Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus
pela fé e não por fazer o que a lei manda.
Romanos 3.28
Com a Oração da Manhã, que contou com a participação do Pastor Huberto Kirchheim, ex-Pastor Presidente da IECLB, teve início o segundo dia* de Reunião entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais, com a participação da Secretaria Geral (nos dois últimos dias, juntam-se ao grupo Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras Sinodais), realizada de 26 a 30 de setembro de 2017, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo/RS.
Na sua fala, o P. Kirchheim chamou a atenção para a passagem bíblica de Romanos 3.21-28, destacando o versículo 28, e explicou a sua presença no encontro: apresentar, com vistas às comemorações dos 500 anos da Reforma, em 31 de outubro de 2017, um vídeo que mostrava a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, assinada entre católicos e luteranos, em 31 de outubro de 1999, na Catedral de Augsburgo, na Alemanha.
A Declaração estabelece que as confissões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, mas com diferentes desdobramentos. O ex-Pastor Presidente compartilhou a caminhada até aquele momento histórico, ocorrido durante a sua gestão na Presidência, lembrando que o Bispo luterano Christian Krause e o Cardeal Edward Cassidy, pela Santa Sé, assinaram o documento.
A Federação Luterana Mundial, entidade da qual a IECLB faz parte, e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos comemoraram a assinatura do documento, em função do seu significado para o ecumenismo entre as denominações cristãs. Confessamos juntos: somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras, diz um trecho da Declaração.
Entre os tópicos tratados durante o segundo dia de encontro, estiveram: (a) Planejamento Missionário na IECLB a partir do Fórum de Missão, ocorrido em junho deste ano, em São Leopoldo, sob a temática “Por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias”; (b) encaminhamentos em relação ao esclarecimento de dúvidas em relação à prática do Batismo; (c) Diretrizes para Fundo de Auxílio para Formação Teológica; (d) Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras; (e) Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia; (f) Designação ao Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM); (g) Acompanhamento e avaliação no PPHM.
Para amanhã, está prevista a participação do grupo na Celebração Ecumênica pelos 500 anos da Reforma Luterana, Do conflito à comunhão, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre/RS.
*O primeiro dia do encontro foi reservado para Presidência e o grupo de Sinodais, que tiveram a oportunidade de compartilhar a agenda de prioridades e preocupações na região em que Pastores e Pastoras Sinodais atuam.