Jesus, nascido para o nosso bem, quer e irá nos acompanhar também ao longo desse novo AD – Ano do Senhor – de 2013. Nos meses de janeiro e fevereiro, muitas pessoas tiram férias, viajam, visitam familiares e descansam. Nos aeroportos, conhecemos a cena: ao desembarcar, buscamos a nossa bagagem na esteira. Ao contrário do embarque, em que as pessoas seguem as orientações da companhia aérea, todos querem, diante da esteira das malas, ser o primeiro a retirar a sua bagagem.
De modo semelhante, um novo ano é também uma nova oportunidade, em especial em mais um novo ano da Igreja. Os Teólogos conhecem a palavra kairós e, às vezes, a usam. Nem todos a compreendem. O termo kairós, usado pelos Filósofos da Grécia antiga, retrata o exato momento, uma oportunidade que não posso deixar passar, a qual pode mudar substancialmente a minha vida. É o correspondente para cronos – o tempo que pode ser medido e que em tempo equivalente passa, corre, escorre. Conhecemos a expressão ‘é agora ou nunca!’, usado no campo das relações sentimentais, profissionais e, por que não admitir, também no campo eclesial! Cabe um alerta: uma oportunidade não pode extrapolar as medidas da nossa alma. Sobrecarregada, ela enfraquece, adoece e, se um membro sofre, o corpo todo sofre junto!
Um novo ano é um kairós para nós como Igreja e como sociedade: ultrapassa aqueles tão conhecidos desejos e promessas tipicamente humanas proferidas em Silvestre e no primeiro dia do ano, as chamadas ‘boas intenções’ para o tempo que se inicia. Como viverei os dias desse novo ano em comunidade?
Com preparação e planejamento – e com treinamento! A nossa fé precisa ser treinada – na família e na comunidade – para perceber e avaliar as oportunidades, conviver com os desafios e fazer frente às perguntas que os próximos meses e dias desse ano nos colocarão. Eis a razão de ser do programa de Educação Cristã Contínua da IECLB, que cada vez mais ganha o chão das nossas comunidades.
A partir da criança nascida em Belém, o kairós desse novo ano não é, de antemão, uma solução. Raramente o é! Antes, é um convite para Ser, Participar, Testemunhar: viver comunidade!
P. CARLOS MÖLLER
Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB