Mensagem de Páscoa da Presidência
12 de abril de 2009
Páscoa.
“Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou.”
Cristo vive! Aleluia!
Manhã de domingo, bem cedinho. Tudo calmo e escuro. Ainda não havia amanhecido. Várias mulheres, entre elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, foram ao túmulo. Foram lá perfumar o corpo de Jesus. Mas viram que a pedra tinha sido removida.
Quando entraram, perceberam que o corpo de Jesus não estava lá.
O que teria acontecido? Para onde teriam levado Jesus? Quem o teria feito?
As palavras dos anjos, QUE ENCONTRAMOS NO EVANGELHO DE Lucas, capítulo 24, versículos 5 e 6, foram surpreendentes e confortadoras:
“Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou.”
Não se contendo de tanta surpresa e de tanta felicidade, as mulheres foram depressa contar a boa notícia aos discípulos. Mas estes tiveram muita dificuldade em acreditar em suas palavras.
As mulheres se tornaram as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus Cristo. Isso não é pouca coisa, quando pensamos o quanto sua liderança era colocada em segundo plano então, e ainda o é hoje.
Jesus não estava lá. Havia ressuscitado.
Como foi difícil aceitar isso, ainda que tenha sido uma boa nova!
Não é para menos. Ressurreição é algo complicado, difícil de admitir. Pertence ao mundo da fé. Cremos que também nós seremos ressuscitados, no devido tempo, no tempo de Deus, no reino de Deus.
Mas Páscoa não é algo distante, ressurreição não apenas realidade do passado e do futuro. O fato é que já hoje podemos experimentar um pedacinho de ressurreição. Existem verdadeiros sinais de ressurreição que acontecem no dia-a-dia de nossas vidas.
Cada vez que sorrimos para alguém, estamos ressuscitando naquela pessoa um pedacinho de sua auto-estima e em nós um pedacinho de nossa capacidade de amar.
Cada vez que estendemos a mão para ajudar alguém, estamos ressuscitando naquela pessoa um pedacinho de sua dignidade e em nós a nossa generosidade.
Cada vez que visitamos alguém doente estamos ressuscitando naquela pessoa um pedacinho de sua saúde e em nós a nossa solidariedade.
Cada vez que nosso testemunho servir para que outras pessoas cheguem à fé ou tenham fortalecida a sua fé, nova vida estará acontecendo, ressurreição e Páscoa serão já realidade.
Cristo vive! Aleluia!
Que esta Páscoa desperte em nós a alegria da ressurreição e nos transforme em portadores desta excelente notícia, tanto em palavras quanto em ações.
Feliz Páscoa!
Cristo Vive! Aleluia!
Walter Altmann
Pastor Presidente da IECLB