Quando atuava como Pastor em Paróquia, certa vez recebi uma mensagem que me tocou profundamente e me fez refletir acerca de como agimos diante dos desafios que a vida nos coloca. Gostei do texto, adaptei e penso que pode nos inspirar em nossas ações, também para a Campanha Vai e Vem.
A mensagem dizia o seguinte: Eu posso fazer mais que isso!
Uma mãe de 26 anos parou ao lado do leito do seu filho, que estava muito doente. Embora o coração dela estivesse pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação.
Como qualquer outra mãe, ela gostaria que o filho realizasse os seus sonhos. Agora, isso não mais parecia possível por causa da doença, mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho do seu filho se transformasse em realidade.
Ela tomou a mão do seu filho e perguntou, Pedro, você alguma vez já pensou no que gostaria de ser quando crescer? Você já sonhou o que gostaria de fazer com a sua vida?.
Mamãe, eu sempre quis ser um Bombeiro, disse Pedro.
A mãe sorriu e disse Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade.
Naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local, onde se encontrou com um Bombeiro de enorme coração, chamado João. Ela explicou a situação e perguntou se seria possível dar ao seu filho de 6 anos uma volta no carro dos Bombeiros em torno do quarteirão.
O Bombeiro disse Nós podemos fazer mais que isso! Se você estiver com o seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um Bombeiro honorário por todo o dia. Ele poderá conhecer o quartel e sair para atender as chamadas de incêndio! Também conseguiremos um uniforme verdadeiro com o emblema do nosso batalhão.
Três dias depois, o Bombeiro pegou o pequeno Pedro, vestiu-o em seu uniforme de Bombeiro e o levou ao quartel central. Ocorreram três chamados na cidade naquele dia e Pedro acompanhou todos.
Tendo o seu sonho realizado, todo o amor e a atenção que foram dispensados tocaram Pedro tão profundamente que ele viveu mais do que os Médicos haviam previsto.
Uma noite, as funções vitais de Pedro começaram a cair. A Enfermeira-chefe chamou ao hospital toda a família e também ligou para o chefe dos Bombeiros, perguntando se seria possível enviar algum Bombeiro para o hospital para ficar com Pedro.
O chefe dos Bombeiros respondeu “Nós podemos fazer mais que isso! Estaremos aí em cinco minutos. Quando você ouvir as sirenes e vir as luzes dos nossos carros, avise que não se trata de um incêndio. É apenas o Corpo de Bombeiros vindo visitar um dos seus mais distintos integrantes”.
Cinco minutos depois, a equipe chegou ao hospital, estendeu a escada até o andar onde estava Pedro e 16 Bombeiros subiram até o quarto do menino. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram e falaram o quanto o amavam. Pedro olhou para o chefe e perguntou Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?. Pedro, você é um dos melhores, disse o chefe. Com estas palavras, Pedro sorriu e fechou os olhos.
Eu posso fazer mais do que isto!
São atitudes assim que fazem a diferença. Eu pude experimentar isto na Comunidade onde atuava como Pastor e, a partir da função na qual estou hoje, pastor Presidente, posso perceber o quanto a sua participação tem animado, encorajado e fortalecido irmãos e irmãs neste nosso imenso País, nos nossos projetos missionários.
Este é o convite, o compromisso que quero deixar para vocês, Pastores, Pastoras, Missionários, Missionárias, Catequistas, Diáconos, Diáconas, lideranças de Comunidades e Paróquias, grupos de trabalho, enfim, a todos e todas: Vamos fazer mais!
Que, em esperança e alegria, possamos cuidar bem dos nossos projetos e ampliar ainda mais o trabalho da IECLB.
Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB