IECLB nr. 197917/11
Porto Alegre, 17 de maio de 2011
Para
Ministros e Ministras
Ass.: Motivo de intercessão
Caros e caras colegas!
O Decênio para Superar a Violência: as Igrejas em busca de reconciliação e de paz 2001-2010, uma iniciativa do CMI - Conselho Mundial de Igrejas, será celebrado na CONVOCATÓRIA ECUMÊNICA INTERNACIONAL PELA PAZ, em Kingston, Jamaica, entre 17 e 25 deste mês de maio. A delegada da IECLB nesse evento será a Ms. Marie Ann Wangen Krahn.
Um dos momentos bem significativos dessa semana será o Domingo, dia 22 de maio de 2011, que dentro desse programa está intitulado Domingo Mundial pela Paz. Amplo leque de informações, recursos litúrgicos e detalhes dessa programação (em várias línguas) pode ser acessado por esta página eletrônica: http://www.superarlaviolencia.org/es/convocatoria/domingo-por-la-paz.html.
Destacamos algumas dessas informações:
- o Domingo, 22 de maio, é um acontecimento mundial. As Igrejas de todos os rincões do mundo estão convidadas a celebrar o dom da paz que Deus nos dá;
- o texto bíblico proposto para o Domingo é Efésios 2. 14-22, onde Cristo, ´que é nossa paz´, estabelece a paz entre nós e cria ´uma nova humanidade´;
- as Igrejas e as pessoas cristãs estão chamadas a serem construtoras da paz em suas comunidades e nas esferas mais amplas do governo, na atividade econômica e no meio ambiente. É um chamamento pela unidade, cruzando fronteiras, na busca da paz.
Lembremos que o tema dessa Convocatória é, em 2011, o Lema da IECLB: Glória a Deus e paz na terra.
Por tudo isso, quando e onde as comunidades – também as da IECLB – se reunirem nesse domingo – 22 de maio – para o culto, uma onda de louvor e de oração pela paz poderá rodear o mundo. Para tal, além de poderem recorrer a vários recursos litúrgicos disponíveis para essa celebração, as Igrejas estão convidadas a unirem-se na Oração pela paz.
Oração pela paz – Domingo, 22 de maio de 2011
Deus da paz e de novas possibilidades, nosso Criador, Redentor e Santificador: Em tua presença, te pedimos misericórdia, perdão e a oportunidade de um novo começo. Pedimos que nos ajudes a dar uma chance para a paz em nosso mundo. Queremos dar uma chance para a paz, embora tenhamos fracassado tantas vezes. Nós ajudamos a destruir muitas iniciativas de paz. Em vez de vencer o mal com o bem, nós não fizemos nada quando o bem foi derrotado. Perdão, Senhor.
Dona nobis pacem: Dá-nos paz, é a nossa oração.(*1)
Assim como queremos viver o teu perdão, queremos viver este momento em nome da paz. Renovamos neste momento a decisão de aceitar o chamado a sermos pacificadores e criadores de justiça. Damos graças pela Década Para Superar a Violência, pois ela nos conscientizou e nos fez desejar a paz. Apesar disso, sabemos que temos muito a fazer se quisermos realmente dar uma chance para a paz.
Dona nobis pacem: dá-nos paz, é a nossa oração.
Pelo poder do teu Espírito, que nossos corações e mentes sejam de paz; ajuda-nos a transformar nossas vidas em pontos de largada para a paz. “E que a hora seja agora”. Ajuda-nos a cooperar contigo, dando uma chance para a paz e criando um mundo em que a paz venha da profundeza do nosso ser. Dá-nos paz, Senhor, nós te pedimos. Dá-nos sabedoria e coragem para tomar iniciativa. Sabedoria para abraçar o que leva à paz e coragem para sermos fiéis e obedientes a ti.
Dona nobis pacem: dá-nos paz, é a nossa oração.
Deus da paz e de novas possibilidades, faze de nós instrumentos de tua paz na convocação Internacional Ecumênica para a Paz e em todos os lugares, para que façamos tua vontade e para que, fazendo tua vontade, demos uma chance para a paz. Em nome do Príncipe da Paz, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém. (Oração do Caribe)
(*1) Em lugar desta frase poderá ser cantado, por exemplo, o hino HPD 291 ou HPD 377, intercalando as três estrofes, ou mesmo outros refrãos conhecidos
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4.7).
Fraternalmente,
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
Para download da carta da Presidencia, clique aqui...
Para download do texto complementar para reflexão, clique aqui...