Reunião da Presidência da IECLB com Pastora e Pastores Sinodais (17-21/09) - IV
com a participação da Secretaria Geral da IECLB, dos Presidentes e Tesoureiros Sinodais
20/09/2013
1 | 1
A Musicista Dra. Soraya Eberle, Coordenadora de Música da IECLB, e o P. Claudio Kupka, Ministro na Paróquia Matriz, em Porto Alegre/RS, e integrante da Comissão do novo Hinário da IECLB, conduziram a meditação na abertura do quarto dia do encontro da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com a Pastora e os Pastores Sinodais, em realização entre os dias 17 e 21 de setembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS.
A dupla propôs uma dinâmica à Presidência, à Secretaria Geral, aos Pastores Sinodais e aos Presidentes e Tesoureiros Sinodais, que se farão parte do encontro nesta sexta e sábado: organizados em grupos, os presentes receberam trechos de hinos para debate interno e posterior compartilhar de impressões com o grande grupo.
A Mus. Soraya Eberle falou sobre esta grande riqueza da IECLB - o seu repertório musical, e a importância da música para a vida da Igreja. O P. Claudio fez um breve relato a respeito dos trabalhos para a elaboração do novo Hinário da IECLB e lembrou as palavras da Comissão: O espaço do canto comunitário é primordialmente o do culto cristão, compreendido como encontro da comunidade com Deus. O hinário reflete o que nos constitui como Igreja de Cristo em sua unidade e diversidade, emana desse encontro e para ele está voltado, identifica-nos como cristãos luteranos, contribuindo para a compreensão de nossa história e contexto.
Na sequência, após todos se apresentarem, mencionando nome, cargo e Sínodo, foram formados dois grupos: a Presidência esteve em diálogo com a Pastora e os Pastores Sinodais e a Secretária Geral, Diác. Ingrit Vogt, dirigiu os trabalhos junto aos Presidentes e Tesoureiros Sinodais.
No intervalo da tarde, o café foi oferecido pela Rede de Comércio Justo e Solidário, vinculada à Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Segundo informações da FLD, desde a sua criação, em 2000, a FLD apoia, via Fundo de Projetos, iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda e de grupos de economia solidária. Uma das maiores necessidades identificadas e citadas pelos grupos sempre foi a comercialização. Assim, surgiu a ideia unir empreendimentos da Economia Solidária, parceiros da FLD e Comunidades luteranas da IECLB, que, por meio da compra de produtos, estariam exercendo a solidariedade. A proposta quer promover alternativas e outra forma de consumo, mais consciente e responsável, aproximando consumidores de empreendimentos que produzem de forma associativa. Formação é outro item previsto pelo projeto. Além de potencializar processos educativos e de sensibilização para o consumo e adoção de hábitos sustentáveis, a FLD, a partir do projeto da rede, está programando atividades de formação com os grupos de geração de trabalho e renda, para a qualificação da gestão, produção e comercialização, entre outros. A Rede também conta com o apoio do Sínodo Nordeste Gaúcho.
Na ocasião, o P. Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, apresentou ao grupo a nova Secretária Executiva da FLD, Pa. Cibele Kuss, que explicou a dinâmica dos trabalhos junto à Rede. O Pastor Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, P. Altemir Labes, falou sobre o apoio do Sínodo à iniciativa e dos objetivos da economia popular solidária, uma alternativa para a geração de trabalho e renda.
No retorno às atividades, o Secretário de Missão, P. Mauro Schwalm, falou sobre os trâmites necessários para encaminhamento de projetos, o andamento da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013, os planos para a Campanha 2014, lembrou o Seminário de Capacitação para Assessores e Assessoras com vistas ao Plano de Ação Missionária da IECLB e Planejamento Estratégico Participativo, realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, além do Fundo de Apoio a Campos de Atividade Ministerial (CAM).
Em conjunto, a Secretária Geral compartilhou com o grande grupo as projeções financeiras dos Sínodos para 2014, informadas pelos Tesoureiros e Presidentes Sinodais, e também a estimativa orçamentária destinada ao Fundo para CAMs em necessidades.
Na finalização dos trabalhos da sexta-feira, o Pastor Presidente promoveu junto aos Presidentes e Tesoureiros Sinodais, a demonstração ‘ao vivo’, no projetor, do novo visual do Portal Luteranos, assim como já havia feito junto aos Pastores Sinodais, dois dias antes.
Após a apresentação das funcionalidades constantes na página inicial do Portal, o grupo pode conhecer a Rede de Recursos, um ambiente no Portal que oferece, por exemplo, subsídios na área da música, da diaconia, da educação cristã contínua, da Liturgia, das Normas, além dos Manifestos e Posicionamentos da Presidência.
Mais uma vez, a exemplo de quarta-feira, a recepção foi muito positiva. O grupo teve acesso a informações atualizadas sobre esta plataforma de comunicação eletrônica da IECLB, que recebe mensalmente em torno de 65 mil visitas e conta com mais de 190 mil páginas visualizadas. Todos foram lembrados que existe um serviço de Atendimento ao Usuário do Portal Luteranos (Suporte Técnico), que está disponível diariamente, de segunda-feira à sexta-feira, exceto nos feriados, das 13h30 às 17h30, pelo endereço eletrônico atendimento@luteranos.com.br.