“O apóstolo Paulo perguntou: ‘Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue?’ (Rm 10.14). Para que a Palavra de Deus seja pregada e ensinada publicamente, a Igreja chama, prepara e envia pessoas para assumir esta tarefa. O chamado oficial da Igreja, com a bênção e o envio de pessoas para proclamar o Evangelho da salvação, é conhecido como Ordenação. Na IECLB, há Ordenação para quatro Ministérios: o Catequético, o Diaconal, o Missionário e o Pastoral. Neste culto, vamos celebrar a Ordenação aos Ministérios Diaconal, Missionário e Pastoral. Sejam bem-vindos! Sejam bem-vindas a este Culto de Ordenação”, exclamou o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, na abertura do Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico, celebrado na manhã do dia 24 de janeiro de 2016, na Comunidade Evangélica Matriz de Porto Alegre/RS.
Na ocasião, a Presidência da IECLB, formada também pela Pa. 1ª Vice-Presidente, Pa. Silvia Genz, e pelo Pastor 2º Vice-Presidente e Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, P. Inácio Lemke, ordenou, ao Ministério Catequético, Daniela Hack; ao Ministério Missionário, Míriam Schenkel Cóta; e, ao Ministério Pastoral, Benito Holz Konflanz, Bruno Kessler Gauthier, Denise Koch Genz, Diogo Rengel, Felipe Baumann Friske e Gustavo Griggio, tendo como Assistentes Cat. Laude Erandi Brandenburg, Miss. Lucia Helena Klug Roesel, Belmiro Bauer, P. Douglas Wehmuth, Pa. Alessandra Altrak, P. Dirceu Griggio, P. Décio Weber, Shirley Port Bauer e, convidado pela Presidência da Igreja, P. em. Arzemiro Hoffmann.
Também participaram do ato de Ordenação o Pastor Sinodal do Sínodo Centro-Campanha-Sul, P. Bruno Ari Bublitz, a Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer, o Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-grandense, P. Ricardo Cassen, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Me. Edson Edilio Streck, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná, P. Lauri Roberto Becker, a Secretária da Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes e o Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert.
A cada dia nasce de novo o sol, assim renasce a cada manhã, a misericórdia de Deus. Recebo hoje a dádiva da vida, novamente de tuas mãos, Senhor, e grato disponho-me a servir. /: vamos cantar! É bom viver e despertar pra conviver. Dar mais calor, fazer brilhar; o sol do amor no amanhecer. Nós somos o sal da terra. Nós somos fermento na massa. Nós somos a luz do mundo, refletindo o sol da graça. :/ Vamos cantar!, entoou o público reunido, formado, além das pessoas já citadas, por parte da equipe da Secretaria Geral (Secretária Geral - Diác. Ingrit Vogt e Secretário Adjunto para Missão e Diaconia - P. Altemir Labes), pela equipe da Presidência (Assessor Teológico - P. Dr. Romeu Martini e Assessora do Pastor Presidente - Cerise Pahl), Ministros e Ministras da IECLB, além de familiares e pessoas amigas dos Ordinandos e das Ordinandas e a Comunidade local.
Para que vivamos o sacerdócio geral de todas as pessoas crentes, a Igreja assume a responsabilidade de acolher pessoas vocacionadas por Deus, prepará-las e enviá-las ao povo de Deus para que ensinem e preguem o Evangelho. Com a Ordenação, a Igreja legitima o chamado para o ensino público do Evangelho, explicou o Pastor Presidente.
“Caros irmãos, caras irmãs! O Ministério da Palavra de Deus não nos pertence. Ele está acima de nós. É confiado por Deus à Igreja. Cabe à Igreja zelar pela pregação responsável da Palavra de Deus, convocando e enviando pessoas devidamente preparadas para este serviço. Vocês, portanto, por meio da Ordenação ao Ministério Eclesiástico, assumem, em nome da Igreja, pregar a Palavra de Deus e administrar os santos Sacramentos, fazendo com que o Evangelho alcance as pessoas lá onde estão, com suas tristezas e alegrias. Pela Ordenação, vocês são enviados e enviadas a pastorear o povo aflito e desorientado, dirigir orações e súplicas, ouvir a sua confissão e proclamar o perdão dos seus pecados, mantendo o sigilo do que lhes for confiado, visitar, aconselhar e consolar os irmãos e irmãs na fé”, falou a Pa. 1ª Vice-Presidente da IECLB.
“Sim. Que Deus me ajude com a sua graça!”, responderam os Ordinandos e as Ordinandas à pergunta feita pelo P. Nestor Friedrich: ‘Tendo ouvido a palavra de Deus, bem como as atribuições inerentes ao Ministério com Ordenação na IECLB, eu lhes pergunto: incumbido pela nossa Igreja, perante o Deus onisciente e a sua Comunidade aqui reunida, vocês assumem o Ministério com Ordenação e prometem exercê-lo com fidelidade, amor, oração, estudo e responsabilidade diante de Jesus Cristo, o Senhor? Estão prontos a pregar o Evangelho, visitar e aconselhar, admoestar e orientar, edificar Comunidade na fé, incentivar a prática do amor ao próximo, promover paz e reconciliação entre as pessoas? Vocês estão igualmente dispostos a viverem uma vida exemplar na sua casa, entre irmãos e irmãs e aos olhos do mundo?’.
Nós cremos, confessamos e ensinamos que o Evangelho de Jesus Cristo, contido nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, é o fundamento da Igreja una, santa, universal e apostólica e reconhecemos as Confissões dos Credos Ecumênicos e da Reforma Luterana como testemunho e exposição fiel da fé cristã. Em vista disto, perguntou o Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB aos Ordinandos e às Ordinandas: ‘vocês prometem exercer o Ministério com Ordenação de acordo com as Sagradas Escrituras e essas confissões, sabendo que têm de prestar contas ao Senhor?’ Então respondam: “Sim, com o auxílio de Deus”.
Com a resposta afirmativa do grupo, o Pastor Presidente pediu “O Deus de toda bondade, que vos vocacionou, também vos dê, por seu Espírito Santo, a graça de cumprirem esses votos, por Jesus Cristo, nosso Senhor”.
No momento da entrega das vestes litúrgicas ao grupo, o Pastor Presidente explicou para a Comunidade que o uso de vestes litúrgicas por parte de Ministros e Ministras nos cultos e ofícios identifica papéis, revela incumbência, compromisso e responsabilidade, caracteriza a IECLB e as Igrejas luteranas no mundo todo, faz parte da sua história. As vestes litúrgicas evidenciam o compromisso do Ministro e da Ministra de não falar e agir em qualidade particular, mas, sim, como uma pessoa oficialmente encarregada e responsabilizada pela Igreja.
O Assistente da Presidência, P. em. Arzemiro Hoffmann, ao entregar os materiais para Ordinandos e Ordinandas, destacou: “Vocês recebem o Livro de Culto da IECLB, a Bíblia na versão que contém os comentários de Martim Lutero, o ‘Proclamar Libertação nº40’ e cinco Manuais da nossa Igreja. Este conjunto revela unidade, base confessional consistente, compromisso da IECLB com vocês e de vocês para com a Igreja que lhes confia o Ministério com Ordenação. Juntos e juntas, nessa unidade é que Deus nos aguarda e acompanha na sua seara”.
O Secretário do Ministério com Ordenação leu o documento que atesta a Ordenação e, na sequência, o Pastor Presidente anunciou que Benito Holz Konflanz, Bruno Kessler Gauthier, Daniela Hack, Denise Koch Genz, Diogo Rengel, Felipe Baumann Friske, Gustavo Griggio e Míriam Schenkel Cóta foram ordenados Ministros, Ministras da Igreja, tendo autoridade para pregar publicamente a Palavra, administrar os Sacramentos e pastorear o povo de Deus, pedindo, como manifestação de a alegria e gratidão, uma salva de palmas!
Dá-nos esperança e paz, Dá-nos bênçãos, dá-nos fé. Dá-nos a luz de teu olhar, Dá-nos teu amor, foi o hino que encerrou o Culto de Ordenação conjunta, que teve a parte musical coordenada pelo Maestro Delmar Dickel
Um agradecimento especial foi feito à Paróquia Matriz, representada pelo Pastor local, P. Werner Kiefer, e pelo seu Presidente, Tiago Strassburguer, que acolheu a Ordenação conjunta ao Ministério Ordenado na IECLB - 2016.
Perfil dos Ordinandos e das Ordinandas
BENITO HOLZ KONFLANZ, filho de Worny Konflanz e Edi Holz Konflanz, natural de Camaquã/RS, casado com Laísa Laila Schulze Konflanz. Estudou na Faculdades EST (Escola Superior de Teologia). Cumpriu o PPHM na Paróquia de Campinas/SP, sob a mentoria do P. Marcos Jair Ebeling, e foi enviado para a Paróquia Evangélica Apóstolo Paulo de São Luiz Gonzaga/RS, onde atuará como Pastor.
BRUNO KESSLER GAUTHIER, filho de George Guilloux Gauthier e Márcia Abbott Kessler, natural de Porto Alegre/RS, casado com Lilian de Freitas Fernandes Gauthier. Estudou na Faculdades EST (Escola Superior de Teologia). Cumpriu o PPHM na Paróquia de Lajeado/RS, sob a mentoria do P. Eric Nelson, e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Noroeste do Paraná em Umuarama/PR, onde atuará como Pastor.
DANIELA HACK, filha de Renato Hack e Malgarete Hack, natural de Taquara/RS, casada com Walcrios Grings da Silva. Estudou na Faculdades EST (Escola Superior de Teologia). Cumpriu o PPHM na Paróquia de Gramado/RS, sob a mentoria do P. Décio Oscar Saft, e foi enviada para a Secretaria Geral da IECLB junto à Coordenação de Educação Cristã, onde atuará como Catequista.
DENISE KOCH GENZ, filha de Vilmar Koch e Hildegard Koch, natural de Entre-Ijuís/RS, casada com Irio Edemar Genz. Estudou na Faculdades EST (Escola Superior de Teologia). Cumpriu o PPHM na Paróquia Morro Redondo/RS, sob a mentoria da Pª. Alessandra Altrak, e foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Capanema, na cidade de Capanema/PR, onde atuará como Pastora.
DIOGO RENGEL, filho de Anilton Antonio Rengel e Maria do Carmo Rengel, natural de Ituporanga/SC, casado com Joana Grigull Rengel. Estudou na FLT (Faculdade Luterana de Teologia). Cumpriu o PPHM na Paróquia Balneário Camboriú/SC, sob a mentoria do P. Valdim Utech, e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Alta Floresta, na cidade de Alta Floresta/MT, onde atuará como Pastor.
FELIPE BAUMANN FRISKE, filho de Dacilo Friske e Mônica Baumann Friske, natural de Marechal Cândido Rondon/PR. Estudou na FLT (Faculdade Luterana de Teologia). Cumpriu o PPHM na Paróquia Vera Cruz/RS, sob a mentoria do P. Décio Weber, e foi enviado para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Guaraí, na cidade de Guaraí/TO, onde atuará como Pastor.
GUSTAVO GRIGGIO, filho de Dirceu Griggio e Renate Thermann Griggio, natural de Sinop/MT, casado com Luana Florencia de Souza Griggio. Estudou na FLT (Faculdade Luterana de Teologia). Cumpriu o PPHM na Paróquia Massaranduba/SC, sob a mentoria da Pª. Elke Doehl, e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Matupá - Projeto Sul do Pará-Cachoeira da Serra na cidade de Altamira/PA, onde atuará como Pastor.
MÍRIAM SCHENKEL CÓTA, filha de Udo Schenkel e Maria Luiza Schenkel, natural de Três Coroas/RS, casada com Douglas Rodrigo Cóta. Estudou na FATEV (Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba). Cumpriu o PPHM na Paróquia Martinho Lutero - com sede em Garuva/SC, sob a mentoria do P. Euclécio Schieck, e foi enviada para Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Boa Vista na cidade de boa Vista/RR, onde atuará como Missionária.
Nos meses de janeiro e fevereiro, dois cultos completam as Ordenações previstas para 2016*:
31 de janeiro de 2016, às 10 horas
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Esperança
Santa Maria de Jetibá/ES
André Luiz Belard
Bruna Schneider Belard
Lenira Kloss
Marcelo Luiz Hofstätter
Rafael Bull
Renato Francisco Pagung
21 de fevereiro de 2016, às 19h30
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Horizontina
Horizontina/RS
Anelise Knüppe
Camila Elisa Schütz
Maíze Katiane Dhein
*Todas estas Ordenações são ao Ministério Pastoral