Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Saudação por ocasião do culto de Investidura do Bispo Gerhard Ulrich

25/08/2013

 

Saudação por ocasião do culto de Investidura do Bispo Gerhard Ulrich

em Schwerin/Alemanha, no dia 25/08/2013

 

P. Dr. Nestor P. Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

Prezado Bispo Gerhard Ulrich,
Prezada Comunidade,
Irmãos e Irmãs em Cristo!

É uma honra e uma alegria muito grande poder trazer uma palavra de saudação neste momento em que o Pastor Gerhard Ulrich, meu colega e amigo, é investido na função de Landesbischof (Bispo territorial) da Evangelisch-Lutherische Kirche in Norddeutschland.

Acompanhamos à distância todo processo de fusão da Nordelbische Kirche, da Landeskirche Mecklenburgs e da Pommersche Kirche. Oramos a Deus para que Ele inspire esta nova comunhão de Igrejas e confiamos que a mesma será instrumento da proclamação do evangelho que liberta, transforma vidas, realidades e estruturas.

Em nome da IECLB quero manifestar nossa alegria e gratidão pela caminhada de parceria iniciada em 1992 entre IECLB e Igreja do Norte do Elba e reafirmar o desejo que você também expressou ao nos visitar no Brasil por ocasião do Concilio da Igreja em Foz do Iguaçu em 2010, qual seja,

de continuar caminhando junto” (...).

Sua visita marcou profundamente a parceria entre nossas igrejas. Sua sensibilidade e postura pastoral nos encantaram. Destaco igualmente a vocação ecumênica de nossas igrejas e a importância das parcerias com irmãos e irmãs em Cristo espalhados pelo mundo. Você expressou isto ao dizer que

O diálogo entre Sul e Norte é importante para nós, pois vemos que o nosso mundo de hoje se aproximou muito e nós dependemos uns dos outros. Por isso, como igrejas, temos que agir em conjunto e decidir quais os passos que devemos dar juntos, se quisermos tomar a sério o chamado para vivermos em justiça e santidade”. (...) “Acontece que não vivemos somente da palavra, mas também de cada encontro, de cada diálogo, da crítica e das palavras de ânimo em nosso caminho”.

Sim, mais do que em outras épocas, precisamos caminhar juntos, em parceria, em diálogo, intercambiando experiências, propostas, sonhos – em nome e a serviço do Senhor da Igreja.

A palavra bíblica que trago para você é a mesma que inspira os trabalhos da Igreja no Brasil neste ano. É a palavra do profeta Isaías, 41.10.

Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão”.

Este texto bíblico acompanha o tema do ano da IECLB – “Eu vivo comunidade”, e tem em seu conteúdo o evangelho anunciado por Cristo! Em Cristo Deus torna-se presença viva entre nós, em meio aos exílios que vivemos em nossos dias! Deus chama a uma relação de confiança que supera o medo! É presença amorosa, acolhedora, restauradora, que cura, perdoa!

No Brasil, experimentamos no mês de junho algo que vem acontecendo mundo afora: multidões, principalmente jovens, foram às ruas, tomaram as praças e manifestaram sua indignação diante da realidade difícil que experimentam no dia a dia. Começou como uma manifestação contra os altos preços das passagens de ônibus, e acabou se ampliando para uma agenda maior de reivindicações como acesso à saúde, educação, segurança pública, contra o isolamento da sociedade da esfera pública; contra os desmandos na esfera pública. O governo brasileiro em todas as suas instâncias foi pego de surpresa, os partidos políticos foram pegos de surpresa, os sindicatos, os intelectuais, a imprensa e também a igreja. Tudo isto aconteceu quando no Brasil, país do futebol, acontecia a Copa das Confederações. E o Brasil venceu. Ainda assim, o grito da multidão não foi Gooooool, mas - Vem pra rua!

Na carta pastoral que escrevemos por ocasião desses protestos, afirmamos:- Apostemos mais no diálogo; exijamos mais diálogo. Não percamos a oportunidade de novamente discutir temas políticos; - Dialoguemos mais com nossos representantes políticos em espaços de decisão. Fiquemos atentos ao que fazem depois de eleitos; - Apoiemos as autoridades nos seus acertos, mas não deixemos que façam de conta que nos ouviram; - Coloquemos como luzeiros no horizonte do nosso caminho diário a verdade e a justiça. Que a verdade e a justiça sejam a utopia que nos faz caminhar.

Penso que, como igreja, precisamos responder positivamente a esse chamado que ecoa das ruas! Abrir ouvidos e coração para ouvir e sentir aqueles que nos acompanham no caminho, como membros, lideranças leigas, ministras e ministros, a fim de promover uma organização eclesial cuidadora, mas também atentar para aqueles e aquelas que não caminham conosco. E – especialmente - ouvir e sentir aqueles que andam pelas margens dos caminhos, a fim de promover caminhos menos excludentes, tanto dentro da igreja como na sociedade.

Estimado Landesbischof Gerhard Ulrich, que Deus o abençoe na condução da Evangelisch-Lutherische Kirche in Norddeutschland, lhe conceda sabedoria, inspiração, força!

No Brasil costuma-se ver escritos, nos para-choques dos caminhões, versinhos ou ditados. Viajando, o P. Dr. Rodolfo Gaede viu um desses dizeres. A frase era curta, mas o motorista estava pedindo a Deus que cuidasse do colega que estava na frente com seu caminhão, que cuidasse também do colega que vinha atrás e daquele que o estava ultrapassando, ao lado. No fim lembrou de si mesmo e disse para Deus: se ainda te sobrou algum cuidado, então cuida também de mim. Esses dizeres inspiraram o colega Rodolfo, que compôs o hino a seguir, que traduzem meus votos de bênção:

Daqueles que estão à minha frente, cuida bem Senhor;
Daqueles me seguem no caminho, cuida bem Senhor;
Daqueles que se encontram ao meu lado, cuida bem Senhor;
E caso for também do teu agrado, cuida bem de mim Senhor.

Daquelas que estão à minha frente, cuida bem Senhor;
Daquelas me seguem no caminho, cuida bem Senhor;
Daquelas que se encontram ao meu lado, cuida bem Senhor;
E caso for também do teu agrado, cuida bem de mim Senhor.

Deus o proteja, querido irmão Gerhard Ulrich!


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência / Organismo: Igreja Evangélica Luterana no Norte da Alemanha
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Saudação
ID: 24519

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br