“As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer.” (Is 60.3)
Entre os dias 18 e 19 de maio reuniram-se no Lar Luterano Belém, Campinas, SP, cerca de 90 lideranças de instituições e Paróquias do Sínodo Sudeste – IECLB para realização da sua Assembleia Geral Ordinária. Em clima de comunhão e comprometimento com sua igreja refletiram o tema “Igreja a serviço da missão de Deus”, com assessoria do P. Odair Braun, 1º vice presidente da IECLB.
O Sínodo Sudeste é composto por 04 núcleos e cada qual definiu metas missionárias para o ser igreja na sua região geográfica. O Núcleo Minas Gerais definiu “Formação de Lideranças em Gestão Comunitária”; o Núcleo Rio de Janeiro “Necessidade de Intercâmbio” com ênfases na promoção da comunhão, comunicação e formação entre as suas comunidades; a UP São Paulo definiu como metas “Investir em Comunicação Conjunta” e “Formação voltada para a prática”, voltada ao anúncio da fé para além dos muros da comunidade; e a UP Campinas decidiu investir forças no “Trabalho com a Juventude”. O Sínodo Sudeste assume como sendo seus também estes pontos de trabalho missionário em parceria com os núcleos/uniões paroquiais.
Os cultos de abertura e de encerramento foram celebrados com a participação de Campos Missionários do Sínodo. Os CAMs de São José dos Campos e Vale do Atibaia (Valinhos) puderam celebrar das suas alegrias e desafios no trabalho de comunidade em formação. Ouvimos que Deus chama, abençoa e envia para sermos bênção (Gn 12), que nos desafia a jogar a rede em outra direção (Jo 21.1-13) e que sejamos comunidades atrativas (Is 60).
A Assembleia também aprovou os relatórios da presidência, da tesouraria e do Pastor Sinodal. Outro grande desafio era estudar e aprovar o Regimento Interno do Sínodo Sudeste. Com responsabilidade as tarefas foram cumpridas e novas metas lançadas.
Oramos para que Deus, em sua graça e carinho, abençoe o que nós com boa vontade fazemos.
Veja Mensagem da Assembleia do Sínodo Sudeste