“Arrependimento ou morte! Pecado e morte andam de mãos dadas!”, exclamou a Pa. Sílvia Genz, Pastora Presidente da IECLB, no Culto que abriu a primeira das duas Reuniões anuais da Presidência com os Pastores e as Pastoras Sinodais, além da participação da Secretaria Geral da Igreja, realizada entre 19 e 22 de março de 2019, em São Leopoldo/RS.
Na sua Prédica, a Pa. Sílvia destacou: “Falar em não matar pode ser motivo de discussão, pois existem pessoas que julgam correta a matança de algumas pessoas, pois seriam ‘piores’ e ‘mereceriam’ ser eliminadas. Assim também alguns maridos, companheiros e namorados pensam e dizem: ‘se ela não me quer, também não merece viver’. Hoje, nos relacionamos como pessoas ‘vestidas de silêncio’. No diálogo com fanáticos, estabelecemos um silêncio gritante, enquanto articulamos como expressar a Palavra de Deus, tão clara, para que não seja a nossa, mas continue sendo palavra divina. A nossa tarefa é anunciar e propagar o Evangelho de Jesus Cristo em uma realidade em que a luta entre o bem e o mal é eterna”.
Ao citar a passagem bíblica de Lucas 13.1-9, a Pastora Presidente afirmou: “Deus tem a grande novidade da Boa Nova para as pessoas: Jesus Cristo! Deus ama as pessoas e demonstrou a maior prova de amor doando a vida do seu único filho, Jesus Cristo, em favor das pessoas, em favor de nós. Deus não quer que as pessoas sejam condenadas. Deus não quer que as pessoas se percam. Deus não sente prazer em condenar aqueles e aquelas que Ele criou. Deus manifesta todo o seu amor por meio de Jesus Cristo para salvar e dar a vida a todas as pessoas. Como Igreja, a partir da Palavra de Deus, defendemos o direito à dignidade, à cidadania, à vida – para todas as pessoas. Igreja é lugar de esperança, de regarregar as forças, de anúncio do Evangelho, de união e de amor”.
Também participaram da Liturgia do Culto o P. Odair Braun, Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema e Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, e o P. Dr. Mauro Souza, Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB.
Os trabalhos foram abertos com a palestra do P. Dr. Martin Dreher, que falou ao grupo sobre a caminhada da IECLB rumo aos 200 anos de presença no Brasil, a serem comemorados em 2024, data que marca a chegada dos primeiros imigrantes a Nova Friburgo/RJ e a São Leopoldo/RS. Entre os tópicos da fala do Pastor Dreher, estiveram: Luteranismos, Precursores no Brasil, Congregações Luteranas, Missionários Luteranos, Organização Eclesial, Música, Agricultura, Comunidades e Movimentos.
Na parte da tarde, houve espaço especial para o diálogo entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais. A partir da escolha de um símbolo trazido pelos presentes, cada Pastor e cada Pastora teve oportunidade de falar sobre sonhos, metas e objetivos.
Na quarta-feira, foram realizados trabalhos para reflexão em grupos menores e, depois, compartilhados no grande grupo. Entre as temáticas propostas para diálogo, estiveram as Metas Missionárias da IECLB 2019-2024, bem como as Áreas e os Objetivos correspondentes, a saber:
Meta 1 - Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para o seu testemunho na Igreja e no mundo
Áreas de Prioridade para Ação: Educação Cristã Continua, Formação Ministerial e Sacerdócio Geral de todas as Pessoas Crentes
Meta 2 - Igreja aberta, que proclama o Evangelho contextualizado em favor de todas as pessoas e da Criação de Deus
Áreas de Prioridade para Ação: Culto e Comunicação, Renovação e Fortalecimento da Evangelização e Novas Áreas de Missão
Meta 3 - Igreja atraente e acolhedora, que reflete e inclui a diversidade em suas Comunidades
Áreas de Prioridade para Ação: Fortalecimento do Testemunho e Valorização da Diversidade
Meta 4 - Igreja comprometida com a justiça, a paz e a reconciliação que promove vida digna
Áreas de Prioridade para Ação: Defesa e Ação na Justiça Econômica, Racial e Socioambiental, Justiça de Gênero, Protagonismo da Pessoa Jovem e Diálogos e Relações Ecumênicas
Meta 5 - Igreja sinodal bem conduzida, democrática, transparente, conectada e sustentável
Áreas de Prioridade para Ação: Estrutura e Governança, Recursos para a Missão e Comunicação
À noite, Pastores e Pastoras Sinodais dialogaram com estudantes de Teologia da Faculdades EST, também em São Leopoldo.
Na quinta-feira, aconteceu o lançamento do livro Flor de Ipê, com experiências, orações e bênçãos para consolo e fortalecimento de pessoas enlutadas, organizado pelas Pastoras Marli Brun, Pastora colaboradora em Lindolfo Collor/RS e do Programa Gênero e Religião da EST, Dra. Marcia Blasi, Professora, Coordenadora do Programa Gênero e Religião e do Bacharelado em Teologia na EST, e Sílvia Genz, Pastora Presidente da IECLB.
Para a sexta-feira, a reunião é restrita entre a Presidência, Pastores e Pastoras Sinodais.
A próxima Reunião desta natureza acontece em setembro, entre os dias 10 e 14, e inclui a participação de Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras dos Conselhos Sinodais.