Culto e Liturgia



ID: 2653

1º Domingo após Pentecostes - Trindade - Romanos 5.1-5

Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia

12/06/2022

12/06/2022- 1º Domingo Após Pentecostes-Trindade-Trinitatis
Pregação: Romanos 5.1-5; Leituras: Provérbios 8.1-4,22-31*Salmo 8*; João 16.12-15
P. Robson Hasse– Paróquia de Espigão Do Oeste – RO

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

    Os serafins diziam em voz alta uns para os outros: Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro! -Isaías 6.3
    A presença do Santo e Poderoso Deus enche o mundo, enche este lugar e por isso, acolho de forma muito especial a todas e todos vocês.
    A presença do Santo e Poderoso Deus enche toda a nossa vida, nos acompanhou durante uma semana inteira e nos trouxe até aqui e, por isso, louvamos o Seu nome.
    Você que nos visita sinta-se em casa! Que a palavra de Deus possa falar ao teu coração nesta celebração.
Vamos juntos e juntas adorar ao Senhor!

CANTO DE ENTRADA
20- LCI- Jesus em tua presença

SAUDAÇÃO
    Primeiro Domingo Após Pentecostes, Celebramos a Trindade. Nosso Santo e Poderoso Deus é Deus Pai Criador, Filho Redentor e Espírito Santo Santificador, e em nome e na presença deste Trino Deus, reunimo-nos, Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº03 - LCI – Em nome do Pai

CONFISSÃO DE PECADOS
    Este Deus Todo-Poderoso nos criou com um amor inigualável e ainda assim, como suas criaturas nos esquecemos do nosso Criador. Andamos por nossos próprios caminhos e percorremos vales escuros. A palavra de Romanos 10.10 nos diz: Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.
    Somos chamados e chamadas a confessar que cremos no Senhor e nessa confissão reconhecemos os nossos pecados e transgressões. Deus em sua infinita misericórdia, enviou o seu Filho Redentor ao mundo e assim, podemos ter a confiança do perdão de pecados.
    Confessemos os nossos pecados a Deus primeiramente com um momento de silêncio.
    Senhor nosso Deus e Pai, te pedimos e suplicamos perdão por todas as vezes que temos falhado ao não cumprir a tua vontade, ao andar para longe dos teus preceitos. Somos pecadores e pecadoras e necessitamos da tua misericórdia. Perdão por todas as vezes que nos distanciamos de ti e também dos nossos irmãos e irmãs, ofendendo-lhes e magoando-os. Senhor Deus, entregamos tudo na tua presença e pedimos perdão em nome de Jesus Cristo, Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO

    Em nome do Trino Deus eu anuncio, que se você confessou os teus pecados, eles já estão perdoados.

KYRIE

    O mundo sofre por viver longe de Deus. E ao clamarmos por misericórdia sobre os nossos pecados, suplicamos a Deus que direcione a sua compaixão por todas as dores, injustiças e sofrimentos que existem. Fazemos isso cantando:

Nº 56, LCI, Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS

    Rendemos glórias a Deus pois ele nos perdoa e tem compaixão do mundo. Assim o glorificamos cantando:

Nº 526, LCI, Glória para sempre

ORAÇÃO DO DIA

    Querido e amado Deus, estamos reunidos e reunidas em tua presença para glorificar o teu trino nome. Aquieta o nosso coração e nos faz sensíveis a tua palavra e vontade. Que possamos sair deste local de culto de maneira diferente do que entramos. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade, Amém.
 

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 8

2ª Leitura Bíblica: João 16.12-15
Pregação: Romanos 5.1-5


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº165, LCI, Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO

