Reunião da Presidência e dos Pastores Sinodais com a participação da Secretaria Geral da IECLB
Vai e Vem 2013
13/03/2013
1 | 1
Logo de manhã quero te buscar, tua voz ouvir, teu amor sentir. [...] Em teus braços eu descanso, meu Senhor Jesus. Os hinos 478 (Logo de manhã) e 283 (O dia passou, louvai a Deus) abriram os trabalhos no dia 13 de março na Reunião da Presidência e dos Pastores Sinodais com a participação da Secretaria Geral da IECLB, realizada no Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul/SC, de 11 a 15 de março.
A meditação foi conduzida pela Pa. Silvia Genz, Pastora 2ª Vice Presidente da IECLB, tendo como motivação o Lema 2013 da IECLB, Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão - Isaías 41.10, que tem como Tema Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade, enfatizando a importância das mãos. A partir de uma dinâmica, em que cada participante desenhou o contorno da própria mão e, dentro deste, escreveu uma palavra à sua escolha. Ao final, todos se deram as mãos, reforçando, com esta ação, que, juntos e juntas, podemos muito!
Eu testemunho! Eu oferto! Esta é a chamada motivacional da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013. “A oferta de dons e o cuidado em favor do outro, em favor da missão é muito importante. A oferta financeira, por sua vez, é fundamental para a sustentabilidade dos projetos missionários da IECLB suportados pela Campanha Vai e Vem. Nesse sentido, o objetivo do conceito de arte para a Campanha Vai e Vem 2013 é mostrar que a oferta é uma forma de testemunho, que oferta é diaconia, que a oferta fortalece o corpo da Igreja de Cristo”, explicou o P. Mauro Schwalm, Secretário de Missão.
No cartaz conceitual da Campanha 2013, em alinhamento com o Tema do Ano 2013, os Projetos apoiados em 2013 com os recursos da Campanha Vai e Vem (coletados em 2012) estão sob o abrigo da cruz (Deus/Cristo), sob o cuidado da Igreja e, por fim, sob o amparo das comunidades.
A semente única chama a atenção para a importância da ação individual, ou seja, a oferta de cada pessoa - ainda que pequena - contribui para a sustentabilidade dos projetos missionários, participa do cuidado da missão, do cuidado da Igreja.
Quem está sendo chamado a cultivar estas sementes, ou seja, cuidar dos projetos missionários, para que a IECLB possa cumprir a sua missão como Igreja, são os membros das comunidades, que formam o corpo desta Igreja.
Em 2013, os Projetos Missionários apoiados com os recursos da Vai e Vem são:
Biguaçu/SC (Sínodo Centro-Sul Catarinense)
Boa Nova/RS (Sínodo Planalto Rio-grandense)
Ceilândia/DF (Sínodo Brasil Central)
Chapada/RS (Sínodo Planalto Rio-grandense)
Matupá/MT (Sínodo Mato Grosso)
Norte Fluminense/RJ (Sínodo Sudeste)
Paz/RS (Sínodo Sul-Rio-Grandense)
Pedro Osório/RS (Sínodo Sul-Rio-Grandense)
Petrolina/PE (Sínodo Brasil Central)
Rurópolis/PA (Sínodo Mato Grosso)
Sul do Pará/PA (Sínodo Mato Grosso)
Veranópolis/RS (Sínodo Nordeste Gaúcho)
Vila Rica/MT (Sínodo Mato Grosso)
Ao final da apresentação, foram entregues ao grupo o folheto, o envelope de ofertas, o adesivo e – a novidade da Campanha 2013 – o cofrinho, item que foi muito comemorado pelos Pastores Sinodais.
Também foram registradas as datas importantes em relação à Vai e Vem 2013: Lançamento, 19 de maio; Encontro dos Coordenadores e das Coordenadoras Sinodais da Campanha Vai e Vem, 4 de maio; Encerramento, 29 de setembro; Limite para o Repasse das Ofertas por parte dos Sínodos para a Coordenação Nacional da Campanha Vai e Vem, 30 de outubro.
Até o final deste mês, os materiais da Campanha estarão disponíveis no Portal Luteranos, na página da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem.
Na parte da tarde, fizeram parte a pauta os temas Acompanhamento a Estudantes, Retiro com Estudantes de Teologia da IECLB, sob o tema Espiritualidade (que acontecerá em Porto Alegre/RS, nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro de 2013), Acompanhamento a Ministros e Ministras, Projeto de implantação do novo sistema de avalição, Encontro Intermediário para Mentores e Mentoras e Seminários Regionais do PPHM, Convenção Nacional de Ministros e Ministras (que será realizada em Curitiba/PR, nos dias 15 a 17 de outubro de 2013, sob o tema Entre alegria e sofrimento: espiritualidade e ética no Ministério na IECLB).
O segundo dia do encontro foi oportunidade, ainda, para que o Assessor Teológico da Presidência, P. Dr. Romeu Martini, relatasse a sua viagem a Nampula, em Moçambique, onde participou do Joint Mission Board (JMB), representando a IECLB, um consórcio de Igrejas que apoia a Igreja Evangélica Luterana em Moçambique.
Na reunião, realizada entre os dias 24 a 26 de fevereiro de 2013, estiveram representadas a Igreja Evangélica Luterana nos Estados Unidos (ELCA), a Igreja Evangélica Luterana na Baviera (ELKB), as Igrejas Luteranas da África Austral (LUCSA), a Federação Luterana Mundial/Escritório em Nampula (FLM), o Conselho da Igreja Evangélica Luterana em Moçambique (IELM), além da IECLB.
O foco principal dessa reunião, que ocorre anualmente, sempre é a avaliação da caminhada da Igreja Luterana em Moçambique, além do significado e da importância dos parceiros. O P. Romeu Martini avaliou positivamente a reunião, tanto para a IELM quanto para as Igrejas parceiras. “Sempre, de novo, é impactante ouvir e ver o que a IELM procura fazer na missão de Deus nesse contexto com tantas dificuldades, dentre as quais se destaca a pobreza extrema, na qual vive a maioria da população moçambicana”, destacou.
Para a noite, estava prevista uma visitação conjunta à Faculdade Luterana de Teologia (FLT). Lá, o grupo foi recebido pelo seu Coordenador do Bacharelado em Teologia, o Prof. Ms. Klaus Andreas Stange, que apresentou o campus da Faculdade e as instalações do Lar Filadélfia.
Na sequência, o Diretor Geral da FLT, o Prof. Dr. Claus Schwambach, fez uma explanação sobre a história, a missão, a visão, os valores e os objetivos da instituição, bem como o seu vínculo com a IECLB, e presenteou a todos com publicações da Editora União Cristã.
A Presidência, a Secretaria Geral e os Pastores Sinodais também participaram do culto, cuja pregação foi do P. Prof. Dr. Roger Wanke, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, tendo como motivação o Tema do Ano 2013.
Na ocasião, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, levou a sua palavra de saudação, com base do Lema do Ano de 2013, e toda a comitiva se apresentou aos estudantes.
Após o culto, que teve belos momentos com cantos, conduzidos pelos jovens, os Pastores Sinodais participaram de um diálogo com os estudantes deste Centro de Formação da IECLB.
*Na terça-feira, 12 de março, o encontro foi restrito entre a Presidência, a Pastora e os Pastores a Sinodais.