compromisso
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br