Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Mensagem da Presidência - Pentecostes 2007

24/07/2007

 

Pentecostes é a festa do Espírito Santo, é o nascedouro da Igreja, é a alegria na missão de Deus. No domingo de Pentecostes as ofertas recolhidas nas comunidades da IECLB em todo o país destinam-se aos projetos de missão, país afora. Comunidades pequenas recebem apoio solidário. Comunidades novas são fortalecidas. A Igreja toda adquire vigor.
Mas o mais importante desse dia é sua mensagem. O que aconteceu naquele dia de Pentecostes foi algo maravilhoso: todas as pessoas, vindas dos mais diferentes povos, ouviram o evangelho em sua própria língua. O maior de todos os milagres consiste sempre em podermos ouvir e receber em nosso coração o evangelho, a boa nova.

O profeta proclamou:

Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito,diz o Senhor dos Exércitos. (Zacarias 4.6b)

Qual foi a boa nova que aquelas pessoas ouviram no Dia de Pentecostes? Ora, a mesma que também nós podemos ouvir hoje.

Em primeiro lugar, a boa nova de que podemos crer em Jesus Cristo, que nele nossa vida tem sentido, que nele estamos sempre amparados. Ou seja: o Espírito Santo sempre leva as pessoas a Cristo, a Cristo crucificado pela humanidade. O Espírito Santo recorda suas palavras, relembra seus feitos, esclarece sua obra salvadora. Em uma palavra: o Espírito Santo leva à fé em Cristo.

Não por força nem por poder, mas pelo Espírito de Deus.”

Em segundo lugar, o Espírito Santo, por mais maravilhosa que seja sua ação, trilha um caminho alternativo ao que em geral se entende por poder. Transmite uma palavra de salvação, mas na forma de uma promessa muito simples: Deus, por seu Espírito, está entre vocês, é ele quem conduz a história. Vocês podem confiar nele. Naturalmente, não por força nem por poder, mas pelo seu Espírito. É mensagem de consolo, de ânimo, de esperança, de perseverança na fé.

E nós? Nós podemos testemunhar, alegres, confiantes. Nossa dignidade é a de sermos testemunhas. Assim, as pessoas que crêem em Cristo também adquirem “poder”, o simples poder de testemunhar, mesmo em meio a dificuldades, tribulações ou, até, perseguições. Jamais será poder para se auto-exaltar ou impor a fé pela força. Será sempre testemunho, sempre convite à fé.

“Não por força nem por poder, mas pelo Espírito de Deus.”

Em terceiro lugar, recordemos os dons do Espírito. Quais seriam os maiores deles? Outra vez o evangelho não deixa dúvidas. O dom fundante é um: a própria fé. Lutero no terceiro artigo do Credo, no Catecismo Menor, esclareceu: “Não por minha própria razão ou força, mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho...” O apóstolo Paulo trata dos dons em 1 Cor 12 e 13. O maior de todos os dons, segundo Paulo, é o amor. É o dom do ponto de chegada. A fé é o ponto de partida, fundamental; o amor é o alvo, o ponto de chegada. Esses dons são essenciais, não devem nem podem jamais faltar. Todos os demais dons se encontram entre esses dois dons: provêem da fé e levam ao amor. Se assim não for, não serão dons do Espírito Santo. Se forem do Espírito Santo estarão fundamentados na fé e levarão ao amor.

Por isso nos regozijamos com o Espírito de Deus, na festa de Pentecostes. “Não por força nem por poder, mas pelo Espírito de Deus.” Amém.

Walter Altmann
Pastor Presidente


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br