A manhã do segundo dia do encontro da Presidência da Igreja com os Pastores Sinodais, que ocorre de 15 a 18 de março, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS, iniciou com um culto na Faculdades EST.
Depois, foi o momento da Presidência, da Secretaria Geral e dos Pastores Sinodais se reunirem em grupos para continuar a reflexão, iniciada no dia anterior, Por onde passam hoje os caminhos para ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil?que deveria eleger as prioridades para os próximos quatro anos.
À tarde, foi o momento da apresentação dos trabalhos realizados nos grupos. Foi recorrente o desejo dos Pastores Sinodais que Comunidades, Paróquias, Ministros e Ministras tivessem consciência que este fórum toma decisões importantes para a vida da Igreja.
Formação específica para os Pastores Sinodais, missão urbana e rural, Igreja na pós-modernidade, liderança ministerial e assessorias para assuntos especiais, como clima, foram algumas das temáticas levantadas, para as quais os Pastores sugeriram a promoção de encontros regionais.
A necessidade da identificação de uma agenda de prioridades, a clareza na comunicação de decisões, principalmente por parte da Presidência, e a maior disponibilidade de tempo para se dedicar às funções pastorais foram pedidos prementes dos Ministros.
Ao final da rodada de debates, a Assessoria da Presidência ficou responsável por sistematizar as propostas levantadas. O trabalho consiste em dividir os diversos assuntos em áreas e, dentro de cada área, organizar as prioridades. Além disso, a pedido dos Pastores Sinodais, ainda será a apresentado o cronograma de implementação, apontando os responsáveis pela execução de cada atividade - Presidência, Secretaria Geral e/ou Pastores Sinodais.
Veja também:
Dia 15/3 - Por onde passam hoje os caminhos para ser IECLB?
Dia 17/3 - Campanha Nacional de Ofertas para a Missão – Vai e Vem 2011
Dia 18/3 - Em tuas mãos, ó Senhor, sempre estamos