O segundo dia da Reunião entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais com a participação da Secretaria Geral (nos dois últimos dias, juntam-se ao grupo os Presidentes e Tesoureiros Sinodais), realizada 29 de setembro a 3 de outubro de 2015, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS, começou com meditação conduzida pelo P. Me. Edson Streck, Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, a partir de Gênesis 32.26 e 33.10b. ‘Quem só em Deus, o Pai, confia’ (HPD 214) foi entoado pelo grupo.
Abertas as atividades, o P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação, compartilhou as ações realizadas e o planejamento com relação ao Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB.
O Secretário também abordou assuntos relacionados a demandas específicas da Secretaria, como Subsistência Ministerial, e, em conjunto com a Secretária de Formação, Cat. Ma. Débora Conrad, e com a Secretária da Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes, discorreu sobre questões administrativas envolvendo a atuação de estudantes em Paróquias da IECLB.
Entre os assuntos da pauta, mereceu destaque o novo hinário da IECLB. O andamento dos trabalhos foi relatado pelo P. Claudio Kupka e pelo Maestro Delmar Dickel, integrantes da Comissão do novo hinário, que tem lançamento previsto para 2017.
Ainda na quarta-feira, o P. Romeu Martini, Assessor Teológico da Presidência, estimulou a reflexão em torno da temática 'Culto cristão na IECLB', mencionado aspectos como formação, identidade litúrgica, articulação litúrgica sinodal, subsídios litúrgicos, além de temas de estudo e aprofundamento, abrindo o assunto para comentários.
Para a noite, a programação previa a participação do grupo na Celebração de Ação de Graças pelo aniversário de 15 anos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), às 19 horas, na Paróquia Matriz, em Porto Alegre/RS.
“Celebrar esta data nos compromete e desafia a refletir sobre a nossa atuação no atual contexto de fundamentalismo e condenações, de apologia ao ódio”, disse a Secretária Executiva da FLD, Pa. Cibele Kuss. “A nossa atuação, na perspectiva da diaconia transformadora, deve incentivar a reflexão política e teológica sobre o chamado e o mandato profético. Também é tempo de preparar o horizonte para os próximos 15 anos”, destacou a Secretária.
Como parte das comemorações, no dia 1º de outubro, também será realizado o seminário ‘Diaconia transformadora em diálogo com direitos humanos, políticas públicas e religiões - FLD + 15 anos de desafios’, também em Porto Alegre.
Para saber mais sobre os outros dias da reunião, clique aqui!