    ‘Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espirito Santo esteja com todos e todas nós. Amém
    Somos um só povo! E isso, Paulo deixa bem claro no texto que lemos de Romanos 5.1-5. Seja na tribulação, seja na alegria, este Deus que Redime através de Jesus Cristo e derrama o seu Espírito Santo, também une a todos, quer seja judeu ou grego.
    No tempo litúrgico vivenciado de Trindade e de Pentecostes, somos lembrados sempre que Deus nos cria e nos une como Igreja. E vai muito além, nos cria, nos une e nos mantém conservando a nossa fé.
    Aguardamos ansiosamente o porvir, a eternidade com o nosso trino Deus. Que maravilha! Que graça! Mas, ao viver a nossa fé também recebemos muitas dádivas de Deus.
    Como povo de Deus, todos e todas nós, podemos receber presentes preciosos por meio da reconciliação em Cristo.
    E Paulo menciona muitos destes presentes:
    1. A paz é um desejo e anseio buscado em muitas áreas da nossa vida e do nosso mundo. Infelizmente o termo “paz” acabou se tornando vago e até clichê. Em nome da paz vemos muitas atrocidades acontecerem. Porém, quando justificados por meio da fé em Cristo, recebemos paz com Deus. Essa Paz é completa! Abrangendo a totalidade da nossa vida. É estar reconciliado com Deus de tal modo que toda a minha existência pode ser impactada pela salvação. Este impacto muda também a forma como me relaciono com as pessoas a minha volta, a forma como enxergo a minha vida, a sua importância e valor;
    2. Quando Jesus Cristo nos justifica passamos a viver com Deus. Essa comunhão não se resume aos momentos em que estamos com o povo de Deus nos cultos e celebrações. Ser agraciado por Deus é viver com Ele em todas as horas enquanto aguardamos a eternidade. Não é um jogo de agora estou na graça de Deus e, agora não! Afinal, estar firme na graça de Deus não está ligado a quanto nós somos firmes, perfeitos e inabaláveis. Quem traz a firmeza desse relacionamento é o próprio Deus. Ele nos oferece a salvação de uma vez por todas;
    3. A esperança que podemos ter como povo de Deus não é uma mera confiança ou intuição de que algo bom vai acontecer ou um instável sentimento de que tudo vai dar certo. A nossa esperança está firmada em nosso Deus, nas promessas do nosso Deus que não falham. A glória de Deus nos fortalece na esperança. A mesma glória que já se manifestou na pessoa de Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição, na qual nós também vivemos a esperança de que todos e todas nós através da fé viveremos com o ressurreto. Por isso, a nossa esperança não se resume as coisas que podemos sentir e pensar, enquanto caminhamos por aqui. Mas sim, naquilo que é bem maior e que é preparado pelo Pai. A esperança que temos não é qualquer esperança, pois, a nossa esperança é o próprio Cristo;
    4. Cristo é a esperança que está conosco também para vivermos os dias de agora. Sim, essa esperança nos fortalece em meio as tribulações e angustias. Geralmente associamos as tribulações as pequenas coisas do nosso dia-a-dia: dores, penas, temores e frustrações. Mas, aqui tribulações estão ligadas a todas as contrariedades, ameaças e medos que podemos sentir. Ou seja, por vivermos na graça de Deus, por confessarmos Cristo como Senhor, por confessarmos que somos o seu povo, seremos um alvo em um mundo de injustiças. A paz de Deus que impacta a nossa vida como um todo, é a mesma que incomoda um mundo que insiste em viver em guerra. Guerra com Deus, guerra por seus próprios e egoístas objetivos. São tribulações internas também, afinal, nós como povo de Deus ainda vivemos a realidade de sermos pecadores e ainda carecemos da glória de Deus. São também tribulações externas de um mundo de injustiças, pecado e sofrimento. Entretanto, mesmo quando estamos em meio as tribulações, ainda podemos enxergarmos algo positivo: Deus produz em nós a paciência, enquanto esperamos com confiança. Um dos presentes mais preciosos que Deus pode trabalhar em nosso coração é: Paciência.
    “Haja paciência”! Quantas vezes já usamos esta expressão? Não existe outra forma de aprendermos sobre paciência do que precisando usá-la. E paciência, aqui neste texto, é a perseverança produzida por Deus quando Cristo nos acompanha nos sofrimentos.
    Meu querido irmão e minha querida irmã! Que Deus fortaleça em teu coração a certeza destas preciosas dádivas. Que ele derrame em nosso coração todas essas dádivas, enquanto aprendemos sobre o seu amor por meio do Espírito Santo. Amém!


HINO
Nº114 – Cancioneiro “A IECLB Canta” – Ó nunca te esqueças

CONFISSÃO DE FÉ
    Confessemos como povo de Deus a nossa fé.

    Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº466 - HPD – Anunciar as maravilhas do Senhor


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
    Querido e amado Deus! Te agradecemos pois, és este Deus Triúno que nunca desamparas ou abandonas o teu povo. Te pedimos Senhor que possas nos fortalecer e acompanhar em meio as tribulações, produzindo assim a esperança de que em ti, também os nossos sofrimentos são conhecidos e abraçados. Assim, nessa espera em confiança, como povo de Deus, pedimos por todos e todas que sofrem e necessitam dos teus cuidados...
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
    Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
    Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
    Que Deus o Pai, te fortaleça na esperança através da fé em Jesus Cristo, o nosso Senhor e, que o Espírito Santo preencha de amor o teu coração conduzindo todos os teus passos. Amém.

ENVIO
    Vamos na paz do Senhor e sirvamos a Ele com alegria. Amém.

CANTO FINAL
Nº289 - LCI – Queira a Estrada


Autor(a): Pastor Robson Hasse
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66114

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br