O penúltimo dia de reunião entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais com a participação da Secretaria Geral, realizada de 9 a 14 de março de 2015, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, foi iniciada com a meditação proposta pelo P. Inácio Lemke, Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB, que perguntou aos grupo de Ministros e Ministras: o que motiva na função de Pastores e Pastoras Sinodais?
Na agenda do dia, estiveram temas como Ecumene e Movimentos, com tópicos apresentados pelo P. Dr. Romeu Martini, Assessor Teológico da Presidência: Representação de Pastores e Pastoras Sinodais na Comissão de Diálogo com a Missão Evangélica União Cristã (MEUC), Representantes de Pastores e Pastoras Sinodais na Comissão de Diálogo Bilateral IECLB/ICAR, Interlocução com o Conselho de Missão entre Indígenas (Comin), Seminário de Pastores e Pastoras Sinodais e Bispos (agosto/2015), Campanha da Fraternidade Ecumênica (2016), Seminários da IECLB na Ecumene, Missão Global e Representação em Conselhos e Comissões. As ações com vistas ao Jubileu da Reforma, em 2017, também foram compartilhadas pelo Assessor Teológico da Presidência.
Plano de Ofertas, Encontro de Ministras - 2015, Assembleia da Diaconia das Américas e do Caribe (Dotac) - 2015, Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) - 2016, Intercâmbios e Encontro de Mulheres Luteranas em Foz do Iguaçu - 2017 foram alguns dos assuntos abordados pelo Secretário da Ação Comunitária, P. Dr. Mauro de Souza.
Dados referentes às Estatísticas da IECLB (2013 - ano-base 2012) foram apresentados pelo P. Altemir Labes, Secretário Adjunto de Missão e Diaconia. Fizeram parte das informações a presença da IECLB por região, o comparativo entre o número de Paróquias existentes e Paróquias que responderam à pesquisa estatística - por Sínodo, o percentual de participação das Paróquias na pesquisa estatística, o número de membros informados - por Sínodo, o comparativo entre o número de membros da IECLB informados pelos Sínodos em 2008 e 2012, o comparativo do número de membros da IECLB informados em 2008 e 2012, o número total de Ministros e Ministras em atividade, por gênero, por situação (ativos, eméritos, afastados e outros), por Ministério, o número de ofícios, cultos, admissões e grupos (mulheres, homens, casais, famílias, coral, canto, música, estudo, curso bíblico e oração) por Sínodo.
Na Secretaria de Missão, coordenada pelo P. Mauro Schwalm, os assuntos tratados foram: Núcleo de Projetos, Projetos Missionários, Missão Global, prestação de contas da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2014 e apresentação da Campanha Vai e Vem 2015.
O P. Mauro explicou ao grupo que o Núcleo de Projetos é a área de apoio técnico e administrativo no atendimento às demandas encaminhadas por meio de projetos, solicitações de apoio e pedidos de subsídios pelas Paróquias, Sínodos e setores de serviço da IECLB. A função deste Núcleo é facilitar as respostas das Secretarias aos diversos tipos de projetos, solicitações de apoio financeiro para bolsas de estudos e pedidos de subsídios recebidos na Secretaria Geral. Também deve assessorar, acompanhar e monitorar os projetos, gerar, sistematizar e disponibilizar dados, indicadores e informações relevantes sobre apoio a projetos e respectivas fontes financiadoras.
A respeito dos Projetos Missionários, o Secretário de Missão falou que estes visam à criação de um novo Campo de Atividade Ministerial (Comunidade ou Paróquia) tendo em vista os objetivos do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) e que tenha perspectiva de tornar-se autônomo (independente de recursos externos) em um período de quatro a seis anos. O objetivo é a ampliação do trabalho de uma Comunidade ou Paróquia e que dependa de subsídios temporariamente. Os Projetos precisam contemplar a solicitação de subsídios para complementação orçamentária visando à consolidação de ação missionária do Campo de Atividade Ministerial (CAM) e devem estar alicerçados em exercício de Planejamento Estratégico tendo em vista a perspectiva de consolidação e sustentabilidade. Números referentes aos Projetos, por Sínodo, referentes ao ano de 2015, foram exibidos e comentados.
