Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Mensagem da Presidência da IECLB - Novembro 2023

21/11/2023


Porto Alegre, 21 de novembro de 2023

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Novembro – 2023

 

Sozinho ele estende os céus e anda sobre as costas do mar.
Ele fez a Ursa Maior, o Órion, o Sete-estrelo e as constelações do Sul.

Jó 9.8-9

 

Estimada IECLB,

Estamos nos aproximando do final do ano eclesiástico. O lema bíblico deste mês provém do livro de Jó, no Antigo Testamento. Jó é um importante personagem da Bíblia. Ele passou por grandes perdas e sofrimentos, que colocaram à prova a sua fé. Neste contexto de provação e dor, ele se questiona sobre a presença e a ação de Deus em sua vida e, mesmo na sua angústia, jamais deixou de confiar em Deus, seu redentor. Apesar de suas muitas perguntas, Jó reconhece e dá testemunho do poder de Deus que criou os céus, a terra, o mar e tudo que existe. Toda a criação está sob a autoridade e o domínio providencial de Deus. A fé e a confiança de Jó inspiram e desafiam também a nós, nos dias de hoje.

Sim, em nosso contexto de vida também acompanhamos inúmeras situações de perdas e sofrimentos, de pessoas, famílias e comunidades. De igual forma, acompanhamos o sofrimento de toda a criação que geme e suporta angústias de forma crescente (Romanos 8.22). Os efeitos das mudanças climáticas são notáveis e atingem toda a vida criada, também em nosso país. Assim, à semelhança da mensagem no mês anterior, lembramos novamente em nossa intercessão as pessoas, famílias e comunidades que sofrem em consequência da contínua seca no Norte, e dos repetidos ciclones, vendavais e enchentes no Sul.

A criação de Deus é boa e oferece o suficiente para que os diferentes povos que convivem em nosso mundo habitado possam coexistir de forma justa e pacífica. Contudo, infelizmente, não é este o cenário que vemos. Como entender o sofrimento que países impõem sobre outros países, e que seres humanos impõem sobre outros seres humanos?

À luz do Evangelho de Jesus Cristo, rechaçamos a violência e o terrorismo praticados por pessoas, grupos ou países. É com coração pesaroso e grande preocupação que acompanhamos as notícias acerca do atual cenário de guerra e violência na Palestina e em Israel, com violações de direitos humanos. Assassinatos e sequestros de pessoas civis, seguidos de bombardeios em hospitais e locais civis, causando morte de crianças, mulheres e pessoas inocentes não são aceitáveis sob qualquer ponto de vista. Assim, nos somamos às vozes que intercedem por um cessar-fogo imediato, e que as pessoas que praticaram crimes sejam levadas à justiça.

Jesus Cristo nos deseja a paz e nós clamamos por esta paz entre todos os povos, em especial na Terra Santa. Intercedemos para que o amor vença a intolerância e o ódio! Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mateus 5.9).


Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente
 


Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 71756

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br