Com a leitura de 1Coríntios 3.7-9a, a Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, conduziu a Oração da Manhã no segundo dia* de Reunião entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais, que conta com a participação da Secretaria Geral, realizada entre 14 e 17 de março de 2017, em Foz do Iguaçu/PR.
“Somos companheiros e companheiras de trabalho no serviço de Deus. É por isso que, na Missão que Deus nos confiou, não podemos ter medo do futuro, do que vem por aí e como tudo vai ser. Deus age, nos envia e nos mantém! Nós vamos ao encontro das pessoas que sofrem, choram, são excluídas – contra a maré da amizade somente virtual. Como Ministros e Ministras, somos qual cajado – em que os membros se apoiam, se sentem ligados, apoiados, acompanhados – ensaiando a vontade de Cristo, de ser um corpo ligado e mantido pelo Deus da vida”, explicou a Pa. Sílvia.
Tempo de agradecer - O meu coração bate pela missão! é a chamada da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem - 2017.
“Neste ano, celebramos 500 anos de história da Reforma, iniciada por Lutero. Deus, na sua graça, fez de nós instrumentos para abençoar muitas pessoas, famílias e sociedade. Fazemos festa pela bênção que significa todo este testemunho de fé, fidelidade e amor. A nossa herança luterana, recebida e vivenciada nas Comunidades, se recria a cada Projeto Missionário apoiado e a cada Comunidade fortalecida pela Missão. Desta forma, cumprimos a determinação de sermos uma Igreja sempre em Reforma. Neste ano, em especial temos mais um motivo para celebrar: a décima edição da Vai e Vem, uma oportunidade de pessoas e Comunidades expressarem a sua fé, a sua gratidão e o seu compromisso com a Missão, que é de Deus!”, destacou o Secretário de Missão, P. Dr. Pedro Puentes, ao apresentar a Campanha 2017 ao grupo de Pastores e Pastoras Sinodais.
O Secretário compartilhou que reconciliação e paz são condições para a preservação e a promoção da vida, por isso, neste décimo ano da Campanha, foram destacadas dez ações inspiradas nas obras de misericórdia (Mateus 25.31-46): alimentar, saciar, vestir, acolher, cuidar, visitar, consolar, transformar, conviver e celebrar.
Pelo que bate o seu coração?, perguntou o P. Pedro, desejando que, em 2017, cada pessoa e cada Comunidade olhe a própria caminhada e diga ‘O meu coração bate pela missão! É com orgulho que eu faço parte de uma história de fé, coragem, criatividade e comprometimento de muitos irmãos e muitas irmãs! Missão tem a ver comigo, com quem eu sou’.
“Pelos 500 anos da Reforma e pelo Ano 10 da Campanha Vai e Vem, é Tempo de agradecer e promover iniciativas em prol da Missão, sejam de reflexão, ações missionárias ou ofertas, pois o nosso coração bate pela missão!”, convidou o Secretário de Missão.
Projetos Missionários apoiados em âmbito nacional com recursos da Vai e Vem - 2017:
Araucária/PR - Sínodo Paranapanema
Nordeste MG e Sul BA - Sínodo Sudeste
Norte Fluminense - Sínodo Sudeste
Pastoral do Cuidado/RS - Sínodo Rio dos Sinos
Paz/RS - Sínodo Sul-Rio-Grandense
Ribeirão Preto/SP - Sínodo Sudeste
Rio Brilhante/MS - Sínodo Rio Paraná
Rurópolis/PA - Sínodo Mato Grosso
São João Batista/SC - Sínodo Vale do Itajaí
Sidrolândia/MS - Sínodo Rio Paraná
Sul do Pará/PA - Sínodo Mato Grosso
Vale lembrar que o lançamento da Campanha 2017 será em Pentecostes, 4 de junho, e o encerramento, no último domingo de setembro, dia 24.
Também foram assuntos apresentados pela Secretaria de Missão a prestação de contas da Campanha Vai e Vem 2016, bem como o Fórum de Missão, que será realizado de 1º a 4 de junho de 2017, na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, sob o tema Por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias.
Entre os principais assuntos apresentados na quarta-feira, também estiveram: Acompanhamento a estudantes de Teologia, Acompanhamento a Candidatos e Candidatas ao Ministério com Ordenação na IECLB e Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB, conduzidos, respectivamente, pela Secretária de Formação, Cat. Ma. Débora Conrad, pela Secretária da Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes, e pelo Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert.
Foram alguns dos itens do diálogo: formação teológica, bolsas e fundos, Manuais para o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM), gestão de finanças, desempenho no Ministério, vagas, Programa de Acompanhamento, reforma da Previdência, Estatuto do Ministério com Ordenação e avaliação da viabilidade da Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB, bem como do III Encontro Nacional de Ministras da IECLB.
Com cântico e oração, foram encerrados os trabalhos.
*No primeiro dia de Reunião, apenas entre a Presidência e Pastores e Pastoras Sinodais, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, conduziu a Oração da Manhã, explicou o funcionamento da agenda da semana e passou a palavra ao grupo de Sinodais para que falassem sobre os tópicos específicos de cada Sínodo, além de assuntos que gostariam de ver abordados durante o encontro.