Em relação à Missão Global, o P. Mauro citou algumas das várias parcerias, convênios e acordos mantidos pela IECLB com Igrejas no exterior, o que inclui o intercâmbio de Ministros e Ministras.
“Atravessamos mais uma vez a barreira dos 900 mil reais em recursos para a missão!”, comemorou o P. Mauro Schwalm. “Isso é maravilhoso! É motivo de gratidão imensa! A Campanha Nacional de Ofertas para Missão Vai e Vem é uma realidade e é fonte de muita alegria e satisfação! Damos graças a Deus e somos gratos a este imenso abraço que perpassa a IECLB e une mãos, vozes e corações a favor da causa do Evangelho”. Em 2014, a Vai e Vem apoiou 14 Projetos nacionais além de mais de 50 Projetos e iniciativas nos Sínodos. Em 2014, a Campanha de Missão da IECLB arrecadou R$ 904.963,43, sendo que R$ 395.655,43 retornam aos Sínodos, que é a metade do valor arrecadado, descontados os investimentos na realização da Campanha. A outra metade é investida nos projetos apoiados em âmbito nacional, além do Fundo Solidário da Vai e Vem.
A sexta-feira ainda foi oportunidade de compartilhar a Campanha 2015, que, ancorada na reflexão proposta pelo Tema do Ano 2015 (‘Igreja da Palavra – chamad@s para comunicar’) e pelo Lema que o acompanha (‘Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?’ - Lucas 24.17), tem como destaque a frase ‘Somos chamad@s’!
“Em 2015, o Tema do Ano da IECLB lembra que somos Igreja da Palavra e cada um e cada uma de nós é chamad@ a comunicar. Que a Palavra nos acompanhe e que possamos também falar acerca da Campanha ‘pelo caminho’. Que possamos agir em favor da Campanha. Temos muito a comunicar e a Palavra se comunica falando e agindo. Que a nossa ação seja instrumento para a comunicação do amor de Deus em palavra e ação!”, frisou o Secretário de Missão.
“Então, sobre o que vocês estão falando pelo caminho? O que está ardendo no seu peito e dentro do seu coração, de tal maneira que merece que precisa ser compartilhado, falado, levado adiante?”, perguntou o P. Mauro, que prosseguiu “Certamente, há muito que pode e precisa ser falado. A brincadeira antiga do ‘telefone de latas’ simboliza este desejo humano de se comunicar. Com certeza, você já brincou disso em algum momento. Se não, ainda dá tempo... Porém, o nosso foco não é a brincadeira... O foco é lembrar que a Vai e Vem une as duas dimensões mencionadas aqui, ou seja, a dimensão do anúncio (Palavra) e a dimensão do serviço (Palavra que se encarna: João 1.14)”, alertou. “Somos chamad@s! Vamos seguir o chamado! Vamos lá?”, convidou o Secretário de Missão.
Os 15 Projetos Missionários que receberão apoio nacional em 2015 são: Araucária (Sínodo Paranapanema), Biguaçu (Sínodo Centro-Sul Catarinense), Boa Nova (Sínodo Planalto Rio-grandense), Ceilândia (Sínodo Brasil Central), Chapada (Sínodo Planalto Rio-grandense), Matupá (Sínodo Mato Grosso), Norte Fluminense (Sínodo Sudeste), Nova Vida (Sínodo Rio dos Sinos), Paranaguá (Sínodo Paranapanema), Paz (Sínodo Sul-Rio-Grandense), Pedro Osório (Sínodo Sul-Rio-Grandense), Petrolina (Sínodo Brasil Central), Rurópolis (Sínodo Mato Grosso), Sul do Pará (Sínodo Mato Grosso), Vila Rica (Sínodo Mato Grosso), além do Fundo Solidário.