Constituídos em meados de 2003 os Grupos Assessores da Presidência reuniram-se mais uma vez em São Leopoldo, RS, para discutir e propor ações sobre temas cruciais para a caminhada da igreja: Teologia e Confessionalidade, Missão, Ecumenismo, Gênero, Etnia e Responsabilidade Pública. O encontro foi desenvolvido na Casa Matriz de Diaconisas, de 2 a 4 de maio, contando com a participação da Presidência.
para Marcos Butzke, que integra o Grupo de Teologia e Confessionalidade o encontro é muito importante, pois cria oportunidades de trocar idéias e oferece uma visão global de nossa igreja. O grupo integrado por Marcos ocupou-se com um documento sobre bioética e também um sobre batismo condicional, materiais que ainda devem passar por alguns ajustes antes da divulgação.
Para Airton Palm, que dá a sua contribuição para o tema da Missão, “o grupo foi longe e a expectativa é de que o trabalho desenvolvido contribua, cada vez mais para termos uma igreja brasileira”. Ele também destacou a importância dos grupos assessores, que acessam a agenda da igreja, propondo pautas de trabalho. O Grupo Assessor de Missão fez uma proposta de formatação para o Fórum Nacional de Missão, previsto para o mês de julho; e ainda propostas de formulação para o Tema do Ano 2007, que abordará a missão, desenvolvendo os conceitos que devem ser trabalhados.
No Grupo Assessor de Etnia, também grandes avanços, com a inclusão da questão indígena no Seminário Portas Abertas, que será realizado em novembro, e que tradicionalmente discute a questão da negritude. Na idéia de somar forças, serão utilizados materiais já existentes, desenvolvidos pelo grupo Identidade da EST, ofertando assim importantes subsídios para a reflexão da questão étnica.
Já o Grupo de Responsabilidade Pública apresentou uma proposta de Carta, dirigida às comunidades, falando sobre as Eleições. Também a declaração sobre Doação de Órgãos, iniciada no ano passado, está em fase final de elaboração e deverá ser divulgada em breve.
Outro tema que deve ser motivo de declaração de nossa Igreja é o Aborto, discutido pelo Grupo de Gênero,que também destacou a importância e riqueza da abordagem da temática da sexualidade em duas experiências distintas: no Seminário de Bossey, através de trabalho do Conselho Mundial de Igrejas e no evento desenvolvido em conjunto pela Rede Sinodal de Educação, IECLB e o próprio Grupo Assessor de Gênero, que teve como objetivo do dialogar sobre sexualidade, no contexto escolar, orientados por diferentes perspectivas: espiritual, biológica, social, psicológica a partir das reflexões que o assunto provoca no dia-a-dia.
O Grupo Assessor de Ecumenismo lembrou da Semana de Oração pela Unidade Cristã, que deve ser motivo de intercessão comum em nossas comunidades no final deste mês e apresentou a proposta de uma série de materiais que devem ser elaborados, resgatando a caminhada nesta área.
“Ser grande, significa servir” – destacou o Assessor Teológico a Presidência, Carlos Gilberto Bock, agradecendo aos integrantes dos grupos assessores, que tão importantes contribuições têm dado ao longo da caminhada de nossa igreja.