A partir da passagem bíblica de João 14.1-14, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná, P. Lauri Becker, dirigiu a Oração da Manhã do terceiro dia de Reunião entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais com a participação da Secretaria Geral, realizada entre 14 e 17 de março de 2017, em Foz do Iguaçu/PR.
Chamando atenção para o versículo seis, no qual lemos que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, o P. Lauri perguntou pela verdade de Deus e a verdade dos humanos, afirmando “A verdade de Deus sempre vai filtrar as verdades humanas. Essa verdade chama a nos aproximarmos de Cristo. Este chamar e aproximar tem como consequência: a) crer em Jesus e naquilo que ele fez e faz por nós (amar a Deus e ao próximo como a si mesmo), b) fazer o que Jesus fez e faz por nós e c) aceitar as consequências e os compromissos - nos relacionamentos - que advêm de fazer o que Jesus fez e faz por nós”.
Na quinta-feira, a nova proposta gráfica e conceitual do Jorev Luterano, jornal nacional da IECLB, foi apresentado ao grupo de Pastores e Pastoras Sinodais. “Este é um ano especial para todos e todas nós. Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500 é o Tema da IECLB para 2017. É um convite para olharmos com gratidão para nosso passado, presente e também futuro. A palavra bíblica que acompanha o Tema do Ano é uma afirmação de fé, de convicção: Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28a). Neste contexto de celebrações, de alegrias e de gratidão está também o Jorev Luterano. Como vocês podem perceber na primeira edição de 2017, ele passou e ainda está passando por um processo de Reforma”, afirmou o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, explicando que o Jorev, ao lado do Portal Luteranos e da página oficial da IECLB no Facebook, faz parte das ferramentas de comunicação que temos na IECLB em nível nacional. Há muitas outras no contexto de Comunidades, Paróquias e Sínodos, frisou, reiterando que todas são fundamentais para que a IECLB possa dar conta da Missão que Deus confiou à Igreja.
Como dar conta?, perguntou o P. Nestor, compartilhando que esta tem sido a pergunta que o acompanha e desafia no sentido de buscar solução para vários assuntos fundamentais na IECLB: “Destaco dois: Missão e Comunicação! [...] Nesse sentido, o Jorev quer ser um jornal que, pela informação qualificada, fomenta a paixão pela Missão que Deus confiou para à IECLB. O Jorev quer convidar à reflexão, ao compartilhar de experiências, ao estudo de temas pertinentes à nossa confessionalidade e, principalmente, ao fortalecimento da Missão enquanto grande desafio da IECLB”.
Após conhecerem, página a página, a proposta editorial do Jorev, Pastores e Pastoras Sinodais receberam exemplares do Jorev e foram convidados a participar do processo de distribuição do veículo. “Somos Igreja sempre em Reforma e, com o Jorev, não poderia ser diferente!”, enfatizou o Pastor Presidente.
Neste dia, entre os principais assuntos abordados junto ao grupo, estiveram: (a) Programa de Qualificação Funcional (apresentação do Programa, visão de conjunto sobre Conselhos e representações permanentes, Encontro para Assistentes das Sedes Sinodais e capacitação dos Sínodos para acesso ao banco de dados), com apresentação do Assessor de Gestão, Teól. Dr. Carlos Bock, e da Assistente da Secretaria Geral, Sabrina Bolla, (b) novas publicações da IECLB (apresentados pelo Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria, P. Dr. Emilio Voigt, e pelo Secretário da Ação Comunitária, P. Dr. Mauro Souza), c) encaminhamentos sobre o XXXI Concílio da IECLB (apresentados pela Secretária Geral, Diác. Ingrit Vogt), d) Estatísticas e Roteiro para o Planejamento Missionário (tópicos apresentados pelo Secretário Adjunto para Missão e Diaconia, P. Altemir Labes), além de primeiros passos em direção aos estudos para o Tema do Ano 2018 (Núcleo de Produção e Assessoria).
Os trabalhos foram encerrados com a apresentação do Sínodo Vale do Taquari, pelo Pastor Sinodal, P. Gilciney Tetzner, que vai hospedar o próximo Congrenaje, em 2018.
Com reflexão inspirada em frases de Lutero publicadas no Jorev e canto, conduzidos pelo Assessor Teológico da Presidência, P. Dr. Romeu Martini, foram encerrados os trabalhos.