Reunião da Presidência da IECLB com Pastores e Pastoras Sinodais - março/2015
com a participação da Secretaria Geral
14/03/2015
1 | 1
Um culto com Santa Ceia marcou o último dia de reunião entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais com a participação da Secretaria Geral, realizada de 9 a 14 de março de 2015, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS.
Celebraram a Santa Ceia o P. Nilo Orlando Christmann, Pastor Sinodal do Sínodo Mato Grosso, e a Pa. Tânia Cristina Weimer, Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho: “Culto é encontro entre Deus e a sua Comunidade. Nesse encontro, Deus está ali, no meio. No nosso caso, ele está aqui, em nosso meio! Assim é o nosso Deus, o Deus que gera e mantém a vida. Ele nos convida para ouvir a sua Palavra e para recebê-lo no pão e no cálice da sua Ceia. Eis por que somos seus convidados e suas convidadas na Ceia do Senhor”.
A prédica foi conduzida pela Pa. Silvia Genz, Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB: “Na segunda-feira, iniciamos os nossos trabalhos com a pergunta ‘Sobre o que estamos conversando pelo caminho?’. Nesses dias, conversamos muito sobre a nossa IECLB. Juntos e juntas, somo IECLB no caminho e a caminho. No momento, caminhamos como Direção, mas não somos os ‘donos da verdade’. O nosso alvo é claro: buscamos decidir em busca do melhor para o todo! Lembro também que não somos os primeiros nem seremos os últimos nesta posição. Somos parte do corpo e cada parte tem a sua função!”.
A partir da passagem bíblica de Números 21.4, a Pastora frisou que é preciso ter paciência: “Nós também perdemos a paciência. Muitas vezes, nós também queremos ‘voltar’, assim como o povo que queria voltar para o Egito. Nós também somos atacados por ‘cobras venenosas’. É nesse mundo, onde muitos preferem a escravidão, que Deus nos coloca a caminho para anunciarmos a sua Palavra, para sermos IECLB, para sermos Igreja de Jesus Cristo no Brasil. Estamos no e a caminho para anunciar a Boa Nova, para denunciar as injustiças, mas também para procurar a luz em meio à escuridão”.
Como símbolo de que é necessário ter a luz de Deus nesta caminhada, por vezes, com muitos obstáculos, a Pastora 1ª Vice-Presidente entregou uma vela a cada Pastor e Pastora Sinodal para que cada um e cada uma lembrasse, ao retornar para a sua casa, no seu Sínodo, que, como IECLB, devemos ter coragem para procurar a luz e agir de acordo com a vontade de Deus, e compartilhou o versículo bíblico de João 8.12: ’De novo Jesus começou a falar com eles e disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida’.
Também fizeram parte da liturgia a Cat. Dra. Haidi Drebes, Secretária da habilitação ao Ministério, e o P. Dr. Romeu Martini, Assessor Teológico da Presidência, responsável pela parte musical.
No retorno às atividades, foram tratados temas diversos, além de definidas as datas dos próximos encontros, até 2018.
No encerramento, que se deu com cânticos, o P. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, agradeceu a presença, mas, principalmente, o empenho de Pastores e Pastoras Sinodais na condução produtiva de todos os assuntos da pauta.