Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Nota da Presidência da IECLB contra ganhos abusivos dos parlamentares

20/12/2006

 

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) teve como seu Lema para 2006, a palavra bíblica Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu (1 Pedro 4.10). Tal Lema tem por base o Evangelho de Jesus Cristo que pregou e viveu a liderança como serviço: quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva ... Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Marcos 10.43,45). O amor ao próximo, a solidariedade e a dimensão do serviço são valores fundamentais da ética cristã. Tanto na vida comunitária como na sociedade, a maior parcela de responsabilidade em zelar pelo cumprimento destes valores compete a quem ocupa posição de liderança. A mensagem de Natal, data para a qual nos preparamos nestes dias, precisamente nos recorda que Deus, por amor, vem ao nosso encontro para nos servir, em Jesus Cristo, e desta forma nos deixa o seu exemplo. Por meio desta mensagem somos convocados à reflexão, à revisão e à mudança de nossos valores e de nossas práticas sociais.

Motivada por essa palavra evangélica, a IECLB repudia a decisão das Mesas Diretoras da Câmara Federal e do Senado de promover um aumento salarial abusivo para deputados e senadores. Por conta da mesma, os salários seriam aumentados de R$ 12,8 mil para R$ 24,5 mil. Esse aumento representa um reajuste de 91%, índice muito superior à inflação do período em questão. Tal decisão é escandalosa e imoral, e escancara, mais uma vez, a desigualdade socioeconômica que existe em nosso país. Ao aprovar tal aumento em causa própria a classe política se distancia ainda mais da classe trabalhadora, ou seja a ampla maioria da população brasileira que recebe de um a cinco salários mínimos. Uma liminar concedida ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, tornou sem efeito essa decisão. A proposta agora deverá ser votada pelo plenário do Congresso.

Felizmente, expressiva parcela da sociedade brasileira tem manifestado, de diferentes formas, sua inconformidade e indignação com a proposta dos supersalários. O atual Congresso, que está encerrando seu mandato, teve sua credibilidade profundamente abalada por denúncias envolvendo um significativo número de parlamentares. Esta mais recente decisão de um abusivo aumento salarial desacredita ainda mais as lideranças políticas do nosso país e aprofunda suspeitas com relação à seriedade de sua atuação. Conclamamos, portanto, o Congresso a rejeitar a proposta das Mesas Diretoras, e aprovar um aumento salarial não superior à inflação do período. Cabe, ainda, à sociedade civil organizada o saudável exercício de vigilância democrática sobre os representantes eleitos, para que de fato exerçam a liderança como vocação de serviço, em prol de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Porto Alegre, 20 de dezembro de 2006

Pastor 1º Vice-Presidente Homero Severo Pinto
Presidente em exercício


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br