Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil! Irmãos e irmãs em Cristo!
Deus se comunica com a humanidade. Deus se comunica com a gente! Ele se aproxima das suas criaturas, solidariza-se de uma forma singular onde há fragilidade e precariedade. Essa comunicação e essa presença de Deus são lembradas todos os anos por ocasião do Natal, conforme escreveu o evangelista João, no capítulo 1, versículo 14: A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade.
Em 2015, o Tema da IECLB nos deu a oportunidade para compreender melhor como Deus se comunica com a sua gente. Refiro-me à pergunta de Jesus aos discípulos no caminho de Emaús: Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? Vimos o quanto essa forma de aproximação e interação entre pessoas pode tornar-se comunicação que alcança o coração da gente. É comunicação que toca o âmago das nossas dores, dos nossos medos, das nossas alegrias e das nossas esperanças.
Deus arma a sua tenda entre nós na pessoa de Jesus. Sim, em Jesus menino, Deus vem morar entre nós. No menino nascido em Belém, Deus lança luz nas trevas do medo e da insegurança. Com a sua encarnação, Deus se faz companhia fiel. Ele acompanha as pessoas nos caminhos da existência.
Em 2016, o Tema da IECLB reafirmará e convidará: Pela graça de Deus, livres para cuidar. O Tema de 2016 reafirmará a ação diária de Deus em nosso favor, por sua graça! O Tema nos convida para, com base nos critérios da ética, cuidar da gente e do mundo que Deus ama: Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14a), diz o Lema do Ano.
Natal é a Boa Notícia da presença de Deus entre nós! Deus entra em nossa realidade e interage com homens, mulheres, jovens, crianças, com toda a sua Criação. A compaixão de Deus promove esperança, abre espaço para novas relações humanas. A sua presença gera inconformidade com o mal em todas as suas formas de manifestação: seja com o desastre ambiental ocorrido em Mariana, seja com os desmandos políticos que, hoje, no Brasil, nos envergonham e sacrificam o povo.
Natal lembra e confirma o abraço de Deus nas diferentes situações e condições de vida de cada pessoa. Natal é luz em meio às trevas. Natal permite vislumbrar novos horizontes! Natal aponta para o amor e a misericórdia de Deus para conosco. Natal é Deus-Emanuel, Deus conosco!
Neste Natal, desejo que em sua vida pessoal, em sua família, em sua comunidade, entre a gente, entre povos e nações, o gesto amoroso do Deus revelado no menino nascido na manjedoura de Belém seja acolhido e celebrado de forma renovada!
Natal: de novo! É renovo! É esperança, pois é Deus-conosco! Feliz Natal!
São os votos da Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil