A reunião iniciou na terça-feira, 15 de março, pela manhã e encerrou ao meio dia da sexta-feira, dia 18. Nos dois primeiros dias, terça e quarta-feira, a pauta foi marcada por assuntos discutidos entre presidência, pastores e pastoras sinodais e Secretária Geral. A meditação inicial conduzida pela pastora presidente, Pa. Silvia Beatrice Genz, teve como base o texto de Mateus 7.7-23. Ainda na mesma manhã o P. Dr. Paulo Butzke trouxe abordou o tema “Edificar Comunidade - reaprendendo com 1 Coríntios 3.1-17”. A partir da tarde vários assuntos entraram em pauta, tais como: 200 anos de presença Luterana, Tema do ano, relatórios de vários GTs (Grupos de Trabalho), reflexão sobre vocações, entre outros.
A logística para o próximo Concílio (19 a 23 de outubro) que será realizado no Sínodo da Amazônia, na cidade de Cacoal, foi pauta da conversa no final da tarde de quarta-feira.
A partir da quinta-feira pela manhã até o encerramento de sexta, pastores e pastoras sinodais permaneceram reunidos apenas com a presidência da Igreja para tratar diversos assuntos relacionados com os trabalhos nos sínodos, voltados para um olhar pastoral.
A reunião gerou expectativas e motivação para cumprir com as demandas geradas a partir dos sínodos e suas comunidades. Pastores e Pastoras sinodais retornam com tarefas especiais para motivar ministros, ministras e comunidades para um testemunho que deve despertas para uma Igreja mais atrativa, inclusiva e missionária.