A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) reuniu-se no dia 21 de Fevereiro de 2016 às 19h30min na Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Horizontina (RS), para o CULTO DE ORDENAÇÃO de pessoas chamadas e preparadas para o Ministério Pastoral. Na celebração foram apresentadas e ordenadas: Pastora Anelise Knüppe, Pastora Camila Elisa Schültz e Pastora Maíze Katiane Dhein.
O culto de ordenação foi oficiado pela Presidência da IECLB com a presença do Pastor Presidente, Dr. Nestor Paulo Friedrich, autoridades eclesiásticas e lideranças comunitárias que trouxeram palavras de motivação às pastoras. O pastor presidente destacou os diferentes ministérios na Igreja (missionário, catequético, diaconal, pastoral), a diversidade de dons e a unidade da Igreja no Brasil. Os diferentes setores de atuação da Igreja estiveram representados:
CONSELHO DA IGREJA - Presidente do Conselho da Igreja, Sr. Almiro Wilbert; Representante do Sínodo Noroeste Riograndense no Conselho da Igreja, Sra. Ledy Zimmermann.
SÍNODOS - Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, Vilson E. Thielke; Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai, Jair Luiz Hozschuh; Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner; Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Riograndense, Ricardo Cassen.
CONSELHOS SINODAIS - Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, Sr. Édio Elói Trentini; Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter.
SECRETARIA DO MINISTERIO COM ORDENAÇÃO – Pastor Marcos Bechert.
SECRETARIA DA HABILIATAÇÃO AO MINISTERIO ORDENADO – Cat. Dra. Haidi Drebes.
ASSISTENTES DE ORDENAÇÃO - Pastor Ruben Marcelo Dettenborn (Anelise); Pastor Claudio de Marchi (Camila); Pastor Gilmar Nascimento (Maíze), Pastor Emérito Rudi Kich (IECLB).
PARÓQUIAS, MINISTROS E MINISTRAS, LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS - Um número expressivo de Ministros e Ministras ordenados, presbíteros/as, lideranças ecumênicas e autoridades locais se fizeram presentes para compartilhar palavras de encorajamento e suporte ao ministério das pastoras Anelise, Camila e Maíze.
Os ministros locais, Pastor Jonh Espig e Pastora Marli Daltein Schmidt, o presidente da Comunidade Dr. Martinho Lutero, Sr. Vilson Hirt acolheram as pessoas no ambiente comunitário. O pastor escolar e universitário Sidnei Budke, o vice-diretor e pastor Olmiro Ribeiro Junior, o Diretor Sedelmo Desbessel, a candidata ao ministério pastoral Bianca Eliana Kanitz ofereceram suporte no decorrer das atividades. Inúmeras lideranças e setores da Paróquia de Horizontina (PRESBÍTEROS, OASE, IDOSOS, CASAIS REENCONTRISTAS, CFJL/FAHOR, GRUPO MUSICAL) não mediram esforços para proporcionar o acolhimento de um número expressivo de pessoas que chegaram à cidade de Horizontina, RS. O poder público de Horizontina foi representado pelo prefeito municipal, Sr. Nildo Hickamnn.
As ruas de acesso ao templo da IECLB ficaram lotadas com a presença de caravanas de outras paróquias e cidades. Amigos e familiares trouxeram mais que o calor humano, mas um compromisso de auxiliar as colegas pastoras: pessoas ordenadas pela Igreja para uma missão que exige muito amor, empenho e responsabilidade. As pastoras Anelise, Camila e Maíze destacaram a importância de colocar os dons a serviço do reino de Deus nos diferentes momentos da vida ministerial e comunitária.
O Pastor Presidente, Dr. Nestor Paulo Friedrich destacou durante a pregação da palavra (Filipenses 3.17-4.1 / Lucas 13.31-35) o valor do serviço ao próximo, de sermos cuidadores e cuidadoras, e de vivermos sempre pela ótica da graça de Deus. Um dos trechos mais marcantes da fala da presidência: “não há necessidade de diminuir alguém para se sentir melhor”. A Igreja afirma uma postura de cuidadora, um corpo unido pelo bem da criação. Os membros da Igreja são chamados e vocacionados para amparar quem necessita de ajuda. A graça de Deus impulsiona todas as pessoas para relacionamentos baseados no amor e no respeito às diferenças.
Em diálogo com as colegas ordenadas ao ministério pastoral, refletiu-se: “qual o sentimento que acompanhou o momento de sua ordenação?”
“A celebração de ordenação é a concretização de um momento muito sonhado e esperado. É especial confirmar o chamado de anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo e o amor de Deus, através da IECLB diante das comunidades, membros, familiares e amigos que nos acolhem e acompanham. Realizei meu PPHM na cidade de Carazinho, RS e primeiro envio para Canoinhas, SC.” (Pastora Maíze)
“Foi um momento emocionante. Senti-me querida e amparada pela igreja, pois as palavras de apoio e incentivo do meu mentor/assistente foram marcantes. Todo o processo de PPHM foi especial, sempre estive amparada pelos membros da paróquia e espero ser instrumento na missão de Deus aqui na Paróquia do Planalto Central Catarinense - Curutibanos/SC.” (Pastora Camila)
“Realizar a ordenação ao lado da família, de amig@s e de duas colegas muito queridas, foi bastante especial. Foi momento de render graças ao bondoso Deus pelo seu cuidado e infinita graça. Foi momento de se sentir cuidada e amparada pela IECLB. Momento de relembrar uma longa caminhada de preparação ao ministério, onde comunidades, ministr@s e membros foram companheiros de caminhada. Ao mesmo tempo, é grande a expectativa em iniciar o ministério pastoral, na Par. Princípio da Esperança em Rolim de Moura-RO. Conhecer novas pessoas, um jeito diferente de ser e viver igreja e assim colocar nossos dons a serviço de Deus e da proclamação do seu Evangelho” (Pastora Anelise)
Ministros e ministras que atuam neste e em outros sínodos sinalizaram a alegria de compartilhar o ministério da palavra com as pastoras Anelise, Maize e Camila. O presidente do Conselho da Igreja Sr. Almiro Wilbert enfatizou a nova etapa na vida das colegas pastoras, a serviço do Evangelho e no zelo pelos regulamentos que orientam o ministério eclesiástico.
O Pastor Sinodal Vilson E. Thielke compartilhou o sentimento de gratidão e de testemunho das vocações que são despertadas na região geográfica do Sínodo Noroeste Riograndense. “Este sínodo enviou muitas pessoas para o estudo da Teologia e que hoje servem em diferentes contextos da nossa IECLB”.
Graça e Paz,
P. Me. Sidnei Budke
Em nome do grupo de apoio:
P. Sinodal Vilson Thielke
P. Jonh Espig
Pa Marli D. Schmidt
Nelci Novotny
Ildo Berger
Irio Grings
Sandro Hoezel
Paulo Gollmann
Claudete Engler
Bianca Kanitz
Maristela Pohl