No terceiro dia do encontro da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com a Pastora e os Pastores Sinodais, em realização entre os dias 17 e 21 de setembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS, a meditação foi conduzida pela Pa. Vera Lúcia Engelhardt Prediger, Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia, e, na parte da manhã, os trabalhos foram restritos entre a Presidência, a Pastora e os Pastores a Sinodais.
Na parte da tarde, o Dr. Jeferson de Boni Almeida, Assessor Jurídico da IECLB, auxiliou o grupo na avaliação de adequações a serem implementadas à Política de Subsistência Ministerial da Igreja, uma meta a ser alcançada até 2018.
O grupo recebeu, ainda, a visita da Jornalista Ingelore Koch, Vice-Presidente do Conselho de Missão entre Índios (Comin), e o P. Sandro Luckmann, Ministro do Comin, que falaram sobre a trajetória do Conselho do direito à terra e os últimos encaminhamentos relacionados aos conflitos envolvendo questões indígenas, além da missão da Igreja nesse âmbito de atuação.
À noite, o Sociólogo Domingos Armani ministrou a palestra ‘E agora, o futuro! Desafios à sustentabilidade das organizações sociais brasileiras’, dividida nos seguintes tópicos: o Desenvolvimento Institucional, a Sustentabilidade, a Mobilização de Recursos e os Desafios Atuais.
Quanto ao Desenvolvimento das Organizações, o palestrante esclareceu que esse conceito significa o cuidado e a tentativa de orientar e gerir o seu processo de mudança e adaptação em relação aos desafios do contexto, destacando que os vetores de desenvolvimento institucional são: (1) identidade - quem eu sou?, (2) ação social - o que e como eu faço?, (3) governança & gestão - como me governo? e (4) mobilização de recursos - como me sustento?
“Sustentabilidade é a capacidade de uma organização para manter o valor social de seu trabalho de forma duradoura. Nesta abordagem, Sustentabilidade não é só captar recursos... Sustentabilidade é uma visão integrada do desenvolvimento institucional da organização”, alertou Armani.
Em relação à mobilização de recursos, o Sociólogo explicou que significa o conjunto das estratégias institucionais voltadas à mobilização de todos os tipos de recursos necessários à sustentabilidade de uma organização. Neste processo, a organização promove, em um mesmo movimento, educação cidadã, mobilização social e mobilização de apoio material, técnico e financeiro.
Por fim, Domingos Armani mencionou os Desafios Atuais: identidade, estratégia e gestão.
Leia também:
Reunião da Presidência da IECLB com Pastora e Pastores Sinodais - 17.09.2013
Reunião da Presidência da IECLB com Pastora e Pastores Sinodais - 18.09.2013
Reunião da Presidência da IECLB com Pastora e Pastores Sinodais - 20.09.2013
Reunião da Presidência da IECLB com Pastora e Pastores Sinodais - 21.09.2013