Atendendo a uma demanda dos Pastores Sinodais, principalmente dos que iniciaram a sua gestão em 2011, a Presidência e a Secretaria Geral da IECLB organizaram um encontro que buscou fornecer um panorama do funcionamento destas instâncias e orientar sobre questões concretas a respeito do acompanhamento ministerial e procedimentos quem envolvem o cotidiano nos Sínodos.
Realizada nos dias 2 e 3 de maio, na sede nacional da Igreja, em Porto Alegre/RS, a iniciativa reuniu 8 dos 18 Pastores Sinodais: P. Bruno Bublitz (Sínodo Centro-Campanha-Sul), P. Breno Willrich (Sínodo Vale do Itajaí), P. Dietmar Teske (Sínodo Sul-Rio-Grandense), P. Ms. Edson Streck (Sínodo Rio dos Sinos), P. Guilherme Lieven (Sínodo Sudeste), P. Joaninho Borchardt (Sínodo Espírito Santo a Belém), P. João Willig (Sínodo Planalto Rio-grandense) e P. Marcos Bechert (Sínodo Vale do Taquari), e proporcionou a oportunidade dos Pastores Sinodais conhecerem melhor as metas e responsabilidades de cada uma das Secretarias vinculadas à Secretaria Geral.
Após a acolhida, feita pelo Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, e as palavras de boas-vindas, proferidas pela Secretária Geral, Diác. Ingrit Vogt, houve uma rodada de apresentações e o espaço para compartilhar expectativas por parte dos Pastores Sinodais. Na sequência, os Secretários iniciaram as exposições.
A Secretaria de Formação, representada pela Cat. Débora Raquel Klesener Conrad, apresentou o Plano de Educação Cristã Contínua (PECC), que busca orientar, teológica e pedagogicamente, todas as instâncias da IECLB na avaliação, no planejamento e na execução de ações de educação cristã para todas as fases da vida, com vistas ao melhor cumprimento da missão de Deus. O Estudo Autoprogramado, cujo objetivo é oportunizar a aquisição ou ampliação de conhecimentos e aptidões em uma área de interesse do bolsista e da Igreja, as Bolsas de Incentivo e os projetos para formação também foram temáticas abordadas. Foram expostas, ainda, as publicações de apoio: a Série Encontros Bíblicos com Crianças, a revista O Amigo das Crianças, os Cadernos de Estudos do Tema do Ano, entre outras.
Representada pela Cat. Dra. Haidi Drebes, a Secretaria da Habilitação ao Ministério, apresentou a Preparação para o Exame de Admissão ao PPHM, o ingresso no quadro de Ministros e Ministras – Ordenação, os investimentos envolvidos na habilitação dos Ministros, a importância do acompanhamento aos candidatos e da preparação dos Mentores, os critérios na escolha dos Mentores e as competências desejadas, além das avaliações durante a Habilitação ao Ministério.
Representando a Secretaria do Ministério com Ordenação, o P. Erni Drehmer explanou sobre a vida dos Ministros e Ministras em tópicos como seguridade, subsistência, os procedimentos corretos para a realização de transferências e preenchimento de vagas. O estágio probatório como instrumento de avaliação da inserção do Ministro e da Ministra no Ministério com Ordenação também foi um importante assunto abordado.
O P. Dr. Mauro de Souza, representando a Secretaria da Ação Comunitária, composta pela Coordenação de Diaconia, do Programa Voluntários de Missão, do Programa Diaconia Inclusão, de Gênero, de Gerações e Etnias, além de Projetos e Vai e Vem, apresentou as principais atribuições da Secretaria: a) articulação - articular diferentes grupos, organizações e iniciativas no âmbito da IECLB e promover uma agenda comum de diálogo; fortalecer redes e ampliar parcerias entre a IECLB e organizações ecumênicas e da sociedade civil; b) formação - coordenar seminários e prestar assessoria aos Sínodos nos assuntos referentes à Ação Comunitária; promover a elaboração de material e subsidiar Paróquias e organizações nos assuntos referentes à Ação Comunitária; c) gestão - prestar orientação e assessoria sobre documentos normativos e regulamentações nos assuntos a área da Ação Comunitária; contribuir para a dinamização das atividades da Igreja nos assuntos referentes à Ação Comunitária; coordenar a execução da Campanha Nacional d
e Ofertas para a Missão Vai e Vem; intermediar junto às agencias doadoras os projetos aprovados pelos Conselhos Sinodais e pelo Conselho da Igreja; fazer o encaminhamento dos pedidos ao Fundo de Bíblias; administrar a execução do Plano de Ofertas da IECLB.
As assessorias jurídica e contábil, além do Departamento de Finanças também estiveram presentes no encontro, respondendo a questões específicas.
Um momento muito importante do encontro foi a apresentação conceitual do novo Portal Luteranos, que está sendo construído a partir das seguintes premissas: navegabilidade facilitada, unidade enquanto IECLB, conceito de comunicação como instrumento para fortalecer as vivências e ações comunitárias e, principalmente, realizar a missão. O público almejado inclui as pessoas em geral, membros, lideranças leigas e ministeriais, Comunidades, Paróquias, Uniões Paroquiais, Sínodos e instâncias nacionais, além de organizações identificadas confessionalmente. Segundo o P. Dr. Rolf Schünemann, que apresentou a concepção aos presentes, juntamente com a Assessora do Pastor Presidente, Cerise Pahl, “o novo Portal Luteranos está viabilizando espaço virtual para promover uma unidade que se constrói diariamente dentro da diversidade de expressões da missão na IECLB